28 de novembro de 2010

Última Corrida do Ano !!!

      Última corrida do ano, a 22ª Minimaratona do SESC - 10 km, CG. Hoje, foi a corrida para alcançar o pódio, uma vez que possuia classificacação na faixa etária até o 5º lugar. Vamos lá:
      A boa premiação foi felizmente capaz de trazer atletas do interior e até de outos Estados, como o medalhista Panamericano Elenilson Silva. Largada às 8h30, já é muito tarde para nosso clima.
      Iniciei puxando bem, logo de cara, percebo um concorrente, vamos lá, "um pouco mais rápido" que eu. Pensei em passar, mas por precaução, o acompanhei e não iria arredar o pé tão fácil. km 1, firme, só acompanhando, km 2, na mesma, km 2,5, tempo 11min15seg.  ah !!  nisso já tinha passado a longa subida do shopping,  km 4, o concorrente resolve distanciar um pouco.  Pô o cara não colabora !!! hehehe !!!  mantive uma distância de uns 20 metros. Agora escrevendo  até vem à mente a ideia de "por que não apertou o passo e o alcançou, mas durante corrida não é assim, a gente já está no limite, e qualquer alteração pode por tudo a perder".
      Metade da prova, km 5, tempo de 23:15, era "só retornar", um certo cansaço se instala, capaz de mandar o corpo segurar, meu concorrente começa lentamente a se distanciar. O tempo não ajudou, temperatura de uns 30 graus. No começo da Afonso Pena, o corpo parecia pegar fogo !!! E isso é o que me assusta, nessa situação, o tempo "baixo" passa ser segundo plano e terminar a prova em segurança é o objetivo. km 7,5, 36min. ihh !! 2,5 km restantes, num cansaço daqueles ( meu tempo seria alto) novamente a subida da Afonso Pena, agora em sentido contrário, foi difícil.
        Por um momento  me distraí qdo vi estava pedindo uma água de coco geladíssima numa barraca mto bacana, ainda tinha rede para deitar e duas lindas mulheres para me abanar !!!   Pena que logo percebi que se tratava de uma alucinação provocada pelo calor.  hehehe !!!!
      Voltando a dureza da corrida, passo um atleta quase morrendo e digo: vamos lá !!, força !!!  não deu outra, ele aumentou a velocidade e me acompanhou, só que ao final da subida ele sumiu na minha frente,  se soubesse teria falado, cara larga mão disso, você está morrendo !!!  hehehe !!!   Brincadeira, faltou força foi p mim mesmo.
      Ufah, aparece o ponto de chegada, olho no relógio, 44 min ! Será que dá para fazer recorde ?  De jeito nenhum, ainda faltava uns 600 metros, cheguei com 47:46.  Tempo alto para meu desempenho atual, mas a prova foi a mais difícil que já fiz, então, considero bom tempo. Alias, o campeão Elenilson fechou com 33min32seg( alto para quem costuma fazer 31min) já a campeã, atleta de Maracaju, Marleide, fechou com 43min21seg. A maioria dos atletas com quem falei fizeram um tempo alto, em torno de mais três minutos também de seus tempos habituais.
      Para finalizar, meu concorrente fechou com uns 100-150 metros na minha frente, algo como 1min20seg.  Na classificação na categoria, sonhei com o podio e achei que tinha conquistado, uma vez, que vi um concorrente direto à última vaga (5º lugar) tomando água depois de mim no posto logo após à prova. Já pensei que ele tinha chegado depois. Na hora do podio o chamam, putz !!!  não foi dessa vez, n hesitei, perguntei a ele que  disse que fechou com 46min. No ano que vem estarei certamente no pódio !!!! promessa de quem treinará para isso !!!  valeu, bons treinos !!!!


Campeão Elenilson


14 comentários:

sacadura disse...

Olá Rodrigo ,concordo contigo,também achei a corrida mais difícil que participei até hoje pelos seguintes fatores:calor forte,percurso desfavorável com muitas subidas e descidas,largada muito tarde (às 8:20Hs com sol forte) e prova em final de temporada quando os atletas estão mais desgastados.Meu tempo foi alto 49min.30seg.(falta ver o tempo oficial).O que dá uma diferença do meu melhor tempo para a distância ,de 3min09seg.Considerando que tive um contratempo durante a prova, pois a pulseira do meu relógio arrebentou e caiu no chão e tive que retornar para buscá-lo(devo ter perdido uns 10segundos nessa manobra)acho que fiquei perto da média de aumento de tempo dos corredores(2min 59seg).Agora vou treinar bastante para que no ano que vem possa continuar abaixando os tempos.Valeu pela experiência de correr em condições desfavoráveis e aprender a avaliar uma corrida em relação ao seu percurso e clima antes de fazer projeções demasiadamente otimistas.Devemos sempre ser otimistas mas também realistas.Cada corrida é um aprendizado diferente ,não há uma corrida igual a outra(mesmo que seja no mesmo percurso).Cada corrida é uma história......Por isso que este esporte fascina e atrai cada vez mais corredores de rua.Foi um bom ano onde progredi em relação aos meus tempos ,não tive nenhuma lesão e fiz a minha primeira meia-maratona.Valeeeeeeu!Abçs Sacadura

Douglas Cardoso disse...

