9 de março de 2011

Treinando forte, novo recorde no tiro de 1 km

          Hoje, com a ajuda de minha companheira de corrida, bati meu recorde no tiro de 1 km, fazendo-o em 3:20, gostei bastante por não ser o percurso em pista,  se fosse acho que daria para tirar mais uns 6 segundos.
          Sejam bem-vindos Angelo Moraes, Alessandro e Bele Borges.   
          A foto é do lago do Parque das Nações Indígenas, onde treino.
         Para tentar passar mais emoção aos leitores, escreverei o que ocorre durante o "longo tempo" de um tiro de 1 km. Para quem me conhece sabe que guardo bem os números,  e se for na conta corrente melhor ainda.  he he he ( pena q não sobra).

        Vai lá: Meu tempo está prox de 21seg/100m, então, olho a cada placa de 100m. para ver como estou.
        Sai forte, os cem metros não vi passar ( viu quanta rapidez ...) nos 200m vi que estava com 37seg (aqui acumulei uma reserva de 5 seg) já me empolguei vez que depois dos 200m só há uma subidinha,
         No tiro para quem não está acostumado, ocorre de vc ficar no limite do fôlego, pouco mais já é para quebrar o ritmo e a força, então o foco é manter a velocidade conquistada e arrumar ar não sei da onde.
       
         Nessa brincadeira de controlar a respiração uns 500m se passam sem ver placas, mas percebidas, ah se percebidas !!!, pelo cansaço, as pernas ficam implorando para parar logo !!!
        Assim mantive forte até os 800m, onde costumo olhar e se tiver abaixo dos 2:45 é sinal que estou bem,  vi 2:37, putz !!! sabia que era recorde dando ânimo e força para assegurá-lo (2:43 era do recorde anterior)  era só confirmar nos 900m, vejo 2:59, estava com novo recorde, faltava saber quanto, veio a vontade de fazer em 20s os últimos 100m para ser sub 3:20, e fui lá nas últimas forças mas com vontade sem igual, vejo o relógio cravei 3:20, fazendo os cem metros em 21seg.
     
           Conquistei o pace de 20seg/100m, agora quero conquistar 19seg, acho que não há fim nessa brincadeira  (se chegar nos 16seg, mudo para provas de 200m ou 400m rasos  he he he) 
       Para quem conhece faço em sentido anti-horário, dos 1600 aos 2600 (sendo quase toda volta no lago), passando por uma subida nos 1800.
     
           Bom tempo, mas ver que o campeão da maratona de Tóquio 2011, Hailu Mekonnen, 2h07m35s, correu o km 40 em 2:48, após correr os outros 39 kms, a +- 3:05, faz ver que não é tão bom assim.
     
        Agora, descansarei para participar de uma meia-maratona no dia 20, tentarei fazer na casa dos 1:36min , controlar a alimentação será o ponto chave.
         Valeu !!!   E como estão os recordes de vocês nos tiros?  Abraços.

16 comentários:

tutta disse...

Sensacional seu tempo no tiro de mil metros Rodrigo.
O meu recorde do ano é 3min08, num local onde tem 700 metros de descida e 300 de subida. Já no inverso (300 metros de descida e 700 de subida) é exatamente os 3min20.
Normalmente eu faço entre 6 e 8 tiros cada sessão, e você?

Abraço e bons treinos.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Ivana disse...

Oi Rodrigo!

Cada dia melhor hein?
Parabéns! Eu também tô satisfeita com meus 2:13 nos 500m. Daqui a 1 mês, 2:10, certo?

Beijo,

Inté

Dalton Ferreira disse...

Parabens, e o importante é vc conseguir as suas marcas, nao tem que ficar comparando com pessoas que são profissionais do esporte

RODRIGO AUGUSTO disse...

E ai Tutta, valeu, eu faço apenas dois tiros, ainda n consigo fazer mais como vc consegue. Muito bom seu 3:08, mas é início de ano e vc deve fazer abaixo de 3min tranquilamente. Vamos treinando forte. Abraços

E ai Ivana, legal vc por aqui, to melhorando devagar e sempre, bom correr contigo e ver que está melhorando bem tbm, 2:10 em um mês dá p fazer fácil. beijo.

