21 de julho de 2011

A corrida no peso certo !!!

           Olá, galera, antes de iniciar essa postagem, aviso que não sou especialista na área médica nem na área de educação física, mas acredito ter adquirido uma boa noção sobre a corrida, nesses 22 meses de treinamento e de muita leitura diária sobre esse esporte.
         Pois bem, venho falar do excesso de peso na corrida, a ideia me veio ao ver no Rio de Janeiro tanta gente obesa fazendo a meia maratona e maratona.  (também quero dizer que não sou dono da verdade e cada um faça o que achar bom e quiser fazer !!!).
        Assustou-me, quando eu estava na chegada, ver pessoas muito fora de forma, chegando com mais de 2h30 na meia maratona, mancando, com demonstração de muita dor e muitos com visível perda da normalidade emocional, sensorial e desordem nos movimentos normais do corpo.

        Só para esclarecimento, não que seja errado terminar uma meia em mais de duas horas e meia, pois a pessoa pode ser treinada e vai tranquila, apenas sem velocidade, assim fazendo tempo alto, mas fazendo o percurso muito bem. O problema está apenas quando não há preparo para se correr distâncias longas.
         
     Isso me trouxe muita tristeza, ver tanto sofrimento para se concluir uma prova !!!.
          Meu Deus, é uma, só uma prova !!! 
        Quantos certamente se lesionaram, por excesso de esforço, sem ter preparo para isso, apenas para poder dizer que cumpriram uma meta !!!
     
      Felizmente vemos o crescimento desse belo esporte, mas muito mais de maneira quantitativa e sem o acompanhamento do condicionamento dos praticantes.
       Eu penso que uma pessoa obesa não deva correr mais do que provas de 10km, o que penso já ser sofrido para o joelho.
     
       Minha humilde visão é que as pessoas estão errando em começar a correr para emagrecer quando deveriam emagrecer para depois começarem a correr !!!
          Sou totalmente a favor de todos fazerem esse esporte, mas comecem com uma caminhada diária e controlem o consumo de açucar e massa branca, fritura, juntamente com o aumento do consumo de verduras e frutas, fazendo que o metabolismo do corpo aumente e para isso coma no máximo de três em três horas !!!!
       
         Uma regra básica que funciona !!! é que a gente só emagrece quando o consumo de calorias for menor que o gasto calórico diário (parece mágica, mas é simples assim !!!), com exceção de quem tem problema hormonal que os fazem engordar.
         Peço que corram muitas provas de 5km e de 10km, até literalmente enxugarem ou pelo menos diminuir bastante o peso para subirem para provas maiores.
           
         Eu perdi 11kg nesse período de treinamento, em torno de 16% de meu peso, creio que não comecei “pesado”, mas só agora me sinto leve para correr essas distâncias maiores.
           Para os “gordinhos” acho que devem aumentar o treinamento diário sim, mas também andem de bike, façam  natação e outros esportes que diminuam o impacto, até ficarem mais em forma e preparados para encarar distâncias maiores.
         
        Não quero que me vejam como um “chato”, mas como um amigo conselheiro, que os façam pensar antes que infelizmente ocorra uma lesão grave, principalmente nos joelhos, que os façam parar de treinar nesse esporte tão bom !!!  O que acham ???

12 comentários:

O IRMÃO DELE!!!!!! disse...

EITA NÚMERO USADO PELO GORDO, HEIN RODRIGÃO.
ELE FOI O ANO DO MEU NASCIMENTO, 74!!!!

E EU ESTOU QUAZE PRONTO P/ UTILIZA-LO, IGUAL NO DESENHO; NÃO É MESMO???? ( RSRSRSRSRSRSSSSSssss.... )

TUDO DE BOM MANO!!!



( marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com )

tutta disse...

Totalmente de acordo Rodrigo.
Esses atletas mais "cheinhos" devem tomar muito cuidado quando se quer alcançar uma meta como completar uma meia ou uma maratona, pois há muito impacto envolvido e que pode levar a sérias lesões.
Bom post esse.
Abraço.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com

sacadura disse...

Olá Rodrigo,realmente nas provas que participo também percebo vários corredores com peso em excesso tentando correr uma meia maratona!!!! Temos também outros que não têm condicionamento físico para correr a meia maratona (mesmo tendo um peso ideal)cruzando a linha de chegada em estado lastimável.Aliás,mesmo na prova de 10 km tenho notado o mesmo tipo de corredor com sobrepeso e/ou sem adequado condicionamento físico.Quem quiser correr e não possui preparo deve participar de provas de 5 km!!!!abç

Ivana disse...

Oi Rodrigo!

Faltou mencionar aquela frase que você já me falou e achei bem interessante: "as pessoas correm para emagrecer enquanto deveriam emagrecer para correr"... lembra?

