3 de maio de 2013

6ª Meia Maratona de Porto Alegre - 28.4.2013

    Fala galera, inicialmente obrigado aos novos seguidores Eliane Maria, Adriana, Hugo, Ivana 2012 e Nilo Resende.
   Essa prova começou para gente em janeiro, quando vi uma promoção de passagem aérea imperdível !!! comprei e avisei a turma, acabou que fomos em três da equipe.
    A prova prestigia os atletas amadores com faixa etária e premiações nos revezamentos, ao final muitos fazem a festa !!! mto bom de ver.
   A viagem não foi boa, pois a Gol nos presenteou com mudança nos horários de voo, fazendo a gente sofrer nas esperas de conexões !!!  Pô, Gol, vamos colaborar com os esportistas amadores!

    Corazza conhece muita gente nesse país afora, um amigo dele de POA nos encontrou no aeroporto e nos levou para o shopping da retirada do kit !


André, Karen e Célia
    Ficamos num simples hotel do centro. A organização mudou o local da largada, acabando com nossa boa estratégia. O novo local ficou uns 3k do hotel. Nada que uma boa caminhada não resolvesse.

    A estrutura da prova estava muito boa, prova grande, de primeira, a temperatura antes da largada estava boa, uns 18 graus, mas o tempo estava aberto, pensa num céu claro !!!

    Fizemos um breve aquecimento e nos alinhamos para largada.

    André Bandera havia me dito que não queria correr junto, com medo de nos acomodarmos com o ritmo !!!  Corazza voltando de lesão não sabia o que fazer, muito menos a gente sabia o que falar para ele o que seria melhor.

    Dada a largada, eu André Bandera tínhamos tempos próximos, por volta de 1h33-34, então o ritmo acabaria sendo parecido.

    Dito e feito, Bandera sai forte, Corazza começa a fazer vídeo (ih, esse cara não veio para correr !!! já o deixarei para trás aqui mesmo !!!).

Foto: A imensidão de água ao lado e a vontade de pular.   Uns 3km saem a 4:12 de ritmo,  alcanço André e digo "vamos embora".

   Para surpresa geral, lá pelo 4km,  Corazza alcança a gente e ainda pega a câmera e diz digam tchau aqui para o youtube !!!

   Pensei "esse cara está de zoação !! com lesão, e vem filmar !!! tá tirando onda !!! hehehe"

   Fomos juntos mais uns 3k,  quando, André Bandera apertou o passo;  eu e Corazza falamos, mas já !!!!
 
   Como não estava para brincadeira, apertei o passo também e mantive o André sempre a alguns metros.

   A turma do Sul roda bem, muita gente do triatlo estava nosso ritmo, até um pouco mais forte !!!

   Lá pelo 9k, houve o retorno, Bandera abria uns 15m e Corazza estava uns 20m para trás de mim.

   Dessa vez nem contei quantos tinham na frente, pois chegaria perto da centena !!! A temperatura já estava   mais alta, mas a região era bem arborizada.

   O cansaço começou a pegar !!!  passei os 10k para 42:27  (nada mal, pois meu recorde nos 10k é 41:45).  Tvz por estarmos no nível do mar, o tempo sai melhor.

   km  12, tinha uma subidinha de cair o ritmo e aumentar o cansaço.  A essa altura, eu acompanhava a 3ª do feminino, sabia porque o público gritava para ela, vai que só tem duas na sua frente !!!

  km 14, outra subida, acho que a mais forte da prova  !!! senti bem aqui, a respiração já estava nas alturas, o rendimento começou a cair.

   André,  já abria uns 50m.  Corazza não sabia mais se tinha sentido lesão ou se estava na cola !!!

   Entre o km 14 e 15, me passou um monte de coisa na cabeça,  a mais lembrada era "para com isso, vá devagar daqui p frente !!!"  mas lembrei dos treinos que fiz, da vontade de melhorar meu tempo !!!  Lembrei da Ivana me dizendo para ganhar do André Bandera !!!.

   Só sei que quando vi o km 15, o cansaço bateu geral,  o pace subiu para 4:32 !!!   duas coisas me vieram :  se mantiver esses paces altos " já era seu recorde" e  "não vim aqui para correr confortavelmente".

   Assim minha forma de ver a prova mudou; não vi mais tempo, não olhei mais para os concorrentes !!!

   Foquei como nunca na história desse país , não não, digo, como nunca na minhas participações em prova.

   Não olhei para o cansaço nem para o sol que teimava dizer estou aqui e forte !!!
   Minha meta virou correr forte, o possível, nessa nova prova de 6k !!!  forte para mim ali era mandar 4:20 .

