28 de fevereiro de 2012

TÊNIS DE CORRIDA, COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS, QUAL USAR ?

       Galera, esses dias tive a ideia de tirar essas fotos de meus tênis.

       Voltando ao início dos treinos na corrida (há 2 ano e meio):  utilizei tênis altos (mizuno creation), os dois pares acabaram rapidamente por desgaste no lado externo; aí percebi que não me cabiam, pois tenho pisada levemente pronada. Estes são para supinadores.
       Comprei um asics kayano, deste não gostei por ser duro e sem ventilação (sensação que tive com esse modelo).
       Passei por um nike e cheguei nestes atuais: 2 adizero, elixir, sprint pró, musha  e inspire. Alguns já estão comigo há mais de ano.
       o Inspire e o adizero tempo só uso para longões.  
       Acho que não há muita regra para tênis, apenas há gostos individuais por modelos e/ou marcas.

        O meu gosto é por tênis leve, baixo, flexível e muito bem ventilado, independentemente de marca:
       - leve, porque luto para carregar menos peso;
       - baixo, porque dá a sensação de mais proximidade do solo;
  - flexível, porque faz trabalhar mais os músculos e tendões/articulações dos pés (aproximando-se do correr descalço (dizem que é o ideal)); caso contrário passa a sensação de pranchar ao pisar ( andar de pé de pato);
       - ventilação, porque o pé ficar esquentando é péssimo.
        Penso que quanto menos preparado o atleta for, mais deve procurar tênis com maior proteção (amortecimento, estabilidade), evitando lesões e torções.
        Assim, quanto mais preparado for, dá para escolher tênis mais leves e baixos, importando-se menos com esta "proteção".
        Uma dica:  a transição de um modelo mais alto para um mais baixo deve ser feita aos poucos. Corredores mais pesados também devem optar inicialmente por modelos com mais amortecimento.
       Não defendo marcas e acho que nós pagamos muito caro por nosso tênis.
        Ou melhor, no Brasil pagamos muito impostos para tudo né !!! só poderá mudar quando cobrarmos mais dos que estão nos representando na política !!!! Escolha bem seus candidatos nas próximas eleições !!!
        Voltando ao assunto; eu, vários amigos e muitos corredores pelo Brasil, adotamos a prática de não comprar tênis acima de um determinado valor.
      Hoje meu preço é de até R$ 200,00 !!!
      Único problema dessa decisão é que os modelos mais modernos e de muita tecnologia não chegarão a meus pés !!! he he he !!!
      Fora isso, dá para comprar muitos tênis bons, inclusive de marcas reconhecidas, em muitos casos, quando há a troca de modelo realizada pelas empresas que aproveitam  a compra exacerbada por "modelo do ano",  algumas vezes o comprador apenas a faz para mostrar que comprou o modelo "X" (sendo que não raras vezes, apenas se muda a cor em relação ao "X-1");   aqui fiquei doido para enumerar os modelos, mas me segurei !!! he he he.
      Dessa forma, estão na minha lista de desejo:
      -  modelos da adidas como os adizero; (quando em promoção)
      - modelos da mizuno como o precision, elixir, aero, musha;
      - Asics tem alguns como o blur 33, DS racer (mas n os vi nesse patamar ainda);
      - modelos de qualquer marca que faça um tênis nas qualidades que citei;
       - O tênis marca sprint também gosto dele, só acho que eles poderiam melhorar um pouco o solado.
presente !  o estrearei em breve !
     O que vejo por aí é muita gente brigando por marcas !!! Pô,  só brigaria por uma marca se me patrocinassem ou eu fosse dono de uma. he he he !!!

      E aí quais são os seus tênis ?  e no seu caso há limite de preço para futura compra ? qual o seu tênis sonho de consumo ? os meus são o adizero pró e adios !!!

13 comentários:

Estivison disse...

compra um sprint !!! pelo q vc escreveu é o ideal p seu gosto.

http://www.asprinttenis.com.br/

eu uso e recomendo !!!

se quiser ver o meu antes é só falar;
vcs podem até personalizar alguns da equipe , fala com o Roberto que é minha indicação q ele dá desconto.

RODRIGO AUGUSTO disse...

e aí Estivison, blz, valeu pela dica.
Eu tenho um sprint, bom tênis, aguardarei alterarem um pco o solado p eu comprar novamente, ou uma nova versão.
Abraços, boas corridas.

CORRENDO QUE ME ENTENDO disse...

analisando :
kayano eu tenho e concordo com voce duro e nada ventilado, o musha é maravilhoso pra baixar tempo, o sprint é feinho mas é útil é colocar e correr , to usando o nike lunarglide 3 confortavel e bom pra treino longo e fica leve depois de alguns kms ....

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Alessandro, blz, valeu pela colaboração, faz tempo q n uso um tênis nike. abraços, bons treinos

sacadura disse...

