3 de dezembro de 2012

Circuito Athenas - III etapa Brasília - 10k

               Esse final de semana joguei minhas fichas numa tentativa de recorde na etapa Brasília do Circuito Athenas, na ideia de uma prova plana, fui sem pensar muito. Tive a companhia do amigo Fábio Corazza (do blog corazzakeeprunning.blogspot.com.br). Desde já agradeço ao amigo do Corazza em Brasília, o Wagner e sua esposa Gabriela, que deram a maior força e apoio para gente, com deslocamentos pela cidade.
                 
                 Passamos pelo percurso da prova, a avenida "asa central (ou corpo do avião)"  de Brasília.   Ali vi que a escolha foi um tiro no escuro, a prova era naquele percurso ida e volta. Assim qdo a ida fosse descida, a volta seria em subida. Minha ideia de vencê-la foi correr forte nas descidas e não morrer nas subidas. (simples, mas não fácil). clique em mais informações
                 Sem muita conversa, vamos para a prova.
             Pouco aquecimento, por chegarmos meio em cima da hora (a largada foi uns 2k mais distantes do que imaginei).

      Dada a largada, muito tranquila, a disputa por posições não estava acirrada. 1º km  em 3min37, a descida favoreceu e muito. Bom para aquecer ...

2º km 4min15, era o começo do retorno e de subida...
3° km 4min25    subida
4º km 4min34 subida

         Não me preocupei, pois confiava na descida para recuperar, mas confesso que a subida foi muito mais longa correndo do que passando de carro. kkk
          ATÉ O 4º km era subida leve e contínua, eu e Corazza seguíamos juntos. Finalzinho da subida, comecei a distanciar do Corazza.

para terem noção da subida !!!
      Foi uma tentativa de ganhar ritmo e tentar fazê-lo me acompanhar. Mas vi que iria sozinho na longa jornada ... Logo, começou a descida e fechei o 5º km com 3min:56, passando nos 5k com 20min48

     



        6º 3min58, aqui as passadas na descida fazem o pé doer um pco, "coisa da profissão", mas sem choro ...    iniciou um plano, indo até o final da ida e começar o retorno, certo cansaço e acomodação, 7º km 4min15, com 29min02 acumulados.


              Pensamento:
"Esse tempo, levando em consideração os mais de 2k em subida, considero que rodaria para ritmo de 4min bem baixo, os sete kms iniciais (28min e pco) numa prova plana !!!. Assim, nessa eventual prova plana, poderia correr perto dos 4min20 os 3k finais para um sub 41min"

           Voltemos para a prova.

           Lembram os dois km em descida, com sub 4min cumulativos, então, era hora de voltar (com subida), início da subida foi interessante notar que quando descia, o pé batia com mais intensidade; agora, as pernas que sentiam, principalmente as coxas.

        8º km  4min40, uma GRANDE RECLAMAÇÃO DA PROVA, AS PLACAS DA PROVA DE 10K E 21K ESTAVAM UMA ZONA NESSA PARTE DO PERCURSO.  Assim, eu que estava dessa vez com relógio sem gps me perdi e não pude mais acompanhar os kms pelo relógio.  9ºkm    4min44  (se em posição certa !) (os tempos colocados no 8º e 9º kms são aprox.)

           Era o fim da subida, hora de acelerar novamente, mas o motor já não ia com tanta força ...   10º km 4min01fechei a prova com 42min25. 

            Fiquei em 5º na categoria 21a30 anos com 69 participantes e 16º no geral com +-400 atletas.

         Conclusão: pela prova possuir mais de 4k em subida (leve, tenham em mente que as subidas não eram tão íngrimes,  mas eram contínuas, quem já passou por lá pode expor o que pensa dela.), gostei do tempo !!!    Agora, resta-me pedir a revista Contra-relógio do Saca e fazer a planilha sub 40min para os 10k e achar uma prova para próxima tentativa.
  
            Para o Saca e o André e qm já fez, lembram da largada da meia golden four, era uma descida bacana, então, foi por lá, e a largada dessa golden four não era no ponto mais alto, (assim, a volta de ontem passava por boa subida).

13 comentários:

Fábio Corazza disse...

Parabéns pela prova corrida, você foi muito bem!
Manteve o tempo nos 10K, só que desta vez correndo numa prova que teve praticamente a metade do percurso com subidas.
Valeu pela companhia amigo, e que venham outras cidades e estados!
Abraços e domingo tem mais.

