10 de outubro de 2011

Como foi a meia Volta das Nações MS 2011

       Esse vídeo encontrei no youtube (eu e André passamos no seg 31, obrigado benassybross)
        Olá galera, vamos lá, tentarei passar como foi a prova !!!
        Sábado, última olhada na previsão do tempo que indicou tempo nublado e temp 25°  (condições ideais p ara CG em outubro).
        Domingo de manhã, as 5h30, vejo um dia aberto, o sol já dava as caras !! Nesse momento vi que a prova seria um desastre, principalmente pela irresponsabilidade ou desatenção, como queiram, dos organizadores.
        Largada as 8h, o sol já forte. Havia combinado com André e Sacadura, para sairmos juntos na prova, até tínhamos imaginado fazer tempo bom na corrida. Sacadura e André não apareceram devem ter se escondido para ganhar de mim (kkk, brincadeira). André apareceu na largada e saímos juntos, 1ºkm em 4:46, bom, foi o aquecimento q n havia feito. Partimos para três km de subida. Com 4km já acumulamos o tempo de 19:54, mto ruim para o objetivo, mas não dava p correr mais, pois sabíamos que faltaria lá na frente.
   
      Começou a descida até o km 7 e puxamos mais;  um dos km foi feito em 4:20, o melhor da prova, por aqui tinha a curva para quem iria para os 10km, quase desistimos da prova.  Entrada da Afonso Pena o cansaço já avisava do sofrimento que seria terminar essa prova, os tempos começaram a subir. km 10, passamos em 49:39.  Logo, mais uma subidinha para variar, chegamos ao km 12 com 1h de prova. André começou a dizer que estava difícil e que era p eu ir embora. Eu não tinha tanto gás assim e fomos juntos. No 13/14 km, avistamos o Sacadura, aí descobrimos a intenção do Sacadura que era sair na frente na largada e sumir !!! acho q tínhamos aqui uns 3min de desvantagem. km 15, após virar no Comando da PM, André disse para eu puxar, aumentei um pouco e saí, mas logo percebi que ele aumentou, como estávamos mortos  decidimos terminar somente a prova.
   
         A chegada na Hiroshima !!! aqui estávamos mais ou menos no km 17, e é mto legal pois dá p avistar quem está desde uns 15min a frente passando até diminuir e chegar na gente (duas pistas, uma vai e outra volta) . Aqui vimos mtos caras bons como Martins, Jeferson, Fabrício (q inclusive caminhou) e tantos outros, uns mortos como a gente.
     Na subida, avistamos mais alguns bons corredores que sofriam a doidado, a gente tbm estava e só queria terminar. Não demorou e avistamos o Sacadura, mas percebi q ele patinava como a gente !!! kkk, mas a diferença havia diminuido, menos de 2min estávamos dele. No retorno da Hiroshima (descida) o corpo agradeceu e soltamos um pouquinho mais.
 
      Logo chegamos no Paulo Donato (aquele q acompanhei em Foz), corredor já experiente que estava esgotado tbm, o acompanhamos até a chegada.
    Chegamos, sem muitas alegrias, sob um sol de 31º e nada de sombra.. Forças apenas para gritar pedindo prova as 7h da matina. Foi um treino de resistência e teste psicológico. Único aprendizado foi que na hora do sofrimento todos sofrem !!! não caminhar ou desistir da prova, foi a vitória do dia.
   
       Uma vaia para os organizadores !!! pela largada tarde.  Um parabéns a quem concluiu !!
      Para ano que vem, com largada as 8h, estou fora !!! Procurarei outra prova ou vou para os 10km.
     No desafio, Sacadura chegou em primeiro com tempo ruim de 1h50m45 e eu e André pior ainda, EMPATADOS, com tempo de 1h51m27 a posição do time foi 128, 137/138, de um total de 443 concluintes.
 
       Ivana, a melhor atleta no dia, fechou com 1h00m20, nos 10km e ficou entre as 20 melhores (de um total de 390). Parabéns .
   
     O "maior evento do atletismo do centro-oeste" como dizem diminuiu seu tamanho de 476 concluintes em 2010 para 443 no masculino em 2011. No total foram 508 concluintes.  Acho conveniente reverem o que querem, pois tanto reboliço para 500 meio-maratonistas, é muito !!!!  E se não melhorarem a corrida, no futuro devem mudar para " xxxx Caminhada Volta Internacional das Nações". Pois caminhantes tinham aos montes, e é bonito de se ver mesmo, tanta gente em busca de melhora da saúde, mas sem carro, duvido que se chegue a mil.
 
