2 de maio de 2016

2º Desafio MTB Piraputanga 2016 - Atitude Aventuras - 86km -Pró

    Vamos lá,   após quase seis meses sem postar, estou aqui novamente.

    O blog anda meio parado, mas nós seguimos firmes ou pelo menos tentando ...


    Desde novembro de 2015 que não compito em provas de corrida de rua, sigo só com alguns treinos, sem os árduos treinos de tiros.

    Treinando mais focado no MTB, ciclismo fora de estrada ... na modalidade maratona.


    Após participar do Pantanal Extremo 2015, nos 68km, agora resolvi ir para as provas mais longas.

    As provas da organizadora Atitude Aventuras são ótimas pois podemos confiar que serão devidamente demarcadas, sinalizadas e com pontos de apoios ...

    Assim, arrisquei mesmo sem ter muita experiência nos 86km da categoria Pró, sendo 1500m de altimetria ...

   Saímos de Campo Grande às 4:45, um pouco em cima da hora ... só para resumir ... cheguei na largada da prova faltando apenas 30seg para o início ... (pelo menos não esqueci nada).  Fui literalmente o último a largar !!!


    Fui com a camiseta de nossa equipe de corrida (C.R.MS - Pão e Tal) ...

    Começo de prova é cuidar até o bolo se desfazer; ainda mais que a prova é longa ...

    Como fui o 13º na categoria no Pantanal Extremo e 51º no geral ... não tinha muitas pretensões, e era uma estreia na distância ...

    Só lembro que fui passando uma galera, e sempre procurando os da frente ...

    Começo de prova longa é um perigo para mim, muita energia e sem dosar "isso pode dar m. lá na frente".

    Fui com meu relógio gps de corrida (ainda preciso providenciar o ciclocomputador) e lembro de ver lá pelos 20km a média de 24km/h   ...   bem forte para segurar por 86km ...

   Mas sabia que média cairia drasticamente na subida do morro Paxixi e nas Terras Altas ...

Subindo o Paxixi
   23km de prova começamos a subir o morro Paxixi, ali a coisa fica séria ...  treinando é até mole subir ali, mas em prova que a gente já vem puxando forte desde o início ... aí complica, subi um pouco e em algumas partes caminhei ... mas tranquilo, pois quase todos a minha volta caminhavam em alguns trechos ...

O esquema é ficar controlando o esforço ... até para subir caminhando empurrando a bike a respiração fica alta ...

Vencido o Paxixi, começou uma trilha fazendo uma volta lá em cima ... caraca que trilha puxada ... muitos momentos tive que descer da bike ... bem complicado, temos que caminhar morro a baixo e segurando a bike ... aí começa a cair a ficha que um bom treinamento exige não apenas girar o pedal, mas um treino funcional de fortalecimento bem feito. 

Vencida a trilha do Paxixi começou um estradão bom; contudo, muito vento contra ficava nos segurando ...

Depois a descida é hora de relaxar um pouco as pernas e usar os braços ...

Aproximadamente nos 40km veio a parte de areião e misturou a turma da categoria Sport (46km) e a gente da Pró (86km).

Para mim, a parte ruim da prova pois peguei uma galera da Sport que estava num ritmo mais tranquilo ... e o single track não dava muita brecha para as ultrapassagens ...

Só sei que tive que sair da trilha para fazer ultrapassagens diversas vezes ...

Nos 47km a musculatura da coxa esquerda fadigou e contraiu e não quis mais relaxar ... simplesmente pensei "ferrei com minha prova", pois faltavam uns 38km ainda para percorrer ...

Desci da bike, alonguei um pouco, tomei mais um gel carboidratro ...   respirei um pouco e retomei o pedal ... agora com um pensamento mais humilde de terminar a prova !!!

Confesso que tive vontade de parar a prova, mas segui ... no km 55 dividiu a galera da Sport e a da Pró ...   quase fui para a Sport !!!

Mas não, fui lá para subir o morro Terras Altas ...   logo quando a subida apertou ... eu e mais uns cinco não pensamos muito, descemos da bike e fomos empurrando ...

Ali naquela longa subida foi o tempo para pensar na vida e percebemos como são válidas as frases "o que que eu estou fazendo aqui?"   "para que isso?"  ,  "vai besta, quis ir na maior" ...

Mas quem pratica o pedestrianismo e o ciclismo são esportistas que toleram bem o sofrimento e, assim, a gente vai mais um pouquinho ...

Por volta dos 58km, estava eu sem água e caminhando rumo aos 62km (ultimo posto de hidratação e alimentação) ... esperava apenas chegar no posto ...

Ufah, depois de muito sofrimento chegamos no posto ... deixei a magrela no chão e fui lá comer e beber o que tinha pela frente ...

Antes o apoio vem com um balde de água e só fala "quer?"  só dá para balançar a cabeça dizendo que sim !!! e tomamos um belo banho

Eu e os bikers ali já estamos bem "quebrados"  só querendo juntar forças para terminar a prova !!!

Mas o ânimo veio quando ouvi que apenas 40 haviam passado do posto rumo à chegada ...

Somei a isso ao ver vários bons bikers ali no posto ... já pensei " se eu segurar firme até o final fico perto dos 40 primeiros "  .... de 180 atletas que largaram era uma boa estreia !!!

Comi e bebi, relaxei só o necessário e já saí logo para não perder tempo e posições ...

Que prova para ter areião ... acho que foram mais de 20km, Terras Altas será por mim lembrada como as terras do areião ...

Pelo menos não fui ultrapassado ...   quando pegamos a estrada que liga Palmeiras à Piraputanga foi um alívio ...  estrada boa e sem subidas ...

Puxei o que deu, mas sem fazer força que a musculatura já ameaçava cãibras ...

Achei um biker e fomos revezando ... ele me disse que estava atacado de cãibras ... respondi que também estava ...

Era hora de contar quantos km  faltavam para a chegada ...

cada vez mais perto de Piraputanga ... bom sinal !!!

Quando entramos na vila, quis animar para a chegada ...

Quando viramos para a chegada ... Pensei agora vai o sprint !!!   que nada, ao fazer força as duas pernas travaram e quase caí da bike ...

Foi só relaxar e girar sem forçar para conseguir chegar no pórtico ...

O biker me passou tranquilamente ...

5 horas 39 min e 5 segundos (tempo oficial)  ... na verdade perdi meu tempo exato, pois na largada demorei uns 7min para iniciar a cronometrar .


Fiquei contente com meu tempo e achando que posso treinar mais para acompanhar a galera mais da frente.

Fiquei em 41º no geral de 180 inscritos, apenas 113 terminaram no tempo permitido.

fiquei em 8º na categoria Master A, bem longe do 7º   ... os caras andam muito !!!

Parabéns Atitude Aventuras, Gleice e Giordanni,  prova muito boa !!! excelente !!!  Treinarei para a próxima em Bodoquena 24.7  , espero treinar e conseguir fazer a inscrição.



Mayara também virou biker, e participou novamente da prova, na categoria Sport ...

De bike nova, mais competitiva, foi para disputar um pódio pela equipe !!!

Pedala forte essa Mayara, conseguiu o 3º lugar em sua faixa etária !!!

Mais um pódio para ela e para a equipe C.R.MS

Acho que é isso,  bons treinos galera !!!

(logo logo coloco a marcação feita por meu relógio)



 

Um comentário:

tutta disse...

Legal demais seu relato e sua participação na prova. Parabéns.
Espero que continue postando sobre estes eventos e suas participações nele. Bem como as participações da equipe de corrida de rua.
Abraço e sucesso por aí.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br