Brandão disse...

Parabéns Rodrigo, pelo percurso seu tempo foi ótimo. Você está no caminho certo para conquistar seu objetivo. E o Fábio acredito também que voou nesta prova só de conseguir te acompanhar nos primeiros kms e também está de parabéns. Grande abraço.

Douglas Cardoso disse...

Parabéns Rodrigo. Cada dia mais rápido.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Marcelo disse...

parabéns Rodrigo eu tenho acompanhado você pelo blog, você é um exemplo sempre praticando esporte,continua assim cada vez mais rápido como sempre foi nos tempos de escola. um forte abraço ,estou sempre contigo guerreiro.

Prof. André Rocha disse...

PARABÉNS RODRIGO... PÔXA SE NÃO FOSSE ESSAS SUBIDAS TALVEZ VIESSE UM TEMPO MELHOR AINDA, MESMO ASSIM SUA EVOLUÇÃO NA VELOCIDADE É NOTÓRIA. PARABÉNS.

Estivison disse...

Parabéns !!!! muito bom resultado !!! melhorando sempre !!!

isidoro Andrade disse...

Valeu Rodrigo..Mesmo não alcançando o objeito, mostrou o crescimento e evolução..Parabéns!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera,

Fábio Corazza, mto boa a viagem, é, não contaváamos com as longas subidas ...
Fomos bem, domingo tem mais, abraços.

Brandão, valeu, consegui o tempo de Sp em um percurso bem mais difícil, valeu. Corazza deu trabalho até os 4k, depois manerou um pco. Sentiu o estômago. Tbm comendo burger king p prova. kkk
Abração.

E aí, Douglas Cardoso, vamos nessa, boa recuperação p vc !!!

E aí Marcelo Lima, opa, estou tentando recuperar a forma, da época que a gente tinha um bom time de futsal, ganhando até torneio com séries mais avançadas do que a nossa. Lembro mto desse título na 2a série, no auge de meus 8 anos !!! Ve se treina aí, p competirmos !!! abraçao. Ah, está convidado p ser o cozinheiro oficial da nossa equipe !!! hehehe


André Rocha, essas subidas acabaram com meu recorde !!! mas está valendo !!! risos risos. Falta acertar uma prova !!!

E aí, Estivison, valeu, quer um palpite o Saca não gosta de ser desafiado !!! kkk

E aí, Isidoro Andrade, a evolução parece contínua, mas mto menos veloz que a nossa vontade !!! hehehe. Abraços

sacadura disse...

Rodrigo,parabéns pélo bom resultado em um percurso difícil.Tô tão lento nas corridas que nem me importo mais em ser desafiado,(zero de capacidade de reação).Vão em frente Estivision e Isidoro pois passar o Saca é MUITO fácil.André Bandera e Rodrigo nem me consideram mais como corredor,ficam dizendo que sou caminhante de tão lento que sou.Força nos treinos pessoal. Abçs

Bruno Eiji Guibu disse...

hahahahah Esse SACA é uma figura!!!

Rodrigo, parabéns por mais uma prova completa e muito bem corrida!

Muitas outras virão, continuemos com saúde e força de vontade.

Abraços!

André Bandera disse...

Opa Rodrigo,

Valeu pelo relato da prova, diz bem o que foi a prova, DUREZA.

Parabéns pelo tempo conquistado, com várias subidas o tempo saiu baixo pace 4:13 muito bom.

Continue motivado e fazendo treinos fortes, bons resultados como esse virão.

Abraços

tutta disse...

Mesmo estando bem treinado, mas se haver muitas subidas na prova, o tempo nem sempre vai ser bom. Na final do Circuito SESC-Pr que corri no dia 25/11 em Curitiba, tinha pelo menos uns 7kms em subidas e me 'lasquei' todo. Completei com mais de 38min os 10k. hehe

Mas, aí em Brasília, você fez uma ótima prova.
Parabéns e bons treinos a você Rodrigo e a toda equipe Corrida de Rua MS.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera,
Saca, valeu, a galera está te testando e certamente tentarão te alcançar ... isso é bom p a equipe.

Bruno Eiji Guibu, valeu, certamente seguem os treinos e saúde aguardamos sempre. abraços


André Bandera, valeu, a prova é complicada sim p tempo, acho q me saí bem. seguem os treinos.

Tutta, tem razao, bom tempo só sai em prova "fáceis" mas pelos tempos dos outros sabemos se fomos bem. valeu