18 de março de 2013

Uma prova de 10k no Rio - 3.3.2013

   Fala galera,
  Inicialmente, obrigado aos novos seguidores do blog Armando, Angelo e Ana Paula, sejam bem-vindos.

  Eu, Saca e André Bandera conseguimos achar uma bela promoção de passagem para o Rio de Janeiro e fomos lá disputar uma prova de 10k para correr no aterro do Flamengo. Assim, percurso plano era sinal de bom rendimento.

   Com a data da viagem escolhemos a prova Circuito das Estações da Adidas, prova cara e sem muito retorno aos atletas como premiação nas faixas etárias, a lógica aqui era entregar um kit recheado e um grande evento com música.  Dessa forma, no nosso caso era correr para ver o tempo que sairia, correndo no nível do mar.


  Aqui já agradecemos aos familiares do Saca que nos deram um suporte mto bacana, possibilitando aproveitarmos mais a cidade. Valeu !!!

  Fomos retirar o kit !!! num shopping pequeno para tanta gente, a fila para pegar o kit se estendia por uns 50 metros,  acho que ficamos uns 30 min para sermos atendidos !!! absurdo para uma prova de "modinha" como dizem.  Ainda, não encontraram meu número de peito,  mas solucionaram me dando um novo número. Tudo certo. Para pegar a camiseta, a senhora que lá estava, acho que já tinha perdido o bom humor fazia tempo, pois o desgosto que ela demonstrava por estar ali era notório.

     Depois de muito bom macarrão no sabado a noite, era hora de dormir e aguardar a hora da corrida.

     Chegando na prova, nunca vi tantas barracas de assessoria esportiva, havia umas 150 !!!   pegamos o chip e fomos aquecer, aqueci certinho dessa vez, uns 15min !!!

           Eu e André Bandera largamos no pelotão quênia, bem lá na frente, Saca largou no segundo pelotão.
 Na largada estava o blogueiro Jorge Maratona e o Danilo Balu os cumprimentamos e fomos para largada.

Ficamos quase na linha de partida !!! para uma prova com 9mil corredores, isso é muito bom !!!  A pista da prova era com 4 faixas de rolamento, que beleza !!!

Primeiro km saiu fácil para 3:48,  e o segundo tbm abaixo dos 4min. A prova prometia !!!  o Clima ajudou, pois estava meio nublado, sem mormaço !!!

Nessa prova eu e André Bandera queríamos nossos recordes e fomos forte para isso.  Resolvemos não ficar lado a lado para não prejudicar o rendimento do outro. Assim, fui sem ver onde ele estava,  achei que tinha aberto vantagem !!!  Quando o pessoal dos 5k retornou, a pista ficou mais vazia ainda, muito legal, já fez aquela fila que forma uma linha e assim fomos tangenciando as curvas  (muita gente erra feio para tangenciar !!! parece que ficam sem noção do que estão fazendo, pois não fazem a diagonal e sim percorrem os "dois lados do triangulo" deixando de correr justamente a diagonal).  (maiores explicações, mandem 10,00 mais o passe do busão que eu explico. kkk)

Vamos lá, quando começa o retorno, contei uns 30, opa , muito bom !!! quando faço a curva de retorno, com 19:55 vejo o André a uns 5 metros apenas (falei, esse cara vai me dar trabalho lá na frente !!! hehehe)

Fechamos os 5k com 20min25 +-, bom.

Fomos juntos a partir daqui, o retorno era uma leve subidinha, coisa pouca, fomos puxando forte para sair tempo bom.

Quando chegamos nos 7.5k, pegamos o pessoal do retorno dos 5k, aí pensa !!!  eram os "menos apressados" que estavam com 2.5k por volta de 31min de prova (devem ter demorado um pco para passar no pórtico).  Eles invadiam a faixa dos 10k, isso atrapalhou bastante, pois a velocidade deles era bem menor !!! precisava desviar, pois, ainda, corriam em grupos lado a lado !!! acho que por falta de noção do tanto que atrapalha quem está se esforçando e cronometrando seu tempo ficam tranquilamente por lá !!!  Ainda, tinha uns 4 corredores "aqueles de academia" entre gordinhos e bombados, fui falar que eles estavam atrapalhando ao correr na faixa dos 10k (eles eram logicamente dos 5k)  eles não gostaram e começaram a me xingar (confesso que fiquei com medo de levar umas bordoadas deles)  mas por sorte, eu corria mto mais que eles e até me fizeram correr mais !!! hehehe

Eu a André forçávamos o ritmo e o cansaço também se exaltava !!!  lá pelos 8k, era hora de manter o ritmo para não deixar o ritmo cair !!! apertamos um pouco mais e eu já me preparava para no último km acompanhar o André, pois ele sempre faz um sprint do 9 para o 10k. (já perdi umas nesse sprint dele).

Mas o André de repente diz, Rodrigo vai que vou parar um pouco !!!! e do nada ele parou de correr (acho que perguntei se estava tudo bem e ele respondeu que sim)  continuei meu ritmo e com o cansaço tbm !!!

André, não quero por lenha na fogueira não, mas já dizem "às escondidas" que não é a primeira vez que vc para na prova, lá pelos 8k, e to achando que estão até cogitando de chamá-lo de "André paradinha"  mas, lutarei contra isso, pois isso pode fazê-lo desanimar de repetir essa paradinha e ganhar de mim nas próximas corridas !!! Então, larga mão disso pessoal.

