10 de agosto de 2013

45º Campeonato Paulista de Atletismo Master - AMAMS esteve lá

    Fala galera, final de semana passada fui com Ivana estrear em competição em pista e de cara no Campeonato Paulista Master, no estádio Ícaro de Castro, no Ibirapuera.

    Fomos mais para brincar do que para competir, por tudo ser novidade.

   Logo na chegada percebi que o evento não era tão comercial quanto os eventos de organizações convencionais que faturam com isso.

Aqui é feito de atleta para atleta, de maneira simples, eficiente, sem mimos e sem glamour como se vê nas badaladas provas (ASICS, TF Series e tantas outras).

    Mas lá vi que cada atleta realmente tem valor, ao começar com um livro dado a cada participante contendo o nome das equipes com cada participante do evento. Ainda um histórico dos recordes das modalidades em todas faixas etárias.

    Para muitos pode parecer bobeira, mas achei o máximo ver meu nome gravado no livro como participante do campeonato e ainda os recordes. O kit ainda trazia uma camiseta.

   Vamos lá, chegamos cedo, nossa prova do sábado de manhã era às 10h00.
   Fomos para correr os 100m, 200m  e os 5000m no domingo.

   Ver todos os atletas de 30 a quase 100 anos, é demais, motivante, prazeroso. Evento desse me faz pensar que a vida bem vivida possui a atividade física se não como foco, pelo menos parte das nossas vidas.

  Adentrando nas competições, foi a primeira vez que fui assistir a um campeonato de atletismo e ainda podendo participar !!! maravilha.


 Sinceramente acho que a maioria dos corredores de rua desconhecem que podem participar de eventos tão bons como esse.

Pois para mim, não há a mínima comparação como atleta de um evento desse em que vc pode participar de no mínimo três provas, com marcações oficiais, árbitros e toda a estrutura, com as provas de rua inchadas de gente.

Enquanto eu competi com mais 300 atletas no Ibirapuera todo para nós.  Nas ruas uma organizadora da modinha que cobra no mínimo R$ 80,00 consegue colocar 4000 corredores ou mais.

Mas gosto é gosto !!! Só sei que os campeonatos masters não conseguem promover mais seus eventos para a mídia especializada por não terem condições de pagar, então não será interessante para a mídia divulgar o tão bom que é !!!  os blogs existem para divulgar boas oportunidades como essa. Fiquei tão encantado com esse evento que criei um blog para divulgar as próximas competições e organizações que fomentam o atletismo master atletismomasterms.blogspot.com.br

Para definir o atletismo master, trata-se de competição de atletismo em pista que há recordes, assim como no atletismo adulto, recorde do evento, estadual, nacional, sul-americano e mundial. Não há dinheiro em premiação, há muito esforço, competição e vidas dedicadas para obter marcas, finalizar as provas e viver muito bem, sem limite de idade !!!

A mídia não demonstra interesse, pois não há retorno financeiro para ela. Assim, não se prenda a mídia que vive de patrocínio dizendo que você tem que fazer determinada prova, com cobertura ampla e que tudo é maravilha, pois é propaganda em forma de contrapartida. Há muita coisa boa feita por organizações simples, sem fins financeiros, para a continuidade do esporte, mas com pouco alcance, infelizmente !!!

 Voltando ao evento, Ivana disputou os 100m e os 200m, e por azar havia só mais uma concorrente em sua faixa. Por toda a tensão e falta de treinamento específico para fazer boa largada e sem sapatilha, ela ficou em 2º nas duas disputas. Para que entendam, as séries são completadas se necessário com outras faixas etárias. Ficando com a prata nas duas distâncias !!!

 Nos meus 100m, havia 6 concorrentes, também senti dificuldade para fazer a largada usando tênis e sem saber usar o bloco (como não usamos, já temos desvantagem). Aqueci muito tempo, a galera dessa modalidade é muito específica, os exercícios funcionais são levados a sério.

Na minha série, veio a sequência:  "a seus lugares"; "preparem-se"; "pronto" e o disparo vem em seguida.
Quando saí, pareceu que eu estava em vendo tudo em câmera lenta (assim como nos sonhos que a gente vê tudo e quer correr e a coisa não anda), quando embalei, vi que já havia ficado um metro atrás do bolo, mas fiz força e corri tudo que podia. Fiquei em último na minha série, com 12:71, mas depois nos resultados, fiquei em 4º e de seis atletas. Gostei !!!

Como competirei certamente muitas vezes daqui para frente, comprarei uma sapatilha para competir !!! Quem sabe com um treinamento eu chegue na casa dos 11 seg alto.

Essa prova era para ser as 10h, mas acabou sendo quase ao meio dia !!!

esse foi o inconveniente do campeonato, o atraso nas provas estragam o aquecimento e horários de refeição.


Com essa prova e a adrenalina retornando a níveis quase normais, a fome bateu !!! não aguentei e fui almoçar um peixinho com arroz. A prova da parte da tarde foi as 14h30 p Ivana e 15h00 para mim, de ambos os 200m.

