13 de janeiro de 2014

XXX Corrida de Reis Cuiabá 2014 - 10k


Créditos: Paulo Donato

Fala Galera, participei da Corrida de Reis 2014, terceira vez por lá e na ida encontrei essa galera animada do MS.

Essa edição teve dois diferenciais o percurso alterado, tendo bem menos subidas e as inscrições na internet, acabando em dois ou três dias.

Na retirada do kit tudo muito rápido e organizado, ponto positivo para o evento !!! Ainda, o chip é descartável entregue junto no kit, poupando-nos de enfrentar fila novamente no dia da prova.

Ponto negativo, continua a camiseta entregue apenas no tamanho G, pouco importando se o atleta tem 1,90m ou 110kg ou se tem 1,60m com 55kg.  Acho que um protesto bem positivo seria ninguém usar a camiseta do evento na prova. Tenho certeza que repensariam esse ponto simples.

A prova:

A largada foi antecipada para 7h15, fato muito positivo, contribuindo para a saúde e performance geral. Especificamente ontem não fez tanta diferença pois estava nublado, mas tomara que ratifiquem esse novo horário.

A largada não há nenhuma separação entre a categoria geral o que fica bem difícil para prova desse tamanho, perto dos 10 mil "atletas".  O problema está em que a maioria dos participantes não são atletas que treinam regularmente ou mesmo que fazem algumas provas durante o ano. Assim, há fantasiados largando lá na frente, pessoas mais pesadas que certamente não correrão o tempo todo.

Para simplificar, é prova que muitos iniciantes não sabem largar por simples desconhecimento de como se deve posicionar numa corrida; largando lá na frente e tumultuando quem quer sair mais forte e fazer seu ritmo de prova.

A organização deveria conscientizar quanto a este ponto e diferenciar os tempos dos atletas em faixas de performance, exemplo sub 45min, depois sub 55min, aí o povão.

... mas é prova gratuita e a organização não quer mexer o caldo nesse sentido...  uma pena, pois é prova boa !!!  ali o que vale é a foto da ponte cheia !!!

O percurso ficou muito legal, com subidas sim, mas bem suportáveis e com boas retas para desenvolver ritmo ... deveria ser confirmado para as próximas edições ...

Minha prova:

Cheguei com 40min antes da largada, aproximei da multidão que se formava e sentei para esperar ...   mas quando levanto para largar percebi que estava longe da linha inicial da geral.

Quando largou demorei para passar a ponte e à frente estava um mar de gente e infelizmente o ritmo não era bom não.

Sei que fiz muito zigue-zague sem parar e corri nas calçadas e grama de um lado para o outro ...

... quando passo no 2k, momento em que a multidão já corria melhor e com espaço, já havia perdido um tempão, projetando tempo acima do que imaginava para minha corrida ...

Nesse ponto começou uma subidinha e descida e depois nova subida e descida na Av. Fernando Correa. No km 4, há o retorno, fazendo novamente as duas subidas e descidas, aí o resto é plano ...

Quando entrei na Fernando Correa, a Elite voltava, os dois quenianos já abrindo e dois do Cruzeiro e depois um blocão. Entre eles o Vilmar Roberto atleta do nosso MS, gritei o nome dele e nem sei se ouviu.

Por volta dos 5km olhei para o relógio e percebi que meu pace acumulado não estava uma maravilha ....

Lá pelo 6k estava o Valdecarlos corredor e organizador de bons eventos no MT  da www.mtfitrun.com.br tirando fotos, tentarei achar a minha por lá. Valeu !!!

Como a velocidade não vinha para baixar o tempo, continuei para fechar a prova no que desse.  Fechei no bruto 43:49.   Por enquanto a posição foi 156, vamos ver quando saírem os tempos líquidos.

Foto com amigo Dalton de Cuiabá
Para 2015,  espero que se repita o percurso e chegarei com 1h30 de antecedência e ficarei lá na largada para acabar de vez com essa desculpa de lentos atrapalhando !!!  hehehe !!!