       Tiro o chapéu para quem melhorou seu tempo nessa prova, pois foi pedreira das grandes.
    Faltaram as fotos, desanimei de tirá-las.
    Ah, veio um conhecido de minha cidade e correu o 10km em 45:28, parabéns Raí, ainda vamos correr uma aí na região.

25 comentários:

CÉLO!!!! disse...

UM ABRAÇÃO QUERIDO IRMÃO!!!!!

EU PARTICIPEI DA CAMINHADA, SÓ PARA NÃO FICAR DE FORA POIS TINHA MACHUCADO MEU PÉ DO LADO DIREITO; E O HORROR DA CAMINHADA É QUE PARA DESVIAR DA GALERA QUE SÓ ANDA NA CONVERSA E BAGUNÇA, QUERENDO APARECER NAS CÂMERAS, PARA SE GANHAR UMA POSIÇÃO SÓ INDO PARA O GRAMADO MESMO; E PESSOAS DESMAIARAM NO PERCURSO EM BUSCA DO SORTEIO DO CARRO E NÃO TINHA NINGUÉM PARA SOCORRER.

VÍ ISTO OCORRER VÁRIAS VEZES E TIVE MUITA DÓ... POIS ERAM PESSOAS IDOSAS, E NINGUÉM VIA MÉDICOS, ENFERMEIROS OU AMBULÂNCIAS POR PERTO EM MOMENTO ALGUM DESTES ACONTECIMENTOS, FOI HORRÍVEL DEMAIS!!!!!

É UMA PENA QUE ISTO NÃO VAI SER COMENTADO PELA TV MORENA; POIS A MESMA QUE ÉRA A ORGANIZADORA DA PROVA!!!!!
VCS TINHAM QUE VER A SITUAÇÃO GENTE AMIGA; QUE FEIO PARA O NOSSO ESTADO.


TUDO DE BOM!!!!!!

( marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com )

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Rodrigo parabéns a todos vcs por mais uma etapa vencida!!!
Passou ontem no Esporte Espetacular uma pequena reprise e disse que a CBAT esteve presente com seus árbitros para que ano que vem ela seja internacional e entre no calendário nacional de corridas, ou seja aonde tem tv plim plim e se bobear e a yescom tomar essa prova com certeza vcs sofreram pq não interessa para a globo dar a largada mais cedo, sabe pq? Pq a maioria dos moradores de MS estão dormindo e daí como eles ganharão din din com as propagandas, agora sugiro que todos vcs comecem a treinar seja no sol ou na chuva para quando chegar nas provas vcs não sentirem tanto, por exemplo eu treino no sol e nào tenho problemas com o astro rei.

PS: Ano passado faltou medalha e este ano será que faltou?

Boa semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Dalton Ferreira disse...

Parabens para vcs que completaram a prova. Em 2009 corri com um calor como este que fez este ano e como foi a minha primeira meia e nao tinha treinado especificamente, fiz em 2h3 min e cheguei morto. Em 2010 treinei e fui novamente, graças a Deus fez tempo fresco e conseguie 1h53, mas decidi que nao iria mais, pois alem do trajeto ser dificil, os problemas que tiveram na organização(falta de medalhas) e este ano segundo uns amigos que foram teve problema na inscrição, eles chegaram ai e nao estava a inscrição deles, tanto que um aluno meu daqui que treinou o ano todo para esta prova correu com o nome de outro corredor pois o dele nas aparecia. Para ter ideia da dificuldade este menino que esta correndo muito bem queria fazer abaixo de 1h30, eu disse para ele que se estivesse quente dificilmente ele conseguiria o que acabaou aconetecendo, ele fez em 1h39, o que para mim foi um otimo tempo. Estes problemas da organização, acrescido do horario da largada em um Estado em que o normal é temperaturas altas nesta epoca do ano, deverim rever para transforma la em uma prova noturna, o que na minha opiniao seria um sucesso e conseguiria ai sim um numero expressivo de CORREDORES.
Novamente meus parabens por terem sobrevivido com tempos bons e bons treinos.
Dalton

Estivison disse...

Concordo contigo. Foi muito sofrimento. O nome meia maratona foi só o nome, né. Realmente não vale a pena treinar focado nessa prova. Aquele sol foi escaldante demais. Mas ainda acredito que tem o seu valor essa prova. Pois pode incentivar alguém a virar corredor.
Parabéns pelo resultado e pela garra de ir até o fim. Não é qualquer corredor que faz esse tempo nessas condições.
Todos os 443 concluintes são muito bons!!!
vc passou por mim logo no início ...
Que bom que vcs vão nessa meia. Tem vaga nessa viagem ? um abração e até breve.

sacadura disse...

