20 de agosto de 2011

Um descanso é bem vindo, e também faz parte do treinamento !!!

       Olá. galera, nesses 23 meses já treinei muito, corri umas 30 provas, 4 meias-maratonas....
       Nesse último mês, corri uma meia sem mto treinamento e depois uma prova de 10km, tentando um bom tempo.  Mas em ambas, senti um cansaço e falta de ritmo de treino.
        Após o dia 7.8 (prova 10km) voltei a treinar forte, muitos tiros, ritmo de 5km, muita bike e muito yoga.

       Mas não são só alegrias esses treinos fortes.  Estou me sentindo muito cansado, a perna fica pesada, mesmo treinando só três vezes por semana (a corrida), acho que nós amadores temos a mesma vontade dos profissionais, mas nosso corpo não aguenta como o deles. 
      Então, acabei não fazendo como tinha previsto meus últimos treinos, mas consciente que é melhor não treinar agora para o corpo recuperar e ficar mais forte.
     No yoga, parei de evoluir, até regredi, por minhas pernas "travarem", perde-se a flexibilidade em demasia quando treinamos muito forte.
     Então, estou revendo meus treinos, cortarei a bike nos dias que faço yoga para ajudar um pouco, e quando me sentir muito cansado, cancelarei alguns treinos fortes na corrida.
     Acho melhor recuar um passo, para lá na frente avançar dois ou três !!!   Como não sou profissional, convém ter um treinamento prazeroso e contínuo, evitando estressar a musculatura e possibilidade de lesão !!!
    O que acham ? vocês sentem cansaço em demasia em seus treinos? e nesse caso, descansam ?  Abraços, boas corridas e bons treinos a todos !!!

14 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Rodrigo, infelizmente as vezes temos que fazer uma segurada nos treinos, torna los leves, prazeirosos; Não vivemos disso, a corrida faz parte de nossa vida, nao são nossa vida.
Tenha um descanço e va voltando aos poucos.
Bom descanso, e bons treinos para a Meia de Campo Grande
Um abraço
dalton

sacadura disse...

Olá ,Rodrigo, também estou diminuindo a intensidade dos treinos para descansar a musculatura.No treino de tiros de quarta-feira a panturrilha "reclamou",agora está melhor.Na tentativa de melhorar a performance às vezes exageramos nos treinos e nas provas.
abç

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, blz. realmente temos que nos segurar de vez em quando.
Mas confesso que é difícil, pois mesmo sabendo que não funciona assim, parece que estamos perdendo tempo, quando seguramos um pouco.
Valeu, abraços, vou correr a meia, só p tentar ganhar do Sacadura. kkk

E aí Sacadura, blz. é como dizemos, a gente treina p valer, mas nosso corpo n tem tanto preparo como queríamos. mas vamos devagar melhorando. Foi bom vc segurar seu treino, uma lesão é o que n queremos agora, se isso ocorrer deixaremos o André lá na nossa frente. he he he . Abraços

Thiago Melo disse...

Acho que o descanso é importante mesmo...só tem que ter cuidado para não descansar muito e perder o ritmo.
Eu, nessa época de frio sempre dou uma diminuída...e tá difícil de voltar...hehehe
Abraço e bons treinos,
Thiago Melo

Estivison disse...

faço o treinamento em tres fases :
base , preparação e competição.

nesses ciclos, a intensidade sobe e desce com o planejamento.

sugiro o livro : a construção do corredor. do Miguel Sarkis. é muito bom !!

bons treinos e muita diversão ... pois somos amadores e essa é nossa válvula de escape ...

um abração e até breve

CÉLO!!!! disse...

HÃ, HÃÃÃ.....

QUANDO VC DISSE: " CONVÉM TER UM TREINO PRAZEROSO... " ENTÃO DEU PARA ENTENDER TUDO MANO (RSRSRSRSRSSSS....)


É BRINCADEIRA MINHA FÉRA!!!
QUE VC TENHA SUCESSO COM ISTO SIM, E QUE SEU LADO PROFISSIONAL SEJA ALTERADO SOMENTE COM O PASSAR DO TEMPO, QUANDO O ESTRESSE DA MUSCULATURA NÃO OCORRER MAIS FACILMENTE.

