18 de abril de 2012

15.4 Meia Maratona SP - CORPORE

Olá galera, esse final de semana teve a meia Maratona em São Paulo, da CORPORE, nossa equipe foi representada por mim (Rodrigo), Saca, André e Ivana, esta nos 5km e nós fomos para meia-maratona.

Ainda em Campo Grande, já estávamos bem tranquilos, pois o Alessandro Guimarães, corredor de SP, blogueiro, se propôs a nos ajudar lá para pegar o kit e nos levar para a prova. Isso ajuda muito, pois ficamos menos tensos e podemos descansar mais.  Desde já nós lhe agradecemos muito Alessandro. Valeu !!!

Lá em Sampa, no horário combinado, nos levou para pegar o kit, lá na USP, a entrega dos kits estava bem tranquila, bem organizada, bem simples também.

A USP fica lotada de corredores e ciclistas, é muito legal de ver, havia uns 1000 corredores e uns 100 ciclistas, isso é um dia normal de treino por lá !!! bacana.

Alessandro, ainda, mostrou parte do percurso da prova, o que ajuda bastante para saber o que nos esperava.

A noite, nós saimos para comer um macarrãozinho e mostrar a Avenida Paulista para o Saca, essa avenida é muito eclética, tem de tudo por lá, a correria e as tribos que lá se apresentam nos faz pensar que estamos em outro mundo !!!

A prova:

Fomos para a prova da CORPORE pelo bom percurso, boa temperatura e ótima organização.
De cara ficamos surpresos com a desorganização pela fila que ficou para entrar na área de tendas e banheiros. Pior para quem deixou para pegar o kit na hora, esses saíram atrasados na prova.

O clima, infelizmente não estava fresco !!!
Largamos na primeira onda juntamente com a Elite, apenas uns 100m atrás. Isso é muito bom, porque para quem quer sair a abaixo de 5min/km não encara o tumulto que é normal em provas sem essa separação. (ponto positivo para CORPORE)

Eu e André, saimos em ritmo de 4min30, fomos bem nesse ritmo, passamos os 5km em 22min altos, até aqui tranquilos. Saca, saiu p ritmo de 4min36.

Passamos os 10km com 45min58,  um pouco acima do pretendido, mas o sol apertou e fez a temperatura chegar a 25º, o que atrapalhou a tentativa de ótimos tempos para nós.

O percurso até aqui era muito bom, apenas um viaduto, nos 10km percebi que meu tempo não seria o que eu queria, ainda mais que já não me sentia inteiro.

André e eu

Avisei ao André que minha prova seria modificada e o liberei para ir embora. Assim ele foi devagarinho embora. 

O clima quente com a umidade alta foi nos esgotando lentamente, tira a força para correr rápido. Assim meu tempo começou a ficar alto 4min52, 4min56,  a até acima dos 5min/km.  

passei nos 13km com 1h00min30,  com esse tempo dava para fazer meu recorde ainda, mas o cansaço não deixaria isso acontecer.  André, já sumia da minha frente.

no km 16, passamos pelo pórtico, a vontade de parar era pequena, mas os corredores do 5km nos incentivavam, mais a frente, vi os lideres na pista para chegada, legal vi um a um os vencedores da prova. Para mim ainda uns longos 4.5km !!! 

+- km 16.5 houve uma rotatória e vi o André a minha frente (uns 70m), na hora me veio a ideia de que ele não estava tão bem na prova e seu ritmo não era mais alto que o meu. Assim, minha prova mudou totalmente, pois o objetivo virou em alcançar o André (o mais rápido da nossa equipe).  Assim juntei ânimos e saí para alcançá-lo.
Metro a metro, eu cansava mais, mas via o resultado, o André ficava mais perto,  isso trazia mais forças e o cansaço parece que diminuia. ( mas não se enganem, só parece que diminuia, pois a respiração estava exaltada, o corpo quente es pernas pesadas ... )

(uma pequena pausa ! por que nós sentimos tudo isso de ruim durante a prova e continuamos ?   qual é sua resposta ?  a minha só vem normalmente após a prova, pois lá visualizamos o esforço realizado, o bom tempo (p nosso nível de treinamento) e a adrenalina liberada é muito boa e nos faz gostar de correr e quere treinar mais) e nessa prova, alegria veio durante a prova tbm, pois alcançar o mais rápido da turma me trouxe o sentimento de que estou treinando bem.

Voltando para a prova, no final da subida da politécnica alcancei o André, ele estava mais lento. Acho que o ajudei tbm, pois seu ritmo subiu e fomos juntos até o km 20.8.

Antes disso, André comentou de iniciação de cãibra. Disse a ele que todo mundo que forçou na prova estava mal fisicamente. Aliás, muita gente mais preparada parou no percurso para se alongar, pois a musculatura reclamou.

