20 de outubro de 2014

Um corredor estreando numa competição de MTB 35km - trilhas e estradas de terra em Rochedinho


   Fala galera,


   Vi esse evento da Atitude Aventuras & Desafios nas redes sociais e me interessei logo de cara para usar minha bike recém comprada.
   

   Não treino ciclismo, mas sempre gostei de pedalar ...



   A prova de 35km me pareceu realizável e fiz três treinos para não fazer feio no dia da competição.



   Dois treinos de 1h45min pedalando leve e um de 30km puxando forte ... ainda perdi de fazer mais dois na semana passada por estar com uma tosse brava e aquele clima louco para piorar.



   Com o kit na mão era hora de providenciar os itens obrigatórios e importantes (capacete eu já tinha) comprei uma luva e emprestei do Saca a mochila de hidratação.


     Fui para Rochedinho, chegando por volta de 7h30; vesti os itens, pus a placa na bike e fui para o local da largada.

    Ainda, quando cheguei conversei um pouco com um ciclista que iria para a prova (não perguntei o nome), mas ele me ajudou bastante ao me dizer que era para o pneu estar com calibragem de 28 e eu acredito que os meus estavam perto dos 40.  Valeu !!! dica muito útil naquelas pedras ... minha bike iria pular muito.



   Marinheiro de primeira viagem em prova de bike, saí perguntando se era só me posicionar ou teria que comprovar a presença em algum lugar ? ...



   Avisaram-me que por causa do chip era só largar ... (aí me liguei que era igual nas corridas).


     A minha pretensão era completar e se possível fazer a prova pedalando forte; mas como era estreia fui lá para o final da fila (algo como os 20 últimos) para ver o ritmo dos bikers ...


 Largaram uns 200 na distância 35km, saí acompanhando a turma, na descida todo santo ajuda, era só colocar uma marcha pesada e continuar ...



  Quando veio uma subidinha leve, começou realmente a prova e quem tinha mais força nas pernas começou a puxar ...


  Olhava uma turma da frente e os fazia de alvo; chegava e percebia que poderia ir um pouco mais forte ...



  Quando desviamos para uma trilha, a parte técnica é mais exigida e a atenção deve ser redobrada ... tanto para o chão quanto para os ciclistas à frente.



  Algo que comecei a perceber foi que se o biker da frente não estiver no mesmo ritmo, ele acaba te segurando um pouco. Faz parte da modalidade e sem incômodos. Quando abre uma brecha era a hora da ultrapassagem.



parecida com essa


  Uma descida forte ... o freio traseiro totalmente acionado e a bike ainda avançava ladeira abaixo ... a adrenalina sobe e os pés estão prontos para servirem de freio também, ainda mais com as pedras soltas ...


   Passei ileso ...  em outra descida vi um atleta literalmente capotar por cima da bike.


   Aí vi que a brincadeira era séria e o perigo sempre estava presente ...


   Logo à frente um outro biker também capotou ... eu e mais uns três perguntamos se estava tudo certo ? com a resposta positiva, seguimos em frente.



   Lá pelo 12km um riacho para atravessar ... ainda bem que meu tênis não segura água; assim, foi tranquilo depois de atravessar.



   Após o riacho ... uma subida fenomenal, todos ali desceram da bike para empurrar.  Não fiz diferente, mas como o pulmão estava tranquilo arrisquei um trotezinho empurrando a bike (coisa de corredor).



  O primeiro posto de água apareceu, como não estava cheio, nem desci da bike para pegar um copo ... e já segui em frente.



  Nessa altura já devia estar com uns 18km de prova (como era minha primeira prova, não levei nenhum relógio) ...


  O sol ficou um pouco mais forte, mas o pique seguia forte, sem desânimo ...


  Pedalar nas estradas e trilhas é bem bacana, sobra um tempinho para dar uma olhada na região ... muito legal mesmo ... 


   A trilha toda bem sinalizada, passava tranquilidade em só nos preocuparmos com o terreno ...

  Aos poucos peguei confiança e percebi que os bikers estavam distante uns dos outros ... às vezes dois ou três indo na mesma balada, e, às vezes, uns sozinhos.  (a impressão que tive foi a da linha que se forma na corrida no grupo mais da frente ...)

 O sol forte e falta de prática no ciclismo mostrou que nem tudo era moleza; mas chegou o segundo posto; não tive dúvida, parei e tomei um isotônico e um copo de água e já parti de novo ... pois agora devia faltar uns 7km para o término da prova.



Aqui comecei a comparar a prova com uma meia-maratona; sei lá, algo como chegar no 18km e pensar será que dá para forçar esses três km finais ...



Estava com força e com vontade de pedalar ... consegui alcançar alguns bikers ...



Na descida e nas retas era só pedalar e nas subidas era hora de fazer força ...


O final da prova era em subida de uns 4km, se não estou enganado.  Puxava conversa com os bikers "deve faltar uns 3km, né?"

E como no km final da corrida, é hora de gastar as fichas ... acelerei mais e fui para chegada ...

Terminei a prova sem saber meu tempo exato, mas vi que tinha sido algo como 1h52 ou 1h53.

Quando cheguei, tive uma grata surpresa !!! realmente boa, olhei e vi que não tinha mais do 20 bikers por ali.

Já pensei, opa acho que estreei bem essa brincadeira ...