PARABÉNS E TUDO DE BOM RODRIGÃO!!!!





marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Thiago, descansar é bom, as vezes da vontade de n voltar a treinar !!! he he he. brinncadeira, mas perceber qdo exageramos é mto bom tbm. Valeu, mas é bom treinar no frio, só é ruim p começar.

E aí Estivison, realmente por n sermos profissionais, temos q curtir mais. valeu pela dica do livro !! bons treinos.

E aí MArcelo, treinar é desgastante e se puder deixa-lo mais prazeroso é bom, e treinar com m companheira d corrida é melhor ainda.

Unknown disse...

EXISTEM MATERIAS QUE COMPROVEM E NO MEU CASO ACONTECE REALMENTE QUE TEMOS CICLOS E ATINGIMOS EM MEDIA DUAS VEZES NO ANO O PICO DE TREINAMENTO (NA QUAL OBTEMOS OTIMOS RESULTADOS, TEMOS DISPOSIÇÕES PARA RECUPERAR E ATINGIR MELHORES TEMPOS) E APOS ESTES PICOS CAI UM POUCO NOSSOS RENDIMENTOS, ALGO ABSOLUTAMENTE NORMAL... PODE ESTAR ACONTECENDO AGORA COM VOCE...

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Alessandro, blz, tbm creio nisso, que temos altos e baixos, mas p mim no momento o q ocorreu foi a pressa em voltar a treinar forte, passando um pouco do limite prazeroso do esporte. Mas já descansei e voltando a treinar forte. Mas já ercebi q tem época que estamos leves e com força. Em outras, até difícil treinar... mas vamos seguindo firme.
Abraços, valeu !!!

tutta disse...

Olá Rodrigo, tudo bom?
Acho que você está certíssimo em dar um descanso ao corpo. Como você mesmo mencionou no título: Descanso também faz parte do treinamento.
Eu, por exemplo, sinto muito desânimo às vezes, mas este "desânimo" vem justamente na época em que estou treinando demais, ou seja, é o corpo pedindo um tempo pra se recompor, e eu paro sem medo. Tanto é que já estou a 6 semanas assim: parado. hehe
Mas, com planos de voltar já no dia 1º de setembro pra encarar a maratona de Curitiba e apagar a má lembrança de Assunção.
Abraço, bom descanso e bons treinos na seqüência.

PS: você e o Sacadura vem correr a Meia de Toledo em outubro?


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, blz. vc ficou sumido dos treinos e deste blog. he he he
Realmente, descanso é mto importante.
Já percebi mesmo, q vc para um pco de vez em qdo e dpois já volta com voando novamente.
Bom final de descanso p vc, e boa maratona, tenho certeza q vai treinar p arrebentar em Curitiba.
Nós n devemos ir p meia de Toledo nao, parece q será a tarde.
Abraços, bons treinos

tutta disse...

Tô sumido sim Rodrigo.
Mas, aos poucos vou retomando a rotina normal. hehe
Volto a treinar a partir desta semana agora.

E quanto Toledo, a prova é de manhã.
(As referidas provas serão realizadas no dia 23/10/2011, com ínicio às 8h30, com qualquer condição climática.) "http://www.meiamaratonarotary.com.br/"

Eu ainda estou na dúvida se vou ou não. Mas caso você e o Sacadura disserem que vem, eu vou.
Se acaso vocês decidirem vir pra correr ela, nem precisa se preoculpar com hospedagem. Vocês podem ficar aqui em casa, temos um quarto de sobra. E iremos pra Toledo na madrugada de domingo. São cerca de 130 quilômetros de Ubiratã lá, ok?

Um forte abraço e bons treinos aí.


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala Tutta, hoje vi que não poderei ir a meia de TOLEDO, tenho uma prova de pós, nesse dia. mas certamente não faltará oportunidade p gente correr outra prova. Valeu, bom retorno aos treinos.

tutta disse...

Ok Rodrigo.
Torço pra que dê tudo certo na sua prova de Pós aí.
Abraço.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com