Olá ,a prova estava muito quente e em alguns trechos com vento contrário atrapalhando a performance não somente nossa mas também de TODOS os corredores(todos com que conversei fizeram tempos ruins),inclusive dos quenianos(as) que venceram a prova.Veja a declaração do vencedor Mark Korir :
“Estava quente, sem contar que tem muita subida e descida no percurso, o que exige mais do atleta", disse o campeão, que fez o tempo de 1h07m04s.
O mesmo Mark Korir venceu a meia maratona do Rio neste ano(estava nublado o tempo mas a largada é às 9hs) com 1h01min 33seg.Vejam a diferença de tempo de 6 minutos!!!! Na Volta das Nações deste ano(2011) ele fez em 1h07min e alguns segundos!!!!!!Para atletas de elite 6 minutos de diferença é muito tempo!!!
A vencedora entre as mulheres, a queniana Eunice Kirwa, também destacou o clima como fator negativo. "Estou bem depois de concluir a prova, que foi bem difícil, justamente por conta do clima. Estava muito quente", disse a atleta, que fez o tempo de 1h16min48s.
Resumindo percurso ruim+clima ruim+organização ruim+horário de largada ruim = tempo de conclusão alto.abç

sacadura disse...

Olá.Larguei muito forte para o meu condicionamento físico atual e para uma prova com altimetria complicada e clima quente(fiz o 1º km em 4:10 e no km 3 após subir quase toda a Via Park estava com pace de 4:46) e paguei o preço no final com queda de rendimento.Tentei atingir minha meta que era concluí-la em até 1h39min.mas não consegui.Terminei concluindo em 1h50min tempo incompatível com meus tempos nas meias maratonas deste ano que fiz em 1h37 e 1h39.Foi um "desafio" físico e mental superado por todos os concluintes.Parabéns aos que conseguiram concluir a prova pois foi uma "pedreira" e sempre tiramos alguns ensinamentos com as dificuldades.Ao terminar a prova disse ao Rodrigo que não a correria novamente,mas....o tempo alto que fiz ficou "engasgado"na garganta...talvez participe novamente para concluí-la em um tempo bem mais baixo.abçs

CÉLO!!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CÉLO!!!! disse...

-------\\\|///---------
-------(@ @)-------
--ooO--(_)--Ooo--

ASSISTI VCS DOIS PASSANDO NA FILMAGEM E ACHEI LEGAL A POSTURA, PARECEM BASTANTE PONTUAIS!!!

DESTE MODO QUANDO COMBINAM HORÁRIOS DE ENCONTRO NO LOCAL DA PROVA (ANTES DO INICIO DA CORRIDA), PONTUALMENTE SE ENCONTRAM CONFORME O COMBINADO, NÃO É MESMO?????? (RSRSRSrssss.....)

tutta disse...

Com condições climáticas desfavoráveis, cruzar a linha de chegada já é uma grande conquista.
Parabéns a todos da equipe.

Ah, mas dê um "puxão de orelha" no Sacadura por mim aí, ok?
Baita sacanagem a dele. Combinou de sairem juntos na largada e deu os "canos" e "vazou" pra frente sem avisar. É feio isso rapaz. rsrsrs

Abraço e sucesso a equipe.


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Eduardo disse...

Bom dia à todos!Assisti ao vídeo,a maioria parecia estar voltando do campo de batalha(o q ñ deixou de ser),infelizmente vcs pagaram pela falta de senso crítico e conhecimento por parte dos organizadores,mas p\ o ano q vem, vamos torcer p\ q estes erros sejam ajustados.Para o futuro,adotem na equipe, apoio p\ resfriamento externo,com água;uns adotam a viseira, pois ao molhar a cabeça, usando o boné,pode-se criar um vapor sob o boné,ñ adianta falar q ano q vem,vcs ñ irão, por que chega na hora a gente não resiste, a experiência adquirida no ano vindouro, será aplicada na próxima prova.Parabens á Ivana, q com sua simplicidade e humildade, se destacou.Olhei o site da meia de Toledo, tinha só 2 inscritos de CG, vcs participam? Gostei da organização,inclusive os alojamentos, só ñ sei se tem medalha aos participantes q concluirem a prova.E o Vagner MS, q iria correr os 10K como treino p\ o triatlhon, como foi a experiência?Mais uma vez parabens á todos.
Fiquem com Deus.

