5 de dezembro de 2011

4.12 - Corrida 10km Série Delta - SP e o paradoxo de viajar para correr.


          Olá galera,  esse final de semana participamos (eu e Ivana) da última prova do ano.  A 3a etapa da Série Delta - SP.
          Inicialmente falo rapidamente da corrida. Pegamos o metrô, 1.4km de caminhada até chegar ao Joquei Clube.
       Lá vi um corredor que me lembrou o corredor blogueiro Alessandro Guimarães  não hesitei, perguntei se o era. Dito e feito ele me reconheceu e já batemos um papo de corrida e das expectativas da prova.  É legal ir em um lugar distante ter algum conhecido, até então conversávamos só por blog.
      Vamos para corrida, não aqueci adequadamente, apenas fiquei pulando na fila da largada por uns 10min.
      Não falarei agora da expectativa do tempo ... Dada a largada, primeiro km meio frio, o coração sobrando e a ansiedade toma conta, corri leve 'na minha cabeça" mas quando vejo 4min04seg, vi que era mais forte do que o pretendido e da condição atual para suportar por 10km.
          Encontro um ritmo, qdo passo no km 3, estava com 17min cravado, já caindo o ritmo para 4:20 na média.
         km 4, a gente correu dentro do joquei club, numa estrada de terra batida, n sendo tão pesado, só atrapalha, por +- 800m, passo no km 4 com 17:20, dentro do esperado.  O cansaço não estava forte, mas não tinha força para aumentar o ritmo.
        Não demora e passa o Alessandro, gritando, vamos !!!  o cara passou como uma bala, mas como será difícil corrermos juntos, decidi correr com ele por um trecho, o alcancei ( ele corria p ritmo de 4:00)  falei que ganharia dele !!! (brincadeira) , falei que correria com ele por pouco tempo, conversamos pouco, pois eu já não conseguia falar nesse ritmo !!!, uns 400m depois o deixei ir embora ...  foi sumindo ..., só o vi qdo tinha retorno qdo se via os adiantados retornando.
       Falando em adiantados, o Adriano Bastos sobrou na prova, lá pelo km 6, ele já abria + de 200m para o segundo colocado.
      km 5, passo com 21:40, exatamente o que eu queria. totalizou o ritmo de 4:20 por km.  Se eu dobrasse, sairia meu recorde.
     Animei, mas nem tanto, o esforço físico me deixava um pouco desanimado ...
     A partir daqui surgiram três subidinhas ( duas eram subir o túnel) e uma era um retorno, neste o Alessandro me disse "vai Mato Grosso". na lata já gritei  "do Sul "  kkk .
     O tempo acumulado no km 8 foi alto, 35min12seg, tirando uma chance de recorde, mas como fui para correr bem, resolvi forçar e  ver o que dava p fazer.
    km 9, passo com 39min35 (4:23) e o último forcei mais e o fiz com 4:13min, totalizando 43:48min, 15seg do meu recorde e segundo melhor tempo.
    Fiquei feliz ?   já respondo ...
   
   O paradoxo que quero comentar é: viajar para lugar que conheço pouco para correr "a prova" na tentaitva de recorde.
   O problema é o seguinte, a gente vai a um lugar bonito, desconhecido, com tanta coisa para ver ... e a corrida pede um descanso para bom aproveitamento !!!
    Só para ambientá-los, fomos a um bairro para conhecê-lo ( ali a gente andou bastante ...)
    Para retirar o kit, na Barra Funda , anda-se mais um monte ...
    no sábado, realizei um pequeno sonho, andar de kart ...
    aqui sabia que não era o indicado, pois 30min num kart serve para pernas, costas e braços reclamarem do esforço. Quero comentar que por ser a primeira vez que andei, fui mto bem !!! he he he, na pista de 470m o recorde era de 23seg920milésimos  e consegui fazer 25seg163milésimos, ou seja, 1seg e 240 milésimos do recorde,  sei não, acho que pararei de correr e partirei para o kart.  kkk
     Mas voltando ao assunto, ao sair do kart, minha panturrilha já reclamou ...
     Mais uma longa caminhada naquela minúscula cidade de São Paulo, mais alguns metrôs ...
     Fora isso, vem a parte da comida, a gente está de "férias" logo quer comer algo diferente. Então, não é nada difícil sair dos eixos.  Quem me conhece sabe que não como quase nada ..  kkk
   
     Assim termino dizendo o paradoxo que enfrentamos quando vamos a uma cidade "turística" e nos deparamos com mtos pontos a conhecer confrontando com a seriedade "dentro do nosso amadorismo" de ir para uma prova boa para fazer um ótimo tempo pessoal.

     Saí da prova feliz, porque fiz um tempo razoável, mas ao mesmo tempo um pouco triste, porque perdi uma bela oportunidade de baixar tempo !!!
     Ivana, na mesma situação fez 27min20seg nos 5km, 10 seg acima de seu recorde, com descanso certamente teria melhorado seu tempo.
     Mas no final das contas o saldo é para lá de positivo, pois uma viagem para quebrar a rotina, esfriar a cabeça, aprender bastante, diversão e, ainda, fazer novos amigos.   mto bom !!!!

     O recorde nos 10km da equipe ficou com André em 2011 com 43min17seg.  Parabéns e se cuida, pois em 2012 os treinos aumentarão !!!!

    ah, reitero o convite, acima feito, de um longão de 20km no dia 18.12  com uma pqna confraterinzação !!!