E ai Dalton, valeu, não comparo p desanimar não, apenas p mostrar aos seguidores como fazem os profissionais, acho legal divulgar as façanhas dos feras, p gente se espelhar, igualar provavelmente n, mas nos esforçarmos mais, e saber que é possível, dentro da limiatação de cada um. Valeu, agradeço por seu comentário.

Unknown disse...

Ola Rodrigo, tenho acompanhado suas marcas e vejo que esta sempre procurando melhorar, só d estar tentando e dividindo conosco seus feitos ja pode-se considerar vitorioso, pois alem de quebrar suas barreiras incentiva cada vez mais nós q acompanhamos vc . Parabéns.

RODRIGO AUGUSTO disse...

e ai, Angelo, realmente treino sério para melhorar, gosto de tentar compartilhar a emoção deste esporte. Barreiras são quebradas a todo instante, agora a que to tentando é ter pace de 4min cravados nos 10 km ( inicialmente nos 5km). É isso, valeu pelo comentário, vc é corredor? da onde?

sacadura disse...

Valeu Rodrigo!!!!Vc está cada vez mais rápido. Com o esforço e dedicação vc vai atingindo seus objetivos.Não tenho a memória tão boa quanto a sua para guardar as parciais dos tiros,somente conseguiria com meu relógio que grava os tempos parciais, mas até hoje não o utilizei nos tiros(uso outro).Parei de tentar recordes em tiros pois estavam me desgastando muito(aumentando a chance de me lesionar).Tenho feito treino com 3km + 3 tiros de 1000 beeeeem fortes ( mas sem tentar recorde)procurando aproximar os tempos dos 3 tiros. Continuo firme nos treinamentos e bem entusiasmado com as provas que virão durante o ano.ABÇS

RODRIGO AUGUSTO disse...

E ai Sacadura, blz. Vamos treinando, a rodagem e a perseverança nos dão força a alcançar as metas. Até que melhorei bem, lembro o primeiro tiro, foi a 4:06, isso a um ano mais ou menos. Acho que manterei minha cabeça funcionando, se comprar um relógio de marcar parciais perderei essa habilidade de lembrar. Seu treinamento de tiro é forte, três tiros devo subir para +-3:45. Isso aí, vamos treinar forte pois o ano promete. Abraços

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Tá voando hein fera é isso ae continue mantendo o foco que com certeza vc continuará voando baixo...Parabénsss

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Jorge, to melhorando devagar e sempre, to focado !!! HE HE HE, valeu pela visita, acho que com mais um ano e pouco estarei quase voando baixo !!! Abraços, seguem os treinos .

Estivison disse...

quando faço esses tiros não consigo nem olhar o relógio ... alquém tem que marcar para mim.
tá na rota do sucesso e só continuar.
um abração e muita saúde

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, Estivison, a gente fica craque em olhar rapidamente o relogio p n atrapalhar a jornada do tiro, mas certamente se tivesse alguém gritando os tempos seria bem melhor. Estou treinando para melhorar, vamos ver o resultado daqui mais um tempo. Valeu, bons treinos e saúde tbm.

Thiago Melo disse...

Legal seu blog...to te seguindo também...pelo que estou vendo vc é fera...parabéns!!!
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Thiago, seja bem-vindo. Valeu pelo comntário do blog, ainda to longe der fera, mas treino firme, e estou ganhando velocidade em distâncias menores 1km a 5km. Valeu, bons treinos p nós.

CORRENDO E APRENDENDO disse...

Parabens Rodrigo,
Otimo tempo. Não calculei o tempo nos 1000m, mas meu recorde nos
800m é de 2m23s.
Obrigado por sempre passar no blog.

Bons Treinos.

Silvio (corredor-maringa)

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, Silvio blz. Valeu, seu tempo nos 800m é mto bom tbm. Seu blog é mto bom para quem quer informação de eventos no Paraná. Bons treinos .