29 de setembro de 2011

Volta das Nações já está entre as maiores corridas de rua do País !!! ???

"Com número recorde de 15 mil participantes, a Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações 2011, que será realizada pelo Sesi em parceria com a TV Morena no próximo dia 9 de outubro em Campo Grande, já está entre as maiores corridas de rua do País. Pela quantidade de inscritos a competição já pode ser comparada com outras grandes corridas de rua promovidas no Brasil, como a Volta Internacional da Pampulha, Meia-Maratona de São Paulo e Corrida de Reis de Cuiabá.

Além disso, ainda em termos de inscritos, a Volta das Nações fica atrás somente de outras grandes competições, como a Maratona de São Paulo (21 mil participantes) e Meia-Maratona do Rio (19 mil participantes). “Esses números demonstram a consolidação da competição como o maior evento de atletismo de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do Brasil, fortalecendo a imagem da competição junto à população campo-grandense”, disse José Antônio Belloc, gerente da área de lazer do Sesi de Campo Grande." fonte: site oficial do vento

              Como atleta deste Estado belo, mas quente para o atletismo !!! venho dizer "MENOS JOSÉ !!!"
              Querer comparar um evento com 1120 atletas na meia maratona com evento que contam com mais de 10 mil atletas, é querer demais. Certamente é um dos eventos de caminhada maiores do Brasil, mas dizer que isso é atletismo ???
              Tenho sim indignação com organizadores despraparados ou pelo menos inconsequentes com o calor que os meio-maratonistas encararão !!!
             Se querem crescer mesmo como meia maratona e não ficar em apenas 1000 atletas e 10000 caminhantes, façam algo voltado para isso, como uma largada as 6:30 ou 7horas.
            Nessa data tem eventos pelo Brasil e meio-maratonista que se dedica anos treinando ( e se puder viajar) certamente não escolherá essa prova !!!
             A grandiosidade do evento é inegável e ótima para divulgar o MS, mas para quem corre "para tempo" sabe que correr 21km com 30 graus nas costas não tem graça nenhuma !!!
            Essa prova tem percurso para ser desejada por todo corredor, pois ela desafia o preparo físico !!! assim como outras provas ótimas como a meia de Foz de Iguaçu. As duas têm percursos lindos e de muita dificuldade, contudo a paranaense ocorre geralmente com temperatura abaixo de 20º
            Sei que esse blog é pequeno e certamente de pouca repercussão, mas os organizadores antes de querer se empolgar com números de 15mil atletas, em que na verdade, 10000 caminhantes estarão em sua maioria apenas lá para tentar ganhar um carro zero no sorteio !!! (na contra isso) mas daí dizer que são 10000 atletas !!! deveriam procurar sobre como fazer uma boa meia-maratona e sobre o sonho de obtenção de tempos nas provas. Talvez uma leitura rápida sobre a Iguana Sports ou mesmo a meia de julho do Rio, ou a Golden Four da Asics, seria um bom começo.
             Em contrapartida, será a maior corrida de 10km no nosso Estado, com 4000 inscritos (parabéns), para essa uma largada as 8h é aceitável !!!


Nossa equipe segue treinando !!!
no final de semana 17.9 e 18.9 e 25.9 obtivemos bons tempos
- André 1h36min33 na meia maratona
- Sacadura 44:16 nos 10km
- Edenil 47min nos 10km (falta confirmar sua adesão ao time)
- Ivana 27:10 nos 5km
- Rodrigo 44:12 (em minha defesa, eu não estava 100%, correndo com dores no tendão do tornozelo esquerdo, e como uma desculpa me conforta !!! he he he)

A todos ótimos treinos e boa prova, para o ano que vem, sem mudanças de horário, farei outra prova !!!

10 comentários:

sacadura disse...

Realmente,a organização do evento não pode comparar a Volta das Nações com outras provas em que as inscrições são somente para corrida.Na Volta das Nações dos 15000 inscritos cerca de 10000(66%)são para a caminhada.Devia se chamar "Caminhada Volta das Nações" pois considerando o horário de largada tarde parece que a meia maratona não é a prioridade do evento.Alô organizadores do evento!!!O clima no início de outubro é quente e seco,para o ano de 2012 LARGADA MAIS CEDO!!!!!ABÇS

André Bandera disse...

