1 de março de 2011

Método POSE para melhorar sua técnica de corrida.

artigo publicado no blog da revista veja http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/, autor Prof. Renato Dutra.

          O método POSE existe desde 1977. Na antiga União Soviética o doutor Nicholas S. Romanov aplicava-o para aprimorar a técnica de seus atletas e levá-los ao ápice da performance. O método baseia-se em uma análise das posições do corpo ao longo do movimento. Romanov alega que, ao utilizar esta técnica, o corredor consegue reduzir o impacto em até 50%, além de melhorar sua performance. Durante muito tempo, desde que começou a ser aplicado, o POSE foi submetido a pesquisadores, que nunca chegaram a uma unanimidade sobre seus resultados efetivos.  Sugiro que o leitor visite o site Pose Tech. Além de toda a teoria e explicação sobre o método, o site mostra diversos vídeos interessantes.
Será que este método funciona?
           Confesso que fiquei encantado quando conheci o POSE. Há diversas publicações que citam direta e indiretamente esse método como uma das melhores opções para treinos de corrida. Principalmente, pela redução de impacto, objetivo perseguido por todos os praticantes do esporte. Mas é necessário cautela ANTES de adotá-lo como uma referência. Em primeiro lugar, temos que responder à pergunta:
É possível alterar como corremos?
        De acordo com os especialistas no assunto, ainda não sabemos. Muitos questionam o método POSE dizendo que as alterações pró-corrida ocorrem em nível microscópico, alterando apenas a capacidade de músculos e tendões armazenarem e utilizarem energia de forma mais eficiente. Como:
- correr em locais acidentados (subidas e descidas)
- 1 treino semanal intervalado
- 1 ou duas sessões de treino com sprints máximos e saltos
Em outras palavras, ainda não há um jeito certo de correr, mas há como tornar-se um corredor mais eficiente.

           A melhora da capacidade cardiorespiratória, isoladamente, não leva atletas de endurance a bater seus recordes pessoais. Corredores bem treinados só se tornam mais rápidos quando submetidos a treinos mais intensos, sessões em aclives e declives e exercícios de saltos e sprints em velocidade máxima. Sessões longas e em baixa intensidade ainda são necessárias, mas é preicso incluir outras práticas se o objetivo é obter algum recorde pessoal.
Confira este estudo clássico, realizado com atletas bem treinados de endurance:
           Nessa pesquisa, 22 corredores foram divididos em dois sub grupos: o Experimental (E), com doze atletas, e o Controle (C), com dez. No grupo E, os pesquisadores substituíram do volume do treinamento tradicional por exercícios de saltos, musculação e sprints. O grupo C, por sua vez, manteve a rotina inalterada. Em apenas 9 semanas, E foi capaz de baixar o tempo nos 5km, enquanto C se tornou mais lento, como demonstra o gráfico.
Em resumo, para continuar evoluindo o corredor precisa refinar os treinos.

         Então, você primeiramente precisa saber se quer melhorar tempo, se sim o sacrifício será grande ( tiros, treinos rápidos e poucos longões), mas garanto que a recompensa será maior !! (e se n, siga sempre na corrida p manter a saúde)  como já decidi estou no sacrifício.   Colaborou com a postagem Sacadura.

4 comentários:

Paulo Alves disse...

legal esta materia que vc postou,sobre a meia de sao paulo resolvi nao ir este ano,ainda estou no periodo final base,marco promete,parabens pela sua melhora,isso ai vamos la.abracos otimos treinos.

Dalton Ferreira disse...

Bom artigo, ja tinha lido, fez bem em colocar no blog.
Bons treinos

Estivison disse...

vou estudar mais sobre isso.
muito interessante !!!
valeu !!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Paulo ALves, obrigado por responder, cara se em tempo de base vc faz 9 km em 27:25, ficando em 2º na prova em interior de SP, vc é fera mesmo. Parabéns. Bons treinos p nós.

E aí Dalton, tbm achei interessante o texto, valeu pela visita. bons treinos a ti tbm.

E aí Estivison, bom texto do Renato Dutra, sempre é bom aprender mais. Valeu