E já meio ligado, reparei que as faixas etárias dos até ali concluintes eram mais avançadas e já comecei a pensar que havia ido bem na disputa pela faixa etária (30 a 34 anos).

umas palavras antes de seguirmos:

"
Antes de mais nada, terminei a prova com gosto de quero mais; assim como foi com a corrida há 5 anos atrás ... acho que viciei ali mesmo durante os primeiros kms, com cenas já guardadas de olhar para frente e visualizar aquela galera enchendo a via;  nas trilhas termos a atenção redobrada no biker da frente e no chão ao mesmo tempo  e; nas subidas contar com as pernas boas para manter um bom ritmo de pedalada.

Ainda, feliz por não ter furado um pneu (pois não tinha equipamento para o conserto) e por não ter caído !!! já que vi uns 3 indo ao chão.

"
Era hora de me hidratar e comer um açaí ...  Não sou chegado em açaí mas estava uma delícia, repeti muito; estou até pensando em comprar um pote de 900g só para mim !!!  pô galera da equipe C.R.MS comprem um aí.

A marca é De Marchi;  bom demais !!! vale a pena experimentar  ...

minha magrela é a primeira (deitada)
A galera da bike ia chegando ... depois começou a chegar os bikers que foram para o desafio de 80km ... 3h43 Alexandre e depois a Lidiany ganhou no feminino com 4h59.

Nesse meio tempo saiu a classificação das faixas etárias dos 35km e não é que vejo meu nome em segundo lugar !!!

Hehehe, felizaço fiquei !!!  numa estreia de modalidade e pegar pódio !!!  Não sou competitivo, mas foi bem legal ver a posição de pódio.

Com a classificação geral definida, o atleta Esio, além do primeiro da nossa faixa, foi também o primeiro geral da prova dos 35km.










Assim, ele foi para geral e eu fui para o 1º na categoria de 30 a 34 anos !!!    Show !!!

     Só tenho elogios à organização, com exceção da escolha do horário para a premiação ao esperar a galera dos 80km;

    Ainda não conheço ninguém para ficar esperando ou saber se fulano ganhou de ciclano ... Então, foi ruim pedalar 1h51 e esperar mais umas 4h30 para pegar a medalha do pódio.

     Fora isso, só elogios mesmo e certo que retornarei aos próximos e se não me engano nos nomes tentarei aparecer uma hora na Orla morena segunda às 19h00 para treinar com a galera que treina com o "bira" e o Fábio que conversei lá na prova.


    Agora começarei a treinar pelo menos um bom treino por semana para encarar o próximo desafio na modalidade MTB maratona (trilhas e estrada de terra). Na próxima largarei mais para frente para já embalar com a turma mais apressada.

     segue o link do face da organizadora do evento para os resultados e fotos posteriormente: https://www.facebook.com/atitudeaventuras?fref=ts .   Valeu Gleice.

      Depois faremos a postagem da corrida da Unopar que a turma C.R.MS - Pão & Tal mandou muito bem

8 comentários:

Ivana disse...

Parabéns Rodrigo!!
Muito bom o seu relato...
Tenho um pouco de dificldades com bike mas confesso que fiquei com vontade de experimentar trilhas e tal...
Valeu! Que venham mais desafios agora corredor e BIKER, hehe!

Inez Oliveira disse...

Rodrigo q legal!! Eu tbem gosto muito da modalidade, e lendo o seu relato deu para vivenciar toda a emoção e esforço vivido por vc! Parabéns pela bela estreia! Ri alto a parte q vc diz "não sou competitivo" ...kkkkkk. Muito bom! Muita saudade de vcs!!
:)

RODRIGO AUGUSTO disse...

Oi Ivana,
Valeu, temos que encarar as dificuldades da bike, indo devagar nos treinos e provas, até chegarmos a uma boa condição de pedalar.
Vamos nessa, corredor e biker. bj

Oi Inez,

Valeu, sei mto bem que vc pedala muito e certamente estaria brigando na geral nas bikes.
Hahaha, que bom que sabe que não ligo para isso de competição.
Saudade de vcs tbm.
Parabéns pelo 4º lugar na geral na meia das Chapadas dos Guimarães.
Espaço aqui está aberto para vocês da Percurso Livre

Inez Oliveira disse...

Muito obrigada!! :)

Giordanni Carlin disse...

Olá Rodrigo, primeiramente parabéns pelo resultado, com certeza ficará marcada em sua história de atleta, nova modalidade com podium isso é pra poucos.
E parabéns pelo relato conseguiu descrever o percurso exato km a km, fico feliz que tenha gostado, isso nos motiva a realizar novos eventos com a certeza de corrigirmos falhas para não cometermos erros, pois insistir nas falhas é cometer novos erros. Agradecemos sua participação e motivação aos seus amigos e amigas, grande abraço nos vemos no próximo desafio.
Giordanni Carlin

fabio henrique disse...

Parabéns rodrigo, estamos te aguardando toda segunda-feira as 19:30 com o grupo Pedal Solto, abraços irmão

Gleice Carpi disse...

Olá Rodrigo, em nome da equipe Atitude Aventuras & Desafios agradeço suas palavras e te esperamos no próximo Desafio!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Giordanni e Gleice, valeu !!!, hehehe, agora tenho que treinar para ver se realmente pedalo bem ou foi sorte do dia.

Novamente parabenizo a vocês pela organização do evento; excelente para iniciante na modalidade e deve ser melhor ainda para quem já está habituado.

Já começando a treinar para os desafios vindouros.

Abraços.


E aí Fabio, valeu. Segunda é um dia complicado nesse horário mas aparecerei. obrigado.