Mas voltando para prova, passo no 9k com 37:38, teria que fazer o último km em 4min para melhorar meu recorde pessoal !!! mas o desgaste estava grande (tvz pela competição em Bauru na semana anterior) mas o desejo era grande pela busca do tempo !!! segui com o cansaço alto, respiração nas nuvens e com as pernas pesadas !!! o tênis que uso para competição judiou, sentia mto a sola do pé e panturrilha.

Não olhei mais para o relógio, fui firme e vi o pórtico chegando, acelerei nos 100m finais (a velocidade nem deve ter variado, mas a gente pensa que está correndo muito) !!!

Cruzo com 41:45:42,   como tinha 41:46,   consegui meu RECORDE PESSOAL, por um segundo, mas está valendo !!!  obrigado principalmente aos "gordinhos bombadinhos" que corriam de mãos dadas (aqui já é zoação) pois pela falta de noção e de educação de vocês, ajudaram-me a melhorar meu tempo nos 10k , valeu !!!

André Bandera chegou logo em seguida com 42min e Saca correu bem tbm e fechou a prova com 44min30


Fiquei em 26º, André em 29º e Saca em 73º do total de 3000 corredores no masculino nos 10k. Ainda fiquei em 3º na faixa etária, uma pena não ter pódio

 MUITO DECEPCIONANTE uma organizadora como A O2  E A marca ADIDAS promoverem um evento tão grande e NÃO RETRIBUIREM AOS ATLETAS que mais se dedicam  UMA PREMIAÇÃO DIGNA, como premiação em dinheiro  NA GERAL E pódios NAS FAIXAS ETÁRIAS, mesmo que seja uma medalha diferenciada !!!

 Eu estou escolhendo, quando tenho opção, provas que mais retribuem, como foi em Bauru, como foi na 20ª meia maratona de Joinville (farei postagem depois)  e começando a evitar as provas que não retribuem dignamente os que mais se esforçam.

No próximo post, apresentaremos o mais novo reforço da equipe, esse foi difícil de trazer para o time !!!

8 comentários:

Dario Miranda disse...

PARABENS..PELO RECORD..E VAMOS CONTINUAR LUTANDO NESSAS PROVAS PRABENS ,

Estivison disse...

PARABÉNS !!!! TÁ VOANDO RASANTE !!!
Um ABRAÇÃO PRO PARADINHA TAMBÉM ...

alessandro guimaraes disse...

ANDRE PARADINHA-DINHA , ANDRE "AGUARDE SUA LIGAÇÃO É MUITO IMPORTANTE , NESTE MOMENTO TODOS OS ATENDENTES ESTÃO OCUPADOS" , ANDRÉ LOMBADA, ANDRÉ JÁ JÁ EU VOU, ANDRÉ TO MAGOADO VOCE NÃO QUER ME ESPERAR, ANDRÉ PILHA RAYOVACK, ANDRÉ GATO PARAGUAIO, ANDRÉ EU VOU FALAR PRA MINHA MÃE, ANDRÉ A LENDA, ANDRÉ VOU TE EXCLUIR DO MEU FACEBOOK KKKKKK, ANDRÉ DADINHO O CAR... MEU NOME É ZÉ PEQUENO....KKKK

sacadura disse...

André "Paradinha".....ninguém pode dizer que ele andou na prova pois ele simplesmente parou!!!! Kí ké issuuu André Bandera !!!!Ô Rodrigo vc fica colocando esse meu tempo de pangaré aí,o pessoal vai descobrir que eu não corro nada!!! (Ou será que eles já sabem??? ) he he he ...Abçs a todos!!!

Bruno Eiji Guibu disse...

Parabéns ai aos 3 pela grande corrida...

Dei muita risada do André Paradinha.
hahahhahaa

O Romário agora bate penalti com paradinha?

Abraços!

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Antes de falarem mto, venho deixar meu respeito ao André Bandera, pois detêm melhor tempo que eu nos 10k !!! mas cuidado qdo eu tiver o recorde da equipe !!! aí a zoação será grande !!! hehehe, abraços.

Rodrigo Augusto

André Bandera disse...

Fala galera da corrida de rua.

Ae Rodrigo, o post sobre a prova ficou dez descreve de forma bem incoerente como foi a corrida [ que coisa é essa de paradinha ? risos ].

Prova com organização bacana no dia da prova, a retirada do kit ficou a desejar.

É galera está difícil acompanhar o queniano Rodrigo Augusto, o cara está correndo muito e o Sacadura para amenizar está correndo pouco atrás de mim, tenho que tomar cuidado.

Ae Rodrigo parabéns pelo belo resultado na prova recorde nos 10k e ainda chegar pela primeira vez na minha frente, correu muito bem.
Ae Alessandro, to enrolado cara, já aqui no MS para dar um apoio e ganhar do Rodrigo, to ficando para trás.. rs rs rs

Paradinha: Estratégia em desenvolvimento [ evolução ] que pretendo garantir bons resultados e assim vender essa estratégia para outros corredores.. hehe..

Realmente, tenho que melhorar meu desempenho afinal, foram duas provas de 10k que tive que dar uma paradinha km 7.

Vamos treinar galera, em breve Rodrigo post aqui novos recordes da equipe.

Show de bola o blog Rodrigo, parabéns.

Junior Nelson disse...

Pô André e vc ainda me pede pra ler o artigo!? Tah de brinks mano!? hahuahua. Boas histórias que nos motivam a correr cada vez mais, legal por buscarem provas fora tb, com certeza é uma motivação a mais e que está trazendo bons resultados. Parabéns a vcs pelos feitos, André, Rodrigo e Saca! E André manera no macarrão da próxima vez.