 Para mim, seriam 5 concorrentes, mas foram só 4.  Como eu almocei e o sol muito forte também, sabia que a prova não seria das melhores. NA largada saí forte, mas não tive a mesma força da parte da manhã e na entrada da reta, nos 100m já fiquei para trás e não consegui correr legal. Fechei com 28:31 em quarto,  depois fui saber que o 3º nessa, eu havia ganhado dele nos 100m.

Como aprendizado aqui, a sapatilha seria muito produtiva por causa da largada e da curva !!! e na próxima vez não almoçarei, talvez um isotônico seja a melhor opção.

 Com nossas provas realizadas, fomos assistir a todas as provas do dia. A que mais me chamou a atenção foi os 3000m com obst. , treinarei e o farei já na próxima competição !!!
 Aqui ao lado, o pódio dos 200m de minha faixa, o segundo e primeiro lugar se repetiu nos 100m e 400m.

O segundo é o Heliton, o conheci lá na prova, gente boa, é guia de atletas com deficiência visual e velocista dos bons, está em fase de recuperação de lesão e já garantiu três pódios em três participações. O primeiro nesse pódio garantiu o recorde do campeonato com 22:63.



No domingo cedo retornamos para mais um dia de competição.  Ivana foi logo no começo do dia para a prova dos 5000m,  fechou com bom tempo de 25:37, quase deu pódio.

O meu 5000m estava marcado para 10h00, mas como distribuíram em duas séries, fiquei para segunda e largamos as 10h40 !!!

Essa distância, a tensão já está controlada, mas não tinha ainda competido em pista. Mas confesso que nem consegui olhar p pista, a temperatura de 27º tirou qualquer boa perspectiva. Saí no bolo e tentei acompanhar o segundo colocado de minha faixa, por 2 voltas deu certo; mas já na terceira volta, vi que ele estava mais forte e aguentando melhor o clima.  Como não dava para fazer tempo naquelas condições, reduzi e queria só terminar a prova.

Sabia e via na pista o 4º colocado, de certa forma controlei o ritmo para não o deixar chegar.  Acabei com 20:05, o que não é bom tempo, mas devido às condições do dia, foi bom sim !!!

Assim, consegui minha primeira medalha master !!! fiquei feliz da vida !!! treinarei para melhorar meu tempo nos 5000m e ganhar mais medalhas.

Quero experimentar várias provas para saber de quais mais gosto. Assim, vou ainda competir nos 400m, 800m, 1500m, 3000m com obst. e 10000m, ainda o salto em distância e triplo e lançamento de dardo.  Como estou com 30 anos, tenho muito tempo para fazer essas modalidades !!! hehehe

 Tento puxar papo com os atletas e conheci o seu Walter, conversa vai, ele me disse que corre há apenas 69 anos !!!, com incontáveis vitórias e recordes nos campeonatos.

No dia de ir embora, pedi e ganhei essa foto !!! valeu seu Walter, muito jovem com seus 84 anos !!!


Por fim, a disputa pelos troféus às equipes com melhores pontuações é grande e com isso os atletas disputam o maior número de provas e a cada pódio conquistado a galera vai ao delírio !!!

Assim, nós do MS, por meio da AMAMS (atletismomasterms.blogspot.com.br) aguardamos que mais gente vá disputar os próximos campeonatos !!!

Hoje, Martins competiu em Maceió, no Estadual Master e conquistou 4 ouros !!! excelente, em breve detalhará sobre esse evento

7 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Parabebs Rodrigo, estou tentando estimular o pessoal daqui de Cuiaba para irmos participar de uma destas provas no ano que vem para experimentarmos e quem sabe participarmos de algumas para variar das corrida de Rua . Abraço
dalton

sacadura disse...

Legal Rodrigo,parabéns p vcs pelas medalhas,bem interessante esse tipo de competição,quem sabe um dia participo.Abç

Julio Cesar disse...

É isso aí Rodrigo. Acho que muitos corredores de rua adorariam competir na pista como veteranos, a maioria das corridas de rua perdeu a graça, é só pessoal de academia. Dia 19 de outubro estarei na pista pra correr os 5.000 mt do Campeonato Mundial Master em Porto alegre.

CÉLO!!!! disse...

Brincar do que ????????? - kkkkkk....

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

E ai galera,

Dalton, Valeu, que bacana !!! organizem-se sim e vão que vale a pena !! é uma sensação de desporto e não comércio como se vê muito. E disputar uma medalha é demais, ali o bicho pega, pois só três sairão com sucesso !!! A gente se vê numa dessa ainda

Saca, Valeu, vc deve se animar para correr lá, nos 10000m vc se sairá bem !!! aí, tenta outras tbm.

Julio Cesar, Valeu pela presença, foi tanta coisa nesse campeonato que não citei o prazer que tive de conversar contigo lá. Ainda, percebi sua desistência na prova dos 5000m, o clima estava cruel e o desgaste estava grande.

Gostei mto do clima da competição master em pista, do campeonato como um todo. Estamos na torcida para vc no dia 19 de outubro na pista pra correr os 5.000 mt do Campeonato Mundial Master em Porto alegre.

Marcelo, a brincadeirae pelo fato de não estarmos habituados a esse tipo de competição e provas. Abc

André Bandera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Bandera disse...

Inveja boa Rodrigo,

Em breve quero participar do evento Master e se possível desejo sua ajuda.

Parabéns pelo desempenho.

Abraço