Opa Rodrigo,

Ótimo texto, realmente a volta das nações é um evento grandioso para o estado. De maneira alguma podemos comparar a meia maratona do Rio de Janeiro a Volta das nações.

A Volta das Nações tem muito a crescer em número de participações na meia maratona.

Vejo que a organização deve melhorar para próximo ano, o horário da largada, como disse o Rodrigo.

Meia Maratona em outros estados, estão senod organizadas para largarem 07:00hs.

Parabéns pelo post Rodrigo.

Bons treinos pessoal.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marcelo
V
A
L
E
U

siga nas caminhadas, daqui uns tempos já estará correndo !!!

aí Sacadura, blz, realmente, o evento principal da prova está sendo desprestigiado. Pois poderiam largar a partir das 7h e por último a caminhada ( que deveria ser uma corrida de 5km, ou caminhada de 4km).

E ai André, valeu, ela pode melhorar mto ainda, e com poucas mudanças !!!

bons treinos, galera !!!

Estivison disse...

concordo !!! caminhada não é atletismo !!! só pensam em ganhar o sorteio do carro !!!

Dalton Ferreira disse...

Espero que este ano, ate pelo aumento dos participantes, a organização esteja melhor e premiem os que chegarem da corrida. Independente que caminhar ou correr a meu ver o que importa é participar, ate pq alguns caminhantes acabam gostando, se motivando e passam a correr, a organização so tem que ter o cuidado de separar os grupos na saida, pois depois nao tem problema nao, pelo menos nas 2 vezes que participei.
Com relação a sua pergunta de lugares para correr aqui em Cuiaba fora o Pq Mãe Bonifacia(+/-3.400mts o anel externo), os outros 2 parque são menores e ai so sobra 2 pistas, a da UFMT e a do 44º batalhao no centro perto do Shopping goiabeira que fica aberto das 18:30 as 21 HS e tbem pela manha as 6hs as 9 hs. Um abraço a vc e ao Sacadur e boa prova ai em C.Gde.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Estivison. blz. estamos de acordo, caminhante não é atleta. logo n pode dizer q a "prova" terá 15mil atletas !!! qto ao sorteio deveria ser para o melhor atleta do Estado, como fazem na corrida de reis em MT. valeu.

E ai, Dalton, só p esclarecer, n sou contra caminhantes em provas de corrida, mas somente n devem ser computados p dar numero. qto aos parques, tentarei conhecer o 44º batalhao. valeu pela dica.

bons treinos p vcs !!!

E Estivison, até na meia, apesar q la será dificil de encontra alguem. he he he

Bruno Eiji Guibu disse...

Realmente, para quem vai participar da meia o horário é muito ingrato. Hoje fiz o percurso de 10 km, mesmo com o tempo parcialmente nublado o calor estava forte às 8:00 (ainda bem que comecei 7:20 hehehe).

André e Sacadura, passem seus emails para que eu possa enviar a foto da Corrida Noturna.

Bons treinos!

Abraços.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Bruno, blz. tomara q esteja pelo menos igual a hj meio nublado, sol mais fraco. tbm fiz hj o percurso de 10km da volta, entre 8h e 9h (1h01) fresco até, mas o sol já castigou um pqnho. imagina se estiver qnte no dia. vamos ficar na torcida !! bom treino, seus 10kms, logo irá dar "trabalho" p gente !!! he he he. bom descanso agora.

CÉLO!!!! disse...

RODRIGO POR FAVOR EXCLUA AQUELE MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO OK, POIS O TEXTO MUDOU DE FORMA E ENTÃO NINGUÉM ENTENDE O PORQUÊ QUE FIZ AQUILO TUDO... (RSRSRSRSSSSsssss....)
OK??? TUDO DE BOM!!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marcelo, realmente a configuração ficou ruim e tive q alterar. MAs de qqr forma

V
A
L
E
U , pela participação. he he he

(apaguei se comentário) Abraços