13 de novembro de 2011

FALTA DE AFERIÇÃO NAS PROVAS !!!


"Campo Grande sediou na manhã deste domingo (13) a 1ª Corrida da Integração Norte-Sul, com percurso de 8,5 km ..." 
 Com esse trecho do texto publicado no midiamax.com.br, trago o assunto "aferição de prova" !!!


        Acho que os organizadores não possuem noção da importância de indicar a