29 de setembro de 2011

Volta das Nações já está entre as maiores corridas de rua do País !!! ???

"Com número recorde de 15 mil participantes, a Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações 2011, que será realizada pelo Sesi em parceria com a TV Morena no próximo dia 9 de outubro em Campo Grande, já está entre as maiores corridas de rua do País. Pela quantidade de inscritos a competição já pode ser comparada com outras grandes corridas de rua promovidas no Brasil, como a Volta Internacional da Pampulha, Meia-Maratona de São Paulo e Corrida de Reis de Cuiabá.

Além disso, ainda em termos de inscritos, a Volta das Nações fica atrás somente de outras grandes competições, como a Maratona de São Paulo (21 mil participantes) e Meia-Maratona do Rio (19 mil participantes). “Esses números demonstram a consolidação da competição como o maior evento de atletismo de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do Brasil, fortalecendo a imagem da competição junto à população campo-grandense”, disse José Antônio Belloc, gerente da área de lazer do Sesi de Campo Grande." fonte: site oficial do vento

              Como atleta deste Estado belo, mas quente para o atletismo !!! venho dizer "MENOS JOSÉ !!!"
              Querer comparar um evento com 1120 atletas na meia maratona com evento que contam com mais de 10 mil atletas, é querer demais. Certamente é um dos eventos de caminhada maiores do Brasil, mas dizer que isso é atletismo ???
              Tenho sim indignação com organizadores despraparados ou pelo menos inconsequentes com o calor que os meio-maratonistas encararão !!!
             Se querem crescer mesmo como meia maratona e não ficar em apenas 1000 atletas e 10000 caminhantes, façam algo voltado para isso, como uma largada as 6:30 ou 7horas.
            Nessa data tem eventos pelo Brasil e meio-maratonista que se dedica anos treinando ( e se puder viajar) certamente não escolherá essa prova !!!
             A grandiosidade do evento é inegável e ótima para divulgar o MS, mas para quem corre "para tempo" sabe que correr 21km com 30 graus nas costas não tem graça nenhuma !!!
            Essa prova tem percurso para ser desejada por todo corredor, pois ela desafia o preparo físico !!! assim como outras provas ótimas como a meia de Foz de Iguaçu. As duas têm percursos lindos e de muita dificuldade, contudo a paranaense ocorre geralmente com temperatura abaixo de 20º
            Sei que esse blog é pequeno e certamente de pouca repercussão, mas os organizadores antes de querer se empolgar com números de 15mil atletas, em que na verdade, 10000 caminhantes estarão em sua maioria apenas lá para tentar ganhar um carro zero no sorteio !!! (na contra isso) mas daí dizer que são 10000 atletas !!! deveriam procurar sobre como fazer uma boa meia-maratona e sobre o sonho de obtenção de tempos nas provas. Talvez uma leitura rápida sobre a Iguana Sports ou mesmo a meia de julho do Rio, ou a Golden Four da Asics, seria um bom começo.
             Em contrapartida, será a maior corrida de 10km no nosso Estado, com 4000 inscritos (parabéns), para essa uma largada as 8h é aceitável !!!


Nossa equipe segue treinando !!!
no final de semana 17.9 e 18.9 e 25.9 obtivemos bons tempos
- André 1h36min33 na meia maratona
- Sacadura 44:16 nos 10km
- Edenil 47min nos 10km (falta confirmar sua adesão ao time)
- Ivana 27:10 nos 5km
- Rodrigo 44:12 (em minha defesa, eu não estava 100%, correndo com dores no tendão do tornozelo esquerdo, e como uma desculpa me conforta !!! he he he)

A todos ótimos treinos e boa prova, para o ano que vem, sem mudanças de horário, farei outra prova !!!

23 de setembro de 2011

50 km semanais, a meta !!!

Olá galera, vendo meus treinos e lendo um bom tanto sobre volume e intensidade de treino, percebo que treino muito forte a cada sessão, ficando exausto por um bom tempo. Treino três vezes por semana (corrida) sendo um volume de 32km mais ou menos.

Somando com a idea de formar grupo de corrida, vejo que correrei menos que a turma, assim mudarei meus treinos de três sessões para quatro semanais.

Fazendo 10km na terça (5km leve e 5km mais forte); quinta uns 8km com sessões de tiros e trotes; no sábado mais 10km leve e no domingo um longão de 18km. Não será fácil, mas pegarei mais leve na intensidade dos treinos para atingir os 50km.

Diminuindo um pouco a intensidade e aumentando o volume, acho que ao longo prazo será bom p mim. O que acham? qtos km vcs treinam? Amanhã farei postagem da corrida noturna do shopping campo grande.