Alex Melo disse...

Olá Rodrigo, parabens pela conquista pessoal ao terminar a volta das nações, tambem fizemos os 21km e sofremos bastante, iniciei hj um novo blog para postar minhas experiencias com atleta-guia e aguardo a todos lá.

Meus parabens pelo blog e muito sucesso.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Galera, brigado pelas visitas !!!

Marcelo, ainda bem q n deixou de participar do evento, ano q vem correrá a 10km com certeza. A organização só quer número e está deixando a desejar em mtos aspectos como vc citou de uma senhora passando mal. Outro problema é q 3km para um posto de hidratação é mto tempo p um idoso caminhante. Valeu, abraços, ano que vem tem q melhorar.
Vc viu a postura de atleta. kkk. então, vc viu, esses caras me deram o nó.

Jorge, acho q n são malucos de piorarem a prova, aí só dará turista mesmo ou encheremos a prova de 10km. Medalha tinha. he he he. Vamos aguardar a próxima edição. Mas já falaram em 20 mil , 15 mil só de caminhantes !!!

E aí Dalton, essa prova estava ruim demais, mtos já falaram q foi o pior clima q já teve. O corredor daí q fez em 1h39 está de parabéns, certamente ele fará em uma prova boa. Aqui a maioria subiu seu tempo mto, em 9min ou mais. Faltou água p gente depois da corrida, é feio, mas na tv foi um show !!! abraços

E aé Estivison, a prova castigou até qm treina no sol p tempo. Assim como um colega Jeferson q arriscaria sub 1h30 mas chegou com 1h36, mesmo assim voou na prova. Abraços.


Sacadura, vc é o culpado de eu fazer essa meia, he he he, pois eu qria fazer a de 10km. Q lua q foi, tivemos um gde azar, Até a elite sofreu. Bora treinar e achar boas provas

Tutta, blz. é só de n caminhar nessa já foi difícil. Vc viu, esses caras combinam e me deixaram lá meia hora esperando. deixa eles, deixá-los-ei p trás nas provas. kkk. Valeu, boa maratona aí em Curitiba.

Eduardo, realmente, alguns detalhes podem ajudar, o duro é colocá-los em prática em uma prova. Foi ensinamento grande, resistir ao clima foi dureza. Em toledo não vamos não. tvz em outras ocasiões. Valeu.

Fala Alex Melo, parabéns por correr como atleta-guia, é mto legal de sua parte, sucesso para vc e Benilce. Já fui a seu blog. Abraços

sacadura disse...

Olá pessoal,Tutta ,na realidade tentei encontrar o Rodrigo e o André na largada,o que houve foi um desencontro pois o guarda-volumes (ponto de encontro)estava em um local inesperado e depois acabei desistindo de achá-los pois esperei muito para ir ao encontro deles.O Rodrigo fica fazendo estas brincadeiras no blog não explica direito e vcs acreditam.....Para mim não tem nenhum problema largar junto (foi assim na meia do Rio em que eu e o Rodrigo largamos e corremos praticamente toda a prova juntos e faltando 1km ele me passou no final).Na próxima meia que a equipe irá participar largaremos juntos.....mas só na largada pois Rodrigo e André ficaram "doidos"para me ganhar na próxima e com certeza sairão em disparada me deixando para trás(apesar de ganhar nesta corrida normalmente sou o mais lento da equipe).Abçs

RODRIGO AUGUSTO disse...

kkk, Tutta e o Marcelo estão certos, os dois combinaram e n foram lá, atrapalhou e mto minha largada !!! kkk, na próxima marcamos na largada, aí na corrida saírei p vitória !!! he he he

Bruno Eiji Guibu disse...

Parabéns a vocês! O sol estava realmente muito forte, deve ter sido muito sofrido correr os 21 km.

Mesmo na prova de 10 km vi 3 pessoas precisando de atendimento do SAMU.

Tomara que ano que vem eu esteja preparado para correr a meia e com um clima mais favorável.

Bons treinos!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Bruno, blz. o sol castigou, né.

Valeu, e parabéns por correr os 10km e se pensa na meia do ano q vem, comece uns longões de 12, 14 e devagar chegue aos 16, 18. Aí ´terá bagagem p participar da meia. Os longões é bom fazer a cada 15 dias.
Abraços

André Bandera disse...

Opa pessoal,

Volta das Nações 2011 foi muito difícil correr os 21,097k devido as condições climáticas, sol forte demais.