Mas na verdade as pessoas se apaixonam pela corrida e não pensam nas consequências de uma lesão que é, ficar sem correr e muitas vezes, sem fazer nenhum exercício físico.
Portanto, vale uma reflexão! Muitas vezes achamos que estamos fazendo um bem pra nossa saúde e na verdade estamos é fazendo exatamente o contrário, né?

Bj,

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Galera. blz.
Marcelo, foi "na mosca" que acertei o seu numero né. E vc em 2009 ja estava correndo legal, até enxugou, cuide-se p nao ganhar peso. blz. Valeu, final de semana chegando, se esse frio passar, vamos tomar um tere.

Tutta, tbm acho, metas audaciosas devem vir depois de um bom tempo de treino. para que tanta pressa, a corrida é um esporte que se pode praticar a vida toda, então, basta não atropelarmos as etapas !!! Valeu. Boa recuperação aí, vá com calma.

Sacadura, tbm acho q há pessoas dentro do peso ideal mas sem preparo, mas pelo menos as chances de lesões, especialmente nos joelhos são menores. os 5km praticados 4 vezes na semana com outros exercícios nos outros dias já serão suficiente p perder peso a longo prazo. Se demoramos anos para ganhar, por que tanta pressa em perder !!! Valeu

Ivana, que frase bonita hein !!! kkk, realmente é o q penso, pelo menos não devem correr distancias maiores do que 10 km. Vc tem razão as pessoas viciam na corrida e qrem aumentar os desafios, mas pulam etapas mto rápido.

Como exemplo, o Vicent Sobrinho disse q com menos de dois anos é mto cedo para correr uma meia, e eu já fiz 4, sendo três esse ano, depois de fazê-las, dou razão a ele, pois o desgaste é muito grande. Em razão disso, protelarei para muito para frente a Maratona !!! Valeu, bj

CORRENDO QUE ME ENTENDO disse...

Bem eu tenho um exemplo na minha familia , meu cunhado começou a correr 10 km em santos sem ter preparo adequado (ele é não é obeso é normal) ele tinha pressão alta ,colesterol alterado, enfim a atividade iria ajudá-lo mas é uma escada e deve-se seguir os degraus, em seguida foi para 7,5 km é menos que 10 km mas era os 7,50 km desafio da mata atlantica (700 m de altidude em relação a largada !!) 01 mes depois foi pra uma meia maratona do rio , loucura , terminou num tempo acima para um iniciante e com fortes dores na panturrilha , pagou um preço pelo excesso , a corrida passa a virar vilã ... é complicado !!!

Estivison disse...

excelente post !!! falta informação e espelho.
tudo a qualquer preço não vale a pena

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Alessandro Guimaraes, valeu pelo relato, seu conhecido exagerou né. já começou nos 10km e não demorou mto ir p uma meia, é mto precoce e o risco de lesão é altíssimo. Tomara q ele tenha descansado bem depois e continuou a treinar ... valeu. Só p situar mais nesta postagem, possivelmente se ele estivesse mais pesado teria se machucado mais gravemente.

E aí Estivison, valeu,se entendi direito realmente falta informação aos que estão começando, creio que nos editais(regulamentos) das provas deveria sugerir um treinamento prévio para depois participar. Valeu

Agradeço por contribuirem com a postagem.

Dalton Ferreira disse...

Infelizmente a popularização da corrida tem feito estas pessoas sem um preparo inicial se aventurarem em distancias que nao deveriam o que pode alem de lesao levar a risco de morte. Infelizmente ao meu ver este é um problema que veio para ficar.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton. blz. Realmente o risco de morte existe por falta de preparo e expor o coração a tanto esfoço, né. Tbm acho q por interesse das organizadoras tbm o numero de "atletas" tende a crescer mto. Aqui no MS qm caminhar 7km concorrerá a um sorteio de carro (pelo menos n obrigaram as pssoas a correr). Mais de 60% das inscricoes para meia maratona volta das naçoes, será de caminhantes, 10% para meia !!! quer mais !!!

Leilany disse...

Corro há menos de um ano, e fiz exatamente o que vc indicou: emagreci, caminhei, para DEPOIS correr! É o certo e o mais natural. Acabei fazendo um blog das minhas humildes experiências: www.asinhasnospes.blogspot.com
Lá eu conto um pouco do meu "rosário"...
Ontem eu estava treinando, correndo sozinha 8k, pace de 5;30 e ri sozinha quando o iPod tocou: "você não sabe o quanto eu caminhei... prá chegar até aqui..."!
Parabéns pelo blog, já coloquei em meus favoritos e como follower, espero aprender muito!

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Leilany, seja muito bem-vinda a este blog. Fico feliz por vc ter feito o q é melhor p seu corpo, e certamente vc continuará no esporte, pois aprendeu da melhor maneira e tenho certeza que assim é muito menos doloroso e gratificante, parabéns pela dedicação e que sirva de incentivo aos futuros mais leves corredores !!! Essa música é mto dez, e encaixa mto bem em nossas vidas de atletas que passamos anos para correr "bem" !!! Valeu, obrigado, retorne sempre. já visitei seu blog