15 de setembro de 2011

"RIO MARATONA" A PROVA COM REQUISITO DE TEMPO PARA AMADORES RÁPIDOS

        Olá galera, sou da turma que não gosta muito da yescom, mas venho para aplaudi-la por essa prova , "Maratona Rio"  onde o atleta para correr a maratona deverá comprovar bons tempos como requisito de aceitação (1h45min na meia e sub 4h na maratona).  Eu não conheço outra prova assim, e sou totalmente a favor de alguns eventos terem requisitos, pois fará que, quem desejar,  o atleta se esforce e treine com garra para possuir tempo na prova para ter o direito de participar. E que atleta não falará com orgulho que pode participar da maratona pois já correu no tempo de qualificação. Os tempos exigidos para ingresso na elite não deve ser atingido nem por 0,5% dos atletas, mas esses índices são alcançados por uns 30% dos corredores e certamente será objetivo de mais uma boa parte para conseguir chegar no tempo exigido.  Tomara que outras provas tenham isso, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Paraná ...
      Assim como ocorre na Maratona de Boston, sonho de todo maratonista amador rápido !!! onde a coisa já é mais estabelecida e possui índices por faixa etária, tornando o feito (ser corredor rápido) mais justo ainda.
       Ainda estou longe de uma maratona, mas confesso que com essas regras já me interessei em treinar para as próximas edições !!!
       Enquanto isso, fico imaginando uma prova de 10km com índice de 45 min ou uma meia com índice de 1h40.
       Que essa boa sacada da Yescom seja recepcionada pelas outras organizadoras !!!
       Vejam parte da regra dessa competição que ocorrerá no dia 2 de outubro de 2011 no Rio de Janeiro:
"Categoria Atletas Ranqueados Geral Masculino e Feminino 
a. Faz parte desta CATEGORIA somente o ATLETA que possui um currículo de tempos mínimos válidos em uma Maratona Oficial, abaixo de 4h:00 ou para uma Meia Maratona Oficial, com tempo abaixo de 1H:45, dentro dos 4 (quatro) últimos anos (2008, 2009, 2010 ou 2011)."
       E aí, quem interessou em treinar para ganhar sua suada vaga para uma maratona assim ???  

11 de setembro de 2011

Corrida Samu 11.9 , 5.7km - e nosso treino de ritmo de 10km

    Olá galera, essa prova teve as inscrições limitadas a 800 corredores, nossa equipe perdeu a inscrição.

Créditos: http://www.sportseventos.com.br/

    Aproveitamos para treinar 10km num ritmo bom. Eu, Sacadura e André.
    7h, estávamos no parque das nações indígenas. A galera já está escondendo o jogo, todos disseram que iriam pegar leve. Largamos, com 1km passamos em 4:28, bem abaixo do planejado, km3 14:30, lá pelo km 4, o Sacadura brincou ameaçando puxar mais, o André já saiu na cola, eu, cansado, apenas

7 de setembro de 2011

O primeiro longão de 18km da equipe


        Combinamos um longão para esse domingo que passou 4.9, eu, Sacadura e André. No horário combinado estávamos no yotedi, 6:30, entreguei a eles a camiseta que defenderão daqui para frente, isso se uma equipe maior não ofertar e eles pularem fora. kkk
        O Sacadura, como sempre, puxou o ritmo logo de início, disse que faríamos a 4:50 o ritmo.
        Saímos forte, lá pelos três km, eu já cansado, comecei a dizer para reduzir, esses dois estão treinando forte demais para meu ritmo, estávamos abaixo de 4:50, Sacadura só dizendo, " Vamos, o ritmo cairá depois" bora !!!  eu e o André não tínhamos escolha, ainda mais que o Sacadura já havia comprado água num ponto no caminho.

3 de setembro de 2011

Meu tênis sprint pró e bons treinos de tiros !!!

       Olá, galera, participei de uma promoção para ganhar um tênis pró-sprint, não ganhei, mas pela ajuda do blog, a promotora da marca,  Ana Paula, me disse que eu receberia um tênis para comprovar se era bom e, se eu quisesse, em troca lhes mandaria umas fotos.
        Bom, não teria nada a perder !!! Assim concordei, recebi o tênis há alguns dias.


        Logo de cara, ele é muito leve, pesa em torno de 200g mesmo, feito totalmente de EVA,  o que mais me chamou a atenção é o fato de ele ser todo furadinho, assim faz com que o pé não esquente, para mim é muito importante isso.
        Não  posso deixar de falar que não gostei inicialmente do solado, poderia ser melhorar trabalhado.
        Mas ao correr com ele, rapidamente esqueci do solado e a boa quantidade de espuma EVA o faz ficar  bem confortável.  Já corri 10km com ele sem problema.
        já corri 5km puxando mais forte e também sem problema.
        Nessa quinta, fiz tiros de 100m, com ele, até fiz um bem forte em 14:68,  aprovando-o.
        Para quem já corre a tempo, ele é aquele tênis que você não percebe que o está usando, ou seja, não fica incomodando, é leve e bem ventilado, possui boa espuma por dentro.
       Assim, vai minha aprovação e indicação para quem gosta de tênis leve, macio e bem ventilado. Tenho um tênis bem mais caro e parei de usá-lo por esquentar demais (muito fechado e solado duro).
       Acho que vale a compra e por 150,00 é bem barato,  acho que não há concorrentes nessa faixa de preço.  
       Visitem o site do tênis http://www.asprinttenis.com.br/
       Alguém já conhece ou usa esse tênis ? Para quem tem vários é mais uma opção !
       Abraços, bons treinos para todos !!!