Ainda, fiz uma tentativa de deixar o André para trás, mas como ele reagiu e eu não estava com forças para aumentar o ritmo, abandonei a tentativa e fomos juntos.

Quando visualizamos a chegada, combinamos um sprint (kkk, sprint, estávamos morrendo)  apenas aumentamos um pouco o ritmo para terminar bem na foto !!!  André forçou um pouco mais, reagi, mas senti ameaças de câibras, assim na hora reduzi e quis só terminar a prova !!!

André chegou um pouco na frente, 12 segundos,  chegamos na casa de 1h40,  tempo alto para nosso treino, mas vendo que todo mundo subiu pelo menos 3 a 4min do tempo pretendido, acho que foi uma boa prova, um bom tempo. Saca chegou com 1h43.

André, acho que sentiu mais que eu, pois ao parar não estava tão bem. Fui direto para a sessão de massagem da prova. (ponto positivo para CORPORE).

Ivana, foi muito bem nos 5km, fez 27min04, recorde em provas, já possui 26min58 em treino.

Por fim, fomos descansar e encontrar o Alessandro, ele queria fechar em 1h29 e fechou em 1h32, muito bom. Assim, ganhou a camiseta dos top 400.  (Um dia chego lá, he he he).

Na foto, um amigo de Alessandro que correu bem e fechou em 1h44.

Resumo da prova:  prova bem organizada, estrutura perfeita, percurso bom, apenas é meio chato fazer tantas curvas e vai e volta, mas é bom !!!  O clima não nos ajudou, pois se estivesse frio, provavelmente haveria recordes na equipe na meia.

Resumo da viagem:  curtimos bastante, viajar em mais gente para correr é muito bacana, rimos muito, sacaneamos uns aos outros. (o Saca quase apanhou por lá ? mas não comentarei por aqui, kkk).
Ah, tomamos uma cervejinha a tarde na Paulista, é muito bom, depois da pressão da prova, relaxar um pouco e sair da rotina.

Abraços a todos, nossa equipe está cada vez mais unida, devagarinho ganhamos qualidade e técnica de corrida, e nossas vidas ficam, certamente, mais alegres !!!  esperamos mais gente da equipe nas próximas provas.

(na foto do início da postagem, pegamos na camiseta do Alessandro para ver se dá sorte na próxima vez para gente pegar uma também)

Faltaram mais fotos, mas em viagem fica mais difícil tirá-las.

seguem alguns dados da equipe
                             tempo       pos. na geral        pos. na faixa etária
Ivana                      27:07           48/793               6/105                    

 André Vinícius     01:40:17       524/3117            40/173  
 Rodrigo Augusto 01:40:29        529                     41/173  
 Sacadura             01:43:58       705                     109/510

11 comentários:

Unknown disse...

É isso ai galera, voces deixaram saudades , todos gente boa, e faz tempo que não sentia dificuldades em uma Meia , mas o fato de encararmos as adversidades e terminar a corrida nos vem a boa lembrança que o sofrimento valorizou a conquista desta medalha, e o Sacadura é um tremendo pipoqueiro , deu uma desculpa pronta (É nois na fita !!!) brincadeira o cara tem um bom humor incrivel, valeu Andre corinthiano estava em casa, Rodrigo , Ivana , em setembro Meia da Praia Grande a mais veloz do Brasil estão convidados, com estadia Free !!! abraços

sacadura disse...

Olá pessoal, a prova tinha bom percurso,boa hidratação,somente o clima não colaborou.Para variar não gostei do meu tempo de conclusão,tenho me dedicado bastante aos treinos mas os meus resultados nas provas têm me decepcionado.O melhor de tudo foi a companhia dos membros da equipe(me diverti muito) e ter conhecido uma pessoa tão legal como o Alessandro(obrigado pela grande ajuda que vc nos deu).Quanto ao fato do "pipoqueiro" que o Alessandro citou, preciso explicar....9 dias antes da prova senti um estiramento leve na panturrilha e corri mesmo sentindo um pouco a lesão.A lesão NÃO foi a responsável pelo meu desempenho ruim!!!!, O meu desempenho foi ruim porque CANSEI durante a corrida!!!!Quanto ao "quase apanhar" que o Rodrigo citou foi uma brincadeira....., depois eu explico he he he abçs

Rinaldo disse...

Parabéns à toda equipe e ótimo relato!

Quanto ao que vocês presenciaram no sábado na USP com os ciclistas e corredores treinando, saibam que aquilo é uma verdadeira bagunça, que já terminou inclusive em pancadaria entre o pessoal do tênis e o da sapatilha. Não tem jeito, faltam locais aonde treinar nesta cidade.

Sejam bem-vindos para as próximas corridas aqui também!

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

isidoro Andrade disse...

Legal pessoal Parabéns à equipe pela prova,pelos resultados e pelo profissionalismo.Lógicamente que não foi que vcs esperavam porém tudo é um aprendizado e tenho certeza que colherão bons frutos dessa prova. abços e bons treinos.