   Corria forte e esperava o km virar ( simples, mas não fácil !!!).

   Rodei do 15 ao 18k assim.  Houve um retorno, passamos ao lado da chegada, a turma dos 5k já estava ali em peso, aplaudindo a gente !!! bacana !!!

   Fiz nova prova na minha cabeça !!! estou aqui no 18k com 1h17 alto,   preciso apenas de mais 3k em 13min  para eu fechar com um tempaço (para minhas capacidades).

   Treino bastante, 3k forte,  sei bem a duração dele e o quanto o corpo sofre !!!  mas estava bem, revigorado com o público ajudando.

   Nesses retornos, incentivei o Bandera que já estava mais de 100m na minha frente e o Corazza que estava atrás.

   No km 19,5 houve o último retorno para reta final !!!  Vi o Bandera, com todo respeito "acabado"  rsrsrs, (eu devia estar do mesmo jeito).  Sabia que não daria para ganhar dele pela distância, mas queria meu bom tempo.

  Passei os 20k com 1h26 baixo (fiz as contas mais 1k (1:30:30) + 100m (dá p tentar um sub 1h31) simples, mole !!!   vai nessa ...

   Nessa altura alcancei a 3a colocada (que tinha sumido da minha frente), logo a passei e corri forte para fechar a prova !!!  
 
   Vejo o pórtico e acelero os últimos 300m para passar bem na chegada, ainda passei um que imaginei ser da minha faixa etária !!!!

   Sub 1h31 ?  só se você assistir ao vídeo abaixo para saber (os tempos dos moleques tbm).
  
Aliás, o Corazza é fera em fazer vídeos de provas, confiram lá na conta dele do youtube


A galera saiu feliz da vida dessa prova, com melhoras em suas marcas, André Bandera é o cara a ser batido !!!   bora treinar !!! valeu. 

Ah, Corazza ao voltar treinar regularmente bate o tempo do André fácil, fácil !!!  Eu fico mais de trás só na tentativa de acompanhá-los.

Nós três ficamos entre os 100 da prova, mas a competitividade é forte, pois eu fiquei apenas na 23ª posição da faixa 30a34 !!! (há um mês atrás com esse tempo, seria o primeiro da categoria em Joinville, onde fiquei em 4º !!!).
   
segue o link com minhas parciais http://connect.garmin.com/activity/306391955





15 comentários:

sacadura disse...

Parabéns aos recordistas da equipe!!!!! Sucesso total!!! Abçs

Unknown disse...

Foi uma corrida e tanta pelas imagens do corazza e o video so quero dizer PARABENS ATLETAS DAS RUAS

isidoro Andrade disse...

Belíssimo relato Rodrigo.. Sem dúvidas você é um grande estrategista em qualquer distância, mostrando que não basta somente ter "pernas" e sair correndo, é necessário trabalhar com a mente e não desviar o foco. Grande Prova do "Trio Corrida de rua MS" Parabéns!!

Estivison disse...

Muito bom !!!! que video engrenado !!! excelentes tempos !!! vamos enfrente !!!

Reginaldo Reis disse...

É isso aí moçada, parabéns. Como diz o ditado aqui no quartel, "treinamento difícil, guerra fácil". Bora treinar que os resultados chegam, parabéns mais uma vez. Muito bom relato Rodrigo, parabéns a todos!!!

Dalton Ferreira disse...

Parabens Rodrigo e companhia, esta correndo muito, excelentes tempos.
dalton

Fábio Corazza disse...

Kkkkk ... muito bom o seu relato Rodrigo. Dei muitas risadas por aqui com o começo do texto :)
Deu para reviver bem o final de semana.
Vamos fazer uma parceria, eu filmo e edito os vídeos, e você redige os textos.
Agradeço ao André e ao Rodrigo pela companhia na viagem e digo que devo a eles o meu tempo na prova, tenho certeza que o incentivo deles foi o que me contagiou para ir bem na prova, fazendo sair mais do que eu poderia imaginar.
E com certeza, parabéns pelo tempo deles, me deixaram comendo poeira.
Valeu galera, esta tudo é demais!

ivana. disse...

Obrigada pela referência, amigo. Sem sombra de dúvida, a Meia Maratona de Porto Alegre foi um evento muito, mas muito legal mesmo. Viu ? O pessoal 'se puxa' neste evento, vem muita gente boa de tudo que é lugar. Já estás convidado pra correr no ano que vem (sem transtornos no vôo, de preferência rsrs ...). Meu carinho.

Ivana disse...

PARABÉNS pelo relato da prova Rodrigo!! Ganhar do Bandera??... não foi dessa vez!! Bora lá treinar que o homem tá voando!!!