Olá Rodrigo. Eu Pensei em me inscrever e estrear no 5 km nessa corrida, todavia, pensei melhor, e, como ainda estou em fase inicial de treinos (correndo 4,3 km em 23,42), avaliei melhor e optei em treinar um pouco mais e estrear ano que vem.
Parabéns por mais uma corrida.
Bons treinos.
Douglas

Dalton Ferreira disse...

Parabens pela corrida, com certeza foi um bom teste para a corrida de Reis aqui em Cuiaba em janeiro, pelo menos o calor e umas subidas sao iguais,rs.
Bons treinos e ate janeiro

RODRIGO AUGUSTO disse...

Muito obrigado pelas visitas.
- Sacadura, realmente a prova de hoje foi "diria" anormal, pois tudo era adversidade, menos uma descida que tinha árvores p refrescar um pouco. estamos começando e nossos tempos melhorando, mas devemos frear um pouco para situações como a de hoje, seu tempo foi bom, e o relógio te fez quebrar um pouco o ritmo tbm. E se o Juvenil, que faz p 32min, hj fez p 35, por que com a gente seria diferente. Valeu, ano que vem será mto bom p nós, creio logo corrermos p 41,42. ( uns seis meses )
- Douglas, vc está certo, comece leve, logo estará fazendo os 5 km p 26 min, ótimo p começar nas corridas. Ano que vem lá p março já terá provas de 5 km.
- Dalton, olha o calor de hj estava forte, talvez um pouco inferior ao daí, pois aí ainda soma-se a alta umidade, gerando a sensaçao de estarmos num forno. hehehe, mas foi um treino bom p corrida de reis. Agora é treinar mais um pouco e logo estarei aí.
Valeu, bons treinos p vcs.

CÉLO!!!! disse...

RODRIGO QUANDO VC ESCREVEU NO MEIO DO SEU COMENTÁRIO:
p nós, creio logo corrermos p 41,42. ( uns seis meses )

SERÁ QUE NÃO QUIZ DIZER 31, 32.

SÓ VERIFIQUE E CONFIRME ISTO E DEPOIS APAGUE ISTO AQUI OK.
UM ABRAÇÃO!!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, Marcelo, blz, na corrida as melhoras são lentas, e de muito esforço para alcançá-las. Na melhor das hipóteses chegarei daqui uns seis meses na casa dos 41min os 10 km. Agora chegar nos 31,32 provavelmente n consiguirei. Chegando na casa dos 36 min, daqui uns 4 anos, já será ótimo. Valeu.

TELMA disse...

Olá, gostei da sua narrativa da corrida, de repente se não der para ser um Elenilson, dá p pensar em ser escritor! hehehe...Brincadeirinha, com certeza vc chega lá! logo, logo veremos aqui no blog a foto do 1º podio. Bjs

RODRIGO AUGUSTO disse...

Oi, Telma, agradeço pelo elogio da narrativa. Acho q estou tão longe de ter tempo bom como o de Elenilson, como estou longe de estar apto para ser escritor. hehehe ! Mas, estou tentando passar um pouquinho da emoção e percepção do que ocorre em uma prova rápida de 10 km; rápida, porque já imagino o que se deve passar pela cabeça qdo ficam os maratonistas entre 2h a 4h correndo ( em 2013 devo fazer uma). Eu mesmo em treino, as vezes, me pego pensando nas contas a pagar, nas matérias de estudo, ... hehehe !!! Bjos

Estivison disse...

Fala Rodrigo !!! muito boa corrida. Pensei em ir mas priorizei a minha planilha que marcava um treino de 18 km. Vai na corrida de Reis? nunca fui e estou com muita vontade de ir.

bons treinos e muitos km com saúde e alegria.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Estivison, que bom que virou seguidor do blog. A corrida foi mto dura, o sol e o percurso foi p testar o condicionamento mesmo. Cara, a corrida de reis parece ser mto legal, estou qrendo ir. Vamos ver se consigo. Valeu. Bons treinos, que consiga chegar na maratona !

Unknown disse...

Poxa Rodrigo, Parabéns!!!

Tanto, pela persistência e força de vontade de ultrapassar o corredor quanto pela cautela que ao mesmo tempo teve. De fato às vezes quando corro com meu namorado ele fica querendo que eu aumente meu pace, mas sei que tem momentos que estou no limite e devo segurar para não ultrapassar este limite. Vc tem toda razão.

Parabéns!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

Oi Dart, valeu, agradeço, acho que sou sim persistente, é, tenho q a hora de melhorar é no treino. Corrida a gente já dá o máximo de gás, então, n tem onde tirar alguma coisa p melhorar. E ter cautela de ultrapassar os mais experientes é bom p n errarmos durante a prova. Valeu. bons treinos.

tutta disse...

Parabéns pela ótima performance obtida na prova Rodrigo.
Estarei na torcida para que consigas o pódio no próximo ano.
Abraço, bons treinos e tudo de bom pra você.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, Tutta, fico mto grato pela visita. É ainda não é tão boa performance. MAs está servindo como bom treino.Com mais um tempo, correr mais rápido e começar a visitar o podio, algo que vc já está acostumado. Parabéns. Bons treinos, p nós.