Estivison disse...

Um dia eu vou correr igual a vcs !!!

Parabéns !!!

Viajar e correr vicia, hein ...

Um abração e até breve.

Dalton Ferreira disse...

Parabens a todos da equipe, e mais que os tempos conseguidos, acho que a confraternização e a adrenalina de irmos para uma prova vale todo o esforço, claro que os tempos almejados são importantes, mas o conviveo com pessoas que compartilham os mesmos gostos são o mais importante para mim.Bons treinos a todos
dalton

André Bandera disse...

Fala pessoal, agradeço ao Rodrigo por se dedicar a escrever esse post com tantos detalhes e perfeição de como foi a prova.

Parabéns a Ivana por conquistar um ótimo tempo na distância 5k, força Ivana e bons treinos.

é isso ae galera a meia corpore foi muito bacana, como diria Sacadura e Rodrigo adquirimos experiência e assim analisar melhor quando a prova é para recorde, deviamos ter reavaliado a estratégia devido a temperatura e sol.

Gostei da corrida, apesar do desempenho dos três integrantes da equipe corrida de rua ms ter sido fora do que almejavamos.

Com relação ao meu desempenho, queria melhorar meu tempo, não foi possível, apartir do 17k muito rendimento dentro da prova caiu muito e não foi possivel melhorar nada.. :)

Mesmo assim gostei do tempo final, devido as condições que cheguei, bem cansado e acabado, como diria Sacadura... :)

Em breve vamos melhorar nossos tempos na meia maratona, vamos continuar os treinos.

Força ae galera..

Valeu pela companhia na viagem e apoio durante a corrida.

Joel dos Santos Leitão disse...

Caraca!
Correram a meia maratona em 1h40 e ainda tão reclamando?! rssssss...
Provavelmente enquanto eu ainda estava indo na Av. Politécnica vocês já estavam voltando, pois senti um vento que talvez fosse a velocidade dos dois.
Legal essa parada de alcançar o André. É incrível como essas metas que criamos durante a prova acabam nos motivando.
Parabéns pelo relato e espero que não tenham ficado muito assustados com a Av. Paulista... rsss
Abraços,
Joel Leitão

RODRIGO AUGUSTO disse...

Desculpem-me pela demora. Vamos lá.

E aí Alessandro, cara vc foi mto bacana, ficamos mto agradecidos. è se vc sentiu dificuldade, para gente não poderia se diferente. O Saca pipoqueiro, kkk, legal, tirarei mais onda dele. opa, se tiver em nosso alcance gostaríamos de ir a meia em setembro sim.
Valeu !!! aguardamos vc aqui em cg !!!

E aí Saca, já conversamos mto e vimos que realmente a temperatura da prova foi uma adversária forte. Mas nos saímos bem !!! vamos treinar p melhorar !!! Valeu pipoqueiro. ops ( kkk, culpa do cara aí de cima da camiseta top 400). Foi mto boa a viagem. e vc quase apanhou do flamenguista lá. Ainda bem que André foi rápido p demonstrar que o papo era da camiseta !!! kkk

E aí, Rinaldo valeu por passar por aqui, é p gente é novo, mas deve ser ruim mesmo tanta gente !!! e qdo se trata de interesse opostos, começa as rivalidades ... pena ...
Bons treinos aí e boas pedaladas, tbm gosto de pedalar. valeu !!!

E aí Isidoro, foi boa a apresentação da equipe, seguem os treinos e vc em breve tbm estará defendendo a equipe nas meias. valeu.

E aí, Estivison, blz. correr igual a gente !, q nada, somos bons pangarés, seguimos treinando. Valeu

E aí, Dalton, realmente viajar com pessoas q estão na mesma sintonia é mto legal. a prova em si é apenas parte (pequena) de toda essa alegria. Valeu

e aí, André Bandera, pangaré mor, reavaliar o tempo pelo sol foi o grande aprendizado mesmo !!! valeu.

E aí Joel dos Santos Leitão. valeu pela presença, kkk, somosj reclamões de carteirinha. kkk. na verdade treinamos p sub 1h38 e qqr prova acima disso n ficamos mto contentes, mas sabemos q é um bom tempo. pois todos sabemos que n é fácil melhorar nas corridas. mas treinamos mto p isso, e com seriedade.
Ah, temos uma disputa interna, saudável !!!, mas acirrada, rola apostas e tudo mais ... kkk ( putz faltou alguém pagar o chopp !!!) kkk
.André é o cara a ser batido, na politécnica ele perdeu o ritmo, faltou só um gás p deixá-lo p trás. (na próxima)
Abraços, boas corridas !!!

Marquinhos disse...

Parabéns para a equipe toda!
www.equipecpssorocaba.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marquinhos, valeu !!!