É isso aí! Treinando sério e adquirindo confiança... daí chega na prova e você diz: "estou preparado" e diz tbm: segura o trampo "corpitcho" que sei que você poooode!!!Hehe.


PARABÉNS aos três pelos recordes!!!


Coraza, pra você, tiro o chapéu... voltando de lesão, filmando, carregando celular e ainda esse tempaço... só pode estar de brincadeira!! Corre muito! Reverencio...


André e Rodrigo "colheram" o que vem plantando em treinos!!! DEMAIS!

Bjo

André Bandera disse...

Ae Rodrigo pangaré, maravilha o relato da prova, parabéns e valeu por demonstrar para a galera a boa prova que participamos em POA.

Fiquei felizão com nossos desempenhos, Corazza foi ninja correr para 1:32, tem muito tempo para queimar e quando menos esperarmos ele passa por nós, bora gurizada.. Parabéns Corazza desempenho de queniano....hehehe

Rodrigo você é pangaré e está na minha cola, se eu marcar bobeira já me passa na próxima prova, tenho que usar um retrovisor nas próximas provas. Boa disputa, assim um anima o outro.

Realmente pessoal, comentei com Rodrigo nada de mantermos o mesmo ritmo, assim cada um sentiria o corpo e forçaria sem se acomodar com o ritmo do outro.


Show de bola, todos nós voltamos com recordes na meia maratona, o jeito é continuar os treinos porque o Corazza está ae Rodrigo, se marcarmos bobeira ele passa... :)


Para fechar, bacana demais correr a meia maratona para o ritmo abaixo de 4:20, achei que seria impossível conseguir um ritmo desse, cheguei...


O blog está bacana Rodrigo.

Abraço pessoaal




Adolfo Neto disse...

Parabéns!
Queria ter ido nesta prova, mas não deu.
Quem sabe ano que vem.

Unknown disse...

Parabéns aos colegas pela corrida, como já disseram fruto de treinos, com certeza podem ir mais longe continuando os treinos e traçando novos objetivos, estão buscando toda essa inspiração em quem? Haile, Kebede, etc rsrs Corazza tem minha admiração correr pra esse tempo já não é fácil e ainda gravando "iron man". Nos encontraremos nos treinos, abraço.

Maurinho disse...

O dia estava perfeito, organização precisa e vocês vieram a Porto Alegre e fizeram bonito. Meus parabéns pelas imagens e pelo otimo tempo conquistado.

http://baleiaspoa-rs.blogspot.com.br/

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Fala galera,

E aí Saca,valeu, por hora André Bandera é o recordista isolado !!!

e aí Dario Miranda, valeu, e parabéns por seu belo tempo na maratona de Brasília, 3:35 !!! excelente !!!

Fala Isidoro, valeu, que issso não mereço tal elogio. MAs a mudança de estratégia foi necessária e deu certo !!!

E aí Estivison, valeu, o vídeo de primeira mesmo.

E aí Reginaldo Reis, valeu, precisamos sim treinar meio próximo do que sentiremos na prova (não necessariamente todos os treinos, mas alguns sim).

Grande Dalton Ferreira, valeu, vamos correr uma hora juntos novamente.

Fala Corazza, reviver é preciso, para tirarmos os bons momentos para melhorarmos os próximos. CARACA que honra, nem escrevo bem, mas valeu !!! bacana a getne ter te animado a puxar o ritmo e conquistar seu RP.

Olá ivana, a Meia Maratona de Porto Alegre foi um evento muito legal mesmo, prova mediana de tamanho e com belo percurso e excelente organização. Tentaremos repeti-la no ano que vem !!! valeu

Olá Ivana, hehehe, quase ganhei do bandera, mas está valendo, ele realmente foi com tudo p essa prova !!! o treinamento nos trás confiança e força p os desafios. obrigado pelos treinos !!! bjo

E aí André Bandera, bora treinar, Corazza não engoliu esses dois minutos !!!

E aí Adolfo Neto, valeu pela visita, vamos marcar no ano que vem p ir nela.

E aí Nelson, valeu, vamos mais longe, se o treino e Deus permitirem !!! bora treinar com a gente.

E aí "pelvo11", blz, valeu pela visita, O dia estava bom mesmo, com largada as 7h seria perfeito !!!

Anônimo disse...

Legal o relato, na verdade muito bom, essa prova realmente é muito boa, eu participei nos 5km, percurso muito bom, organização 10, parabéns pela prova concluida, quem corre sabe do que se passa para concluir qualquer prova, seja 5, 10 ou 21km..abraço