22 de abril de 2013

20ª Meia Maratona de Joinville - 17.3.2013 - Excelente e Prazerosa !!!

       Fala galera, dizem que quem vive de passado é museu e muitos torcedores de time de futebol que comemoram até hoje títulos de 1980 e lá vai pedrada. Mas vamos focar no atletismo apenas !!!
       Venho hoje falar dessa meia maratona que me interessou muito, por ser pouco divulgada na mídia paga, mas muito bem aclamada e desejada pelos corredores que já a correram e empenho da CORVILLE que a organiza.
       Prova pequena com categoria nas faixas etárias de 5 em 5 anos, no frio, plana e eu de férias na região, não poderia perder !!!
        Ivana foi para os 5k (que por descuido da organização a deixou com 5.8k).


      Retirada do kit, invento de perguntar para os atendentes "quantos inscritos na meia"  Resp: "ah, uns 270"
      Pensei " que beleza", posso me dar bem por aqui !!!
      No dia anterior da prova, não parou de cair água,  todos agradeceram; pois parece que joinville com sol é parecida com a nossa Corumbá.
     No domingão amanheceu fresquinho !!!

     fizemos um alongamento rápido, pois meia não se pode gastar mta energia no aquecimento.
     Coloco-me bem perto da largada, pois a turma apurada não era tanta assim.
     Com a largada, sigo um blocão que vai forte, passei o 1ºk p 4:00, a gente fez uma volta de uns 900m e passamos novamente na largada (aqui pensei que menosprezo pelos 5k, pois se não a fizesse, seria 5k exatamente !!!)  Mas vamos em frente, o clima estava bom demais, puxei o 2ºkm para 4:00 novamente.
     Começo a usar a cabeça e aliviar as pernas, pois a brincadeira seria longa !!!
     Lá pelo 3,5k divide quem iria para os 5k e quem iria para meia. Ali percebi que o blocão que eu seguia retornou por ali; assim já ficou a aquela linha com os corredores da meia.
     Ainda, havia muitos achando seu ritmo e tbm querendo disputar posições ali pelo 5k,   fiquei na minha, pois a peleja era longa.
     Acho que os 5k passei com ritmo acumulado de 4:12, muito bom,  ia forte e com boas passadas. Lá pelo 8.5k  houve um retorno, consegui ver todos na minha frente, contei uns 28 !!!  logo pensei que estava entre os 30 da prova, uma boa colocação !!!  mas os 21k são longos.
 


 Passei os 10k animado, top 30, para pace de 4:18, muito bom.
     A meia a gente percorre com ritmo de cansaço bem controlado, diria que se classifica como quase confortável !!! É bem mais prazeroso "o passar dos km nos 21k do que nos 5k".
     Ia forte, passei uns três ainda e um me passou. Chega os 14k, dois terços da prova,  a força já não era a mesma; meu pace já começava a subir ...  ali sabia que ter forçado nos primeiros km poderia ter tirado a graça dos km finais.  Mas lá no começo me disse que estava ali para arriscar !!!

    Lá pelos 16k, começou a virar uma prova de tortura mental, pois o ritmo caia e sabia que se me mantivesse vivo, bateria meu recorde pessoal que é de 1h34:08.
    Mas experimente vc tbm, a correr no gás os 5k inicias e se manter depois numa meia, o prazer vai embora e você só ficará na batalha pela conquista de um bom pace de conclusão.
    O que me empurrava era a disputa na faixa que sabia que eu estaria no bolo e pelo recorde pessoal.
    Os kms pareciam milhas, o pace subia, passou da casa de 4:22, fazia contas e mais contas, de quanto mal poderia correr para ainda sair no positivo da prova.
     Antes, lá pelos 16k, uma corredora me passa, a passos lentos, pensei em segui-la, pois sabia que ela era uma das líderes da prova feminina, e certamente ela estaria consciente do ritmo imposto "não iria quebrar",  fiz força e a segui por uns longos 300m !!!  pensei é só seguir e terminar bem a prova !!! Ledo engano, o cansaço subiu vertiginosamente,  reduzi e ela foi abrindo lentamente.

