22 de março de 2011

Meia Maratona de Floripa 2011

     
Como havia comentado, passei muito perto de não disputar a prova, ""recuperei"" e com o clima de prova e aquele asfalto retinho sem subidas e ao nível do mar, não tinha como não participar. 
     
     Estava receoso de não conseguir terminá-la, mas como coloquei os tênis e larguei (sem aquecer p não gastar energia) então era me esforçar para concluí-la e se bem, melhor ainda.

18 de março de 2011

A saúde e a corrida, um contratempo à véspera de uma meia-maratona !

     Olá, neste domingo tenho marcado uma meia-maratona, a de Floripa, mas nesta 3a p 4a, uma febre me pegou e até meu estômago rejeitou a alimentação, p complicar hj na 6a ainda estou com tosse e gripe...

Sejam bem-vindos Cibele câmara, Thiago Melo e Joka.

     Temos objetivos maiores em algumas provas e essa seria minha 2a meia,  acho que faria algo em torno de 1h36-37, na primeira fiz 1h42. 
     Se a prova fosse hj não a faria, mas quem sabe até domingo estarei bem melhor.  (  alguém sabe um santo para os atletas !!! )
     Mas se não estiver bem, abandoná-la-ei sem nenhum problema ( a vida é assim, nem sempre dá tudo certo) e farei a prova de 10km moderadamente.
     De qualquer forma a viagem será muito boa !    Torçam para mim e para Marilson ( meia de NY) tbm !!! Valeu, boas corridas.
     (só para esclarecer a febre ficou fraca já na 4a e o estômago está devorando tudo novamente, he he he)

9 de março de 2011

Treinando forte, novo recorde no tiro de 1 km

          Hoje, com a ajuda de minha companheira de corrida, bati meu recorde no tiro de 1 km, fazendo-o em 3:20, gostei bastante por não ser o percurso em pista,  se fosse acho que daria para tirar mais uns 6 segundos.
          Sejam bem-vindos Angelo Moraes, Alessandro e Bele Borges.   
          A foto é do lago do Parque das Nações Indígenas, onde treino.
         Para tentar passar mais emoção aos leitores, escreverei o que ocorre durante o "longo tempo" de um tiro de 1 km. Para quem me conhece sabe que guardo bem os números,  e se for na conta corrente melhor ainda.  he he he ( pena q não sobra).

1 de março de 2011

Método POSE para melhorar sua técnica de corrida.

artigo publicado no blog da revista veja http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/, autor Prof. Renato Dutra.

          O método POSE existe desde 1977. Na antiga União Soviética o doutor Nicholas S. Romanov aplicava-o para aprimorar a técnica de seus atletas e levá-los ao ápice da performance. O método baseia-se em uma análise das posições do corpo ao longo do movimento. Romanov alega que, ao utilizar esta técnica, o corredor consegue reduzir o impacto em até 50%, além de melhorar sua performance. Durante muito tempo, desde que começou a ser aplicado, o POSE foi submetido a pesquisadores, que nunca chegaram a uma unanimidade sobre seus resultados efetivos.  Sugiro que o leitor visite o site Pose Tech. Além de toda a teoria e explicação sobre o método, o site mostra diversos vídeos interessantes.
Será que este método funciona?
           Confesso que fiquei encantado quando conheci o POSE. Há diversas publicações que citam direta e indiretamente esse método como uma das melhores opções para treinos de corrida. Principalmente, pela redução de impacto, objetivo perseguido por todos os praticantes do esporte. Mas é necessário cautela ANTES de adotá-lo como uma referência. Em primeiro lugar, temos que responder à pergunta:
É possível alterar como corremos?
        De acordo com os especialistas no assunto, ainda não sabemos. Muitos questionam o método POSE dizendo que as alterações pró-corrida ocorrem em nível microscópico, alterando apenas a capacidade de músculos e tendões armazenarem e utilizarem energia de forma mais eficiente. Como:
- correr em locais acidentados (subidas e descidas)
- 1 treino semanal intervalado
- 1 ou duas sessões de treino com sprints máximos e saltos
Em outras palavras, ainda não há um jeito certo de correr, mas há como tornar-se um corredor mais eficiente.

           A melhora da capacidade cardiorespiratória, isoladamente, não leva atletas de endurance a bater seus recordes pessoais. Corredores bem treinados só se tornam mais rápidos quando submetidos a treinos mais intensos, sessões em aclives e declives e exercícios de saltos e sprints em velocidade máxima. Sessões longas e em baixa intensidade ainda são necessárias, mas é preicso incluir outras práticas se o objetivo é obter algum recorde pessoal.
Confira este estudo clássico, realizado com atletas bem treinados de endurance:
           Nessa pesquisa, 22 corredores foram divididos em dois sub grupos: o Experimental (E), com doze atletas, e o Controle (C), com dez. No grupo E, os pesquisadores substituíram do volume do treinamento tradicional por exercícios de saltos, musculação e sprints. O grupo C, por sua vez, manteve a rotina inalterada. Em apenas 9 semanas, E foi capaz de baixar o tempo nos 5km, enquanto C se tornou mais lento, como demonstra o gráfico.
Em resumo, para continuar evoluindo o corredor precisa refinar os treinos.

         Então, você primeiramente precisa saber se quer melhorar tempo, se sim o sacrifício será grande ( tiros, treinos rápidos e poucos longões), mas garanto que a recompensa será maior !! (e se n, siga sempre na corrida p manter a saúde)  como já decidi estou no sacrifício.   Colaborou com a postagem Sacadura.