8 comentários:

Estivison disse...

viajar para correr bem requer uma atitude de profissional. nem sempre vale a pena deixar de curtir a oportunidade de viver e experimentar a cidade visitada. O caminho do meio talvez seja o ideal. Parabéns pelo resultado !!! dia 18 - Deus permitindo - estarei no treino. é só falar o local. mas, vou bem mais devagar que vcs ...
um abração e muita saúde !!!

Dalton Ferreira disse...

rodrigo , sobre este paradoxo, o que posso dizer, pois eu ulimamente tenho usado as corridas para associar com ferias, é que o unico jeito de nao sofre o desgaste antes da prova é vc chegar para correr e so usar o dia seguinte para o turismo, se nao a gente sofre na prova mesmos,rs
Um abraço e parabens pelo tempo
dalton

Ivana disse...

Olá Rodrigo!

Gostei muito dessa prova. Apesar das andanças, a prova de 5km foi só no plano sem nenhuma subidinha... adorei! Horário bom de largar (7:30h), temperatura excelente, sem sol...só faltou o recorde, hehe! Mas apreciei a corrida, me diverti...só não gostei muito da de Kart,pois nessa "achei" que pudesse disputar com você de igual pra igual, kkkk, mas não foi o que aconteceu! Essa minha esperança durou pouco. Na primeira ultrapassagem sua, pensei: ele não vai conseguir ultrapassar de novo... na segunda, pensei comigo: essa foi a última... e assim foram as DEZESSEIS ultrapassagens, rsrsrsr!
Mas com um pouco de treino, quem vai quebrar o recorde daquela pista sou eu!!! Hehe

Bj e bora treinar!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Estivison, falou mto bem, p nós o caminho do meio termo é o mais adequado mesmo. no meu caso, apenas fico achando q atrapalhou ... mas n deixo de curtir a viagem. no treino de 18.12 será 5:30 mas n deixe de ir pois haverá mais gente . tvz saia mais blocos, uns mais lentos se quiserem. abraços

Dalton, blz. vc faz mto certo em correr primeiro e curtir a cidade depois. no m caso geralmente a viagem é chegar sábdo e voltar domgo, assim fica dificil. he he he. valeu.

Olá, Ivana, as andanças cansam né. seus 5km parece q estavam planos mesmo, fiquei com vontade de ter disputado essa. no kart vc foi cuidadosa e o capacete n era o apropriado, atrapalhando um bocado, sem falar na precariedade do banco. um dia ainda correremos em outro kart. bjs e vamos treinar, leve este mês !!!

André Bandera disse...

Rodrigo e Ivana parabéns aos dois pela participação no evento: 3a etapa da Série Delta - SP..

Seu relato merece uma análise ao vivo risos, no longão conversamos sobre..

Ae galera Rodrigão foi para bater o recorde da equipe...

Tempo hoje de 43:18, pertence ao André.. eu....

Para ae Rodrigo, esse tempo será difícil de ser batido, muito baixo.. risos risos....

Vai durar até 2012..

Abraços pessoal.... risos...

André Bandera

sacadura disse...

Olá Rodrigo,todas as vezes que viajo para correr acabo me cansando antes da prova,pois além do desgaste da viagem e das "andanças",normalmente durmo mal na noite anterior pois perco o sono.
Pôxa Rodrigo,vc vai deixar o André ficar "tirando onda"??Rodrigo,treine bastante e Senta a bota em 2012!!!
André,....treine em 2012 pois o seu recorde nos 10 km não é difícil de ser batido pelo Rodrigo pois ele tem 43:33 ficando SOMENTE 16 segundos atrés de vc.
A disputa promete ser boa em 2012 entre Rodrigo e André.Eu estou fora de qualquer disputa pois como todos sabem sou muito lento,em 2012 vou treinar somente para melhorar meus tempos pessoais.abçs

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí André, blz. vai tirando onda !!! he he he, ano q vem esse tempo seu vai p o espaço rapidinho. curta bem essa de mais rápido da equipe, pois treinarei p tomar o posto. valeu, a corrida em Sp foi boa demais, faltou um tempo um pco melhor. só isso. he he he he.

e aí Sacadura, deixa o cara curtir, o cara n percebeu q fomos receptivos p ele se sentir bem na equipe, agora ano q vem vamos p cima e derrubar esses tempinhos "fáceis" e n tao longe da gente. kkk. Valeu, ansiedade p correr tbm é ruim, mas to aprendendo a controlar. o duro é isso, cidade diferente e ter q ficar descansando. n dormir na noite da corrida tbm atrapalha. valeu.

tutta disse...

Olá meu caro amigo Rodrigo, me desculpa pela demora em vir aqui para prestigiar e comentar nesta que foi a sua última prova de 2011.
Parabéns pelo ótimo tempo feito "no kart", quer dizer, na prova. hehe
Ficar a poucos segundos de um recorde pessoal é muito bom, pois é sinal de que você está bem e com um pouquinho mais de treinos você o quebrará.

Abraço e desejo que seu 2012 seja tão bom quanto 2011.
E se manda treinar pra vencer o Sacadura, ok? hehe

Abraço a ele também e sucesso aos 2.


tutta - BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com