    Agora, o que fiquei chateado foi lá pelo 19k um moleque sem graça, possivelmente de minha faixa, me passou sem dar satisfações, (mais ou menos como o kebede fez com o E Mutai),  ele abria 5m,  depois 10m, e ...
    Mas não pensem que deixei barato, sabia que se fizesse força nos 2k finais me daria um ótimo tempo de conclusão !!!
    Mas calma, aí no PC fica fácil,  eu não tinha força para aumentar nada, forçava apenas para não subir o pace.
    Fui assim até o 20k, com 1h28 alto "falei para mim não vou correr esse último km p 6min e perder meu recorde pessoal"
    Acelerei o que dava e perguntava para aqles sem graça que terminam a prova e voltam para se mostrar  !!! kkk     , um falou " falta uns 700m "  (putz ainda !!!).


    Segui firme na passada e vi a chegada !!!!  uma baita de uma rampa !!!! mas confesso que a gente a sobe sem ver, ainda acelerando !!!
     
     Fechei com 1h33min09    , melhorando um minuto meu tempo na meia !!!  era hora de comemorar !!!

     Ivana vem e me diz que ficou em 4º no geral feminino nos 5.8k, com direito à faixa na linha de chegada !!!    Muito bom, minha aluna me alegra com seu bom desempenho !!!

    Chama as faixas etárias, expectativa de meu pódio também !!!!  mas não me chamam !!! depois com os resultados, vi que fiquei em 4º na faixa etária, a 40 seg do 3º !!!

     Mas a alegria dos tempos obtidos, principalmente de Ivana, nos alegrou e ficamos com vontade de voltar no ano que vem !!!

     vejam o link do percurso e de meu tempo http://connect.garmin.com/activity/298644052

      resultados da meia masculina http://chiptiming.com.br/resultados/detalhes/1147076614

      resultados dos 5k feminino   http://chiptiming.com.br/resultados/detalhes/1147076608


 E seguem os treinos, pois a melhora na perfomance é necessária e a vontade está garantida !!!

7 comentários:

sacadura disse...

Parabéns Rodrigo pelo RP!!! Ivana pelo pódio no geral!!!!É isso aí essa dupla está cada vez melhor!!!. Abç

Ah!!! Ia esquecendo..tem um pessoal por aê que também vive de passado de um tal de ano 2000 de um torneio que só existiu uma vez....Ah! Só para lembrar 2012 (o ANO PASSADO conforme o próprio nome diz) também é PASSADO!!!!mas deixa prá lá que o assunto aqui é corrida he he he

Unknown disse...

ME DIVIRTO COM SUAS POSTAGEM...SINTO ME CORRENDO COM VC..KKKK
MUITO BEM PARABENS PELO RECORD PESSOAL E PARABENS A IVANA PELO BOM DESENPENHO E PODIO

André Bandera disse...

Parabéns pelo tempaço Rodrigo, recorde resultado dos bons treinos e evolução na corrida.

Ivana sensacional, parabéns pelo pódio geral, seus resultados nos motiva a treinar e evoluir também.

Sacadura, xiiiii, cheiro de carniça, urubu sobrevoando aqui. rs rs saudações corinthians :) rs rs rs

Rodrigo e Ivana, força nos treinos que bons resultados assim virão.

Abraço e valeu pela postagem, ótimo relato.

Unknown disse...

Parabens , acredito que faltou treino de resistencia, pois como anda correndo muitas provas curtas explosão tinha de sobra e nos km's finais estaria sobrando, pois seu coração esta bem forte... encaixa mais treinos de 18 km 01 semana antes .. Quanto a Ivana é a Paula Radcliffe podium na geral!!!

Isidoro Andrade disse...

Parabéns Rodrigo..Belíssimo relato, e grande performance. Tem muito que comemorar mesmo, pois baixar um minuto é muita coisa.. grande prova tbém da Ivana, que vem evoluindo.. Parabéns à Dupla!!
abços

Unknown disse...

Parabéns aos nobres colegas Rodrigo e Ivana, a experiência de cada prova é única, segue o aprendizado e continuem correndo que irão ainda mais longe. E vlw pelo lanche de domingo, sobrou bastante mesmo com mais gente só que o bandeira não foi então não sei, fica a observação huauhhaua.

Robson Corredor disse...

Parabéns pelo recorde mundial pessoal! só alegria.
Vcs virão na Meia das Cataratas?
Abço