Parabéns aos corredores que conseguiram atingir os objetivos para a prova. No meu caso o objetivo virou: concluir a prova. Foi dificil, teste psicologico como disse Rodrigo e Sacadura.

Ano que vem, vamos para 10k nesse horário 08:00hs, esse horário da largada prejudica a saúde para correr 21k.

Valeu pelo post Rodrigo.

Bom descanso e bons treinos pessoal.

Anônimo disse...

Corri a prova de 10 KM terminei com 58 minutos, realmente o sol tava de matar, durante o trajeto vi umas 4 pessoas passando mal

RODRIGO AUGUSTO disse...

Valeu Alessandro, bons treinos.

E aí André. blz. fizemos um treino de resistência e teste psicológico mesmo, conseguimos terminar !!! ano q vem nesse horário, vou p 10km sem pensar mto tempo. Falow, bons treinos.

E aí Rafael/Rodrigo (mundoprogaramador) seja(m) bem-vindo(s). Mta gente sofreu a doidado e para quem n tinha um mínimo de treino ficou pior ainda. Bons treinos.

Anônimo disse...

essa foi a Primeira competição que participei fora esse calor, foi muito boa... (tomei gosto pelo esporte), vou começar a me preparar para as proximas competição.

--------------
Rafael Mattos
--------------

RODRIGO AUGUSTO disse...

É isso aí Rafael, comecei em 2009 na corrida noturna e nos 10km da volta das nações 2009. De lá p cá, aprendi mto e tenho mto a aprender. Se aceitar umas dicas, no começo treine apenas três vezes na semana e faça apenas rodagem ( treinos sem forçar a velocidade) para acostumar a correr e ganhar musculatura e aumente devagar a km semanal. leia mtas revistas e pegue dicas com corredores que gastaram alguns solados de tênis !!! he he he. Bem-vindo a esse vício e bons treinos

Ivana disse...

Olá a todos!

Como não poderia ser diferente, também achei a prova muito difícil. Não fiz o tempo que queria (sub 1h), mas bati meu recorde com 1h00min20seg. Depois da prova quis comentar com o Rodrigo que a prova tinha sido muito difícil PRA MIM por conta do calor, mas logo lembrei que ele já havia me falado que uma vez dificil pra você, difícil pra todos!
Palavras que consolam...

Quando eu estava na subida da Antonio M Coelho, ouvi uma corredora dizer: "Que ignorância esse esforço" e eu mais do que depressa pensei: Também acho! Daí ela caminhou e eu infelizmente caminhei também por uns 25 metros... pena né? E DE NOVO caminhei a uns 400 metros da chegada quando a MESMA corredora passou por mim e disse: "Bora fazer em menos de 1 h..." Como eu não estava marcando meu tempo e pelo cansaço achei que tivesse longe disso, quando ouvi, disparei, não sei como e nem sei de onde tirei energia mas fui...Pena que não deu pra sub 1h... mas no ano que vem não terá "ignorância" que me fará caminhar, hehe!

PARABÉNS a todos pela conclusão da prova!!! Ano que vem tem mais Volta das Nações e como disse o Paulo Donato a gente sempre fala que não correrá mais nesse calor, mas vira o ano..., a gente esquece..., e tá lá DE NOVO, rsrsrs!!

Ótimos treinos à todos!!

Até mais!

CÉLO!!!! disse...

OI IVANA... É ISSO AÍ, PARABÉNS!!!!!
Gostei de ler seus acontecimentos atuais e suas promessas futuras.

Eu também estou assim; Tenho minha promessa para participar da corrida dos 10km no ano que vem e não da caminhada como fiz neste ano. (RSRSRSRSSSssss...)

Eu levarei muito a sério isto mesmo, gente amiga!!!!!

TUDO DE BOM À VC QUERIDA.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Ivana, vc está de de parabéns pois o clima e percurso n são para recorde de maneira alguma !!! Vamos aprendendo a cada prova a nos comparar apenas com quem ta bem, para não desanimar. "temos que pensar, o(a) atleta parou e estou firme, que bom !" . Pena que caminhou, se não, faria sub 1h mesmo nessa pedreira. Realmente desanimei com essa prova, mas tvz me inscreva para os 10km e faço a meia no dia. bjos

Ivana disse...

Valeu Marcelo pela força!! E é muito bom saber que ano que vem estará lá firme correndo os 10 km.
Vamos continuar treinando!!!

Olá Rodrigo!
Obrigada pelas dicas e pelos treinos! Estaria fazendo esses 10km em 1:15h se não fosse você... sabes disso.

Bjs