Conclusões da edição de 2014:
pontos muito positivos:
- Percurso melhorou muito, tanto que saiu recorde tanto no masculino 29:13 como no feminino 33:52 (os organizadores nem anunciaram isso !!! pode Arnaldo ? despreparo !!!).
- Chip descartável;

pontos muito negativos
- largada sem nenhum tipo de divisão entre os amadores;
- acabou a premiação para o melhor do Estado do MT  (era o ponto que achava melhor para estimular os atletas locais);
- Premiação da faixa etária não é dada na hora do evento, sendo no dia posterior (como pode um atleta não receber sua premiação no pódio e no evento, pior se o camarada for de fora (só falta ser orquestrado para desestimular os forasteiros);

Pontos que podem ser facilmente melhorados:
- Camiseta de tamanho do atleta;
- largada com baias em que é utlizado o tempo do atleta no ano anterior. Ex: 10k Tribuna Santos que tem Elite B para atletas no masc que fizeram sub 46min e no feminino sub 52min. Simples e eficiente.

Acho que se o evento cobrasse R$ 10,00 na inscrição poderia cobrir os custos destas mudanças e creio que uma camiseta de qualidade seria muito melhor aproveitada por todos.

 Resumindo a prova tem tudo para ser ótima, faltam apenas detalhes e bom senso dos organizadores. Mesmo caso da Volta das Nações aqui de Campo Grande MS.   Falta muito pouco para ser prova desejada por corredores de todos os cantos do país !!!  E o comércio local seria fomentado com o turismo !!!

Ainda falta sair o tempo líquido !!!!!!!!!!

Atletas do Mato Grosso do Sul na prova:

Da foto acima, saíram quatro pódios: o casal Paulo Donato em 2º e Marilis em 1º e os à direita ficaram em 2º (Edson Cavalli) e em 3º o jovem de chapéu.

Vilmar fez 32:05, melhorando sua marca pessoal* e ficando em 12º no geral !!!!  esse ano promete para ele, pois conseguirá só treinar !!!!

Ainda, o Eder Vaz ficou em 18º no Geral com 34min36 !!!

Parabéns !!!   bora treinar, o ano promete ser bom !!! eu tenho que correr atrás do prejuízo e correr alguma coisa, se não, até desanimo de escrever por aqui !!! hehehe

Quem foi ??? o que achou da prova. Resultados: www.corridadereis.com.br

9 comentários:

Unknown disse...

PARABENS PELA PROVA E PELO RELATO, EU TBM QUERIA ESTAR POR LA. MAS ANO QUE VEM SE DEUS QUISER ESTAREMOS JUNTO POR LA..HUHUHU

sacadura disse...

Belo relato. Pelas condições q vc descreveu o seu resultado foi muito bom abc

Unknown disse...

Parabéns Rodrigo, prova muvulcada é difícil fazer tempo, mas 43 minutos na sua idade !!! voce caminhou.... não vai dar pra voce ganhar de mim aqui em SP e este ano eu mudei pra faixa etária dos 40/45 anos.... precisa fazer mais polimentos....Boa Sorte !!

Bruno Eiji Guibu disse...

Ae Rodrigo, parabéns ai pela prova!!

Vou deixar você anunciar a novidade por aqui.

Muito feliz pela sua conquista.

Grande abraço!

Unknown disse...

Parabéns por ter encarado a de Reis mais uma vez! Não saiu sua melhor marca, mas para a prova foi neh? Lembra do ano passado?...rss
Legal saber o tempo do Vilmar, esse promete tbém hein?
E q novidade é essa? Tô só ouvindo os burburinhos! kkkkk
Abçs

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Fala Galera,

Dario, valeu e ano que vem vamos de novo e largar lá na frente !!!

Saca, valeu, hahaha, as condições climáticas estavam boas meu relógio que insistia dizer que estava fraco, abc.

ALESSANDRO, obrigado, sou novo ainda !!! kkk, sem história, perderá p mim no dia 18.5. Por hora mto treino e sem polimento, valeu.

Bruno, valeu, essa novidade me assusta. Tenho que que correr outras para saber quem errou.


Inez, valeu !!! Lá o duro é largar e esse ano fiquei mais para trás.

Quanto à novidade que vcs disseram nem vou divulgar, aos curiosos de plantão só procurando o tempo líquido !!! O jeito é repetir !!! kkk

Bom ano para nós

tutta disse...

Parabéns Rodrigo.
Esta é uma daquelas provas que tenho vontade de participar um dia.
Grande abraço e bons treinos.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Ernani Souza disse...

Parabéns Rodrigo e obrigado por dar vida ao meu blog (comentários) Excelente temporada pra você.

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

E aí Tutta, valeu. Vamos combinar de ir numa edição. Abraço e bons treinos.

e AÍ Ernani Souza, VALEU POR PASSAR AQUI TBM. boa temporada na corrida a na bike

Rodrigo Augusto