16 de agosto de 2011

Treino regenerativo...SIM ou NÃO

Olá amigos,recentemente li uma matéria no blog do treinador de Corridas Renato Dutra (http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/) que questiona o chamado "treino regenerativo" ( sessão de treino mais leve após um treino bem pesado.).Ele afirma que tal treino não ajuda na recuperação do corredor contribuindo na realidade para produzir mais lesões no sistema musculo -esquelético do atleta.Ele propõe que tal treino seja programado para outra ocasião e que no dia seguinte aos treinos pesados o corredor descanse.


Outra matéria(http://aminhacorrida.blogspot.com/2011/08/importancia-do-treino-regenerativo.html )enviada pelo corredor da equipe André, coloca o treino regenerativo como importante para ajudar o atleta a combater o cansaço físico, ficar livre de lesões e ainda regenerar as fibras musculares. pois "tem a função de fazer a recuperação muscular das fibras e do sistema cardiovascular, pois ativa a circulação e leva o oxigénio para grupos musculares que auxiliam também na remoção do ácido láctico."

Eu tinha o hábito de realizar os regenerativos nas segundas-feiras após os longões .Atualmente,faço bike indoor (pois fornece um outro tipo de estímulo)em uma segunda-feira e na outra segunda -feira faço o regenerativo (fiquei em cima do muro he he he ) ..E vocês são adeptos ou não dos treinos regenerativos?

6 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Sacadura, blz. Confesso que é estranho entrar no blog e ver uma postagem não feita por mim. kkk. Mas é muito bom ter a ajuda para fortalecermos o blog e deixá-lo mais interessante aos seguidores. Valeu.

Vamos lá, quanto ao regenerativo, eu sou contra (nunca gostei da ideia de fazê-lo), ou seja, sigo o raciocínio do Renato Dutra, justamente porque o corpo está cansado depois de um grande treino ou prova, assim é melhor descansar, fazer uma bike ou mesmo uma caminhada só para aumentar a circulação sanguínea para auxiliar na recuperação. essa é minha opinião. Sem falar que com o corpo "estressado, fadigado" colocá-lo para correr tão em seguida, parece-me que não é uma boa ideia.

ah, o blog aminhacorrida.blogspot.com é do Carlos Alexandre, se n me engano ele é de Portugal, corre mto, 35 nos 10km e nos honra seguindo nosso blog. Valeu Carlos Alexandre !!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

Ah, só para trazer a discussão para o blog, eu li (n lembro onde agora) que o ´regenerativo é feito em velocidade de acima de 7min o km, e só por vinte minutos. ( já um profissional faz num ritmo de 5min/km e por 40min). Fala aí sacadura, vc costuma fazer abaixo dos 6min o km e por uns 40min, to certo? eu qdo qro correr e estou cansado de uma prova faço 4.2km acima dos 6min o km (deve dar uns 27min).

sacadura disse...

Olá Rodrigo,faço o regenerativo com ritmo de 5:30 durante +ou- 30min.Depois do regenerativo fica uma sensação de relaxamento nas pernas,parece que a musculatura "destrava".Abç e bons treinos.

CÉLO!!!! disse...

É né Rodrigão, depois que comprou a minha bike, que vivia sempre parada (he he...), vc passou a fazer o seu bike indoor, bastante confiante no estimulo oferecido por ela.
Está então na dúvida de qual treino é melhor para vc, bike ou no regenerativo normal???

Uma coisa que vi na matéria é que afirmam que o regenerativo, pelo que entendi, deve ser efetuado pelo menos duas vezes durante a semana. Que achou sobre isto????
Um abração Mano!!!(hoje tem timão hein)



E-MAIL: marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marcelao, blz. o comentario do Sacadura que faz bike indoor, acho q na academia. mas eu faço tbm tanto em casa, qto na rua com a bike q adquiri contigo. Alias n a paguei ainda. kkk.

Qto às reportagens, o regeneratico é um treino bem leve q se faz depois de uma corrida forte ou longa. Normalmente esses treinos forte é feito uma vez na semana. Eu faço uma bike depois do meu longão. O Sacadura agora reveza, cada um vai achando um meio de se mexer depois de um treino forte. Abraços , mano.

CÉLO!!!! disse...

POXA SACADURA, DESCULPE-ME CAMARADA. (HE, HE..)
EU ERREI, ACHANDO QUE A POSTAGEM TINHA SIDO FEITA PELO MEU IRMÃO.

TUDO DE BOM À VC SACADURA E PARABÉNS PELAS MATÉRIAS DO BLOG.


IRMÃO DO RODRIGO.