Olá,depois que passei a usar tênis mais leves não consigo mais correr com tênis "pesados" (como o ASICS 2150 ou o Kayano).Atualmente uso o adidas adizero que é mais leve e arejado.Não pago mais de 200 reais em um tênis (aguardo o lançamento de modelos novos e compro o modelo antigo).Os 2 últimos adidas adizero que comprei (em janeiro e fevereiro/2012)paguei 129,00 e 149,00 reais.Meu sonho de consumo : ADIDAS ADIZERO ADIOS E ASICS BLUR 33,dois tênis leves,flexíveis e arejados.abç

sacadura disse...

Ô Rodrigo explica aê que os tênis da foto ficaram meio "irreconhecíveis" em relação às marcas pois vc faz alguns "ajustes" com um objetivo.É um jogo de adivinhação pessoal he he he Descubram vcs...... tem um sprint ,3 mizunos e 2 adidas na foto.Quais são eles????Brincadeira viu....abç

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, blz. tbm adoto isso, aguardar o novo modelo p o velho cair, ou achar promoções. As vezes é até bom guardar um tênis de reserva !!!

Pô, Saca, me dedurando, he he he, apenas utilizei os tênis como cobaias, e olha q acho q dá certo !!! kkk . valeu pela observação. bons treinos p nós

Dalton Ferreira disse...

Rodrigo, depois de pasar por alguns tenis pois nem me preocupava com isso nos primeiro anos de corrida, por 4 anos usei o Nike vomero, do 3 ao 6, no final do ano comprei um Saucony kinvara, esta sendo um tenis otimo, leve, baixo, com certeza nao deve durar muito como os vomero, mas gostei muito e devo comprar outros.
Ele é pisada neutra
Um abraço
dalton

tutta disse...

Prefiro os tênis leve também. No entanto, tenho um par aqui, o Olympikus Tube, que é bem pesado, mas só uso ele para trotes regenerativos na grama.
Dependendo a prova, se você está com um tênis pesado, você pode perder segundos preciosos no tempo final.

Eu estou usando só em provas o Nike Pegasus 28, é muito bom.
Já em treinos, uso aquele que você me presenteou e um outro da Nike, só não sei o modelo, mas é bem simples, porém, veio da Inglaterra. hehe

Abraço e obrigado pelas suas incansáveis visitas em meu blog, enquanto eu raramente passava por aqui, ok? hehe

Sucesso aí.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

tutta disse...

Voltando.
Não havia lido o texto todo porque na página do blog só abria a metade e para continuar lendo tinha que clicar em 'mais informações' e eu não sabia. É isso que dá ficar sem visitar os blogs dos amigos por muito tempo né? rsrs

Mas, quanto ao valor dos tênis, até 200 reais é um bom valor. Os tênis nesse preço com certeza são muito bons.
Quando eu compro nas lojas (não espcializadas aqui de Ubiratã, pois não tem loja desse tipo aqui) não pago mais que 80 reais nos Olympikus. E olha que são tênis super confortáveis, mácios e leves. Não há tanto amortecimento, mas caso a pessoa não seja tão pesado, não há muitos problemas não. A não ser que o cara queira usá-lo até as últimas tiras do solado se soltarem, como foi o meu caso na métade do ano passado. Aí é lesão na certa. Eu fiquei um mês e meio parado, mais aprendi a trocá-lo na hora certa. rsrs
Quanto ao meu tênis do sonho não tenho nenhum. A não ser um personalizado da Sprint que estou quase comprando. hehe


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Alex Dahlke disse...

Olá, Rodrigo!
Quantos pares de tênis nesses anos de corrida, hein! Eu, atualmente, tenho dois pares do pouco famoso Brooks, que para mim é um excelente tênis e não deixa nada a desejar, se comparado às marcas famosas. Bastante leve, com ótima ventilação, confortável e barato. Antes de comprá-lo no site mundo corrida, busquei informações e vi que é muito bem aceito pelos triatletas norte-americanos.
Forte abraço e bons teinos!

http://doidoporcorrida.blogspot.com/2011/10/tenis-brooks-bom-e-barato.html

Alan Nardi disse...

Olá Rodrigo.

Gosto de tênis intermediários, nem com muito amortecimento, como o Nimbus, nem com pouco, como o musha (tenho um inclusive). Estou usando em meus treinos e provas um k-swiss kona e tenho achado um baita tênis. Bem legal sua análise.

Abraço,

Alan
alanrunning.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, blz. bom saber que gosta de usar o tênis saucony, é bom sabermos de tênis alternativos às marcas mais conhecidas. Valeu.


e aí, Tutta, blz. vc treinar com esse tênis pesado, ainda em tiros comi já vi seus relatos. Bom pelo menos corre com um nike p voar nas provas. e ta metido de tênis vindo da Inglaterra !!! he he he, boas provas

E aí, Alex Dahlke, blz, to com um monte mesmo, bom saber q está gostando do brooks, olharei nas lojas. valeu pela visita, abraços.

E aí Alan, blz, legal só com vcs já vi comentários sobre 3 tenis q n sabia detalhes o k-swiss kona, olharei tbm qdo vir em lojas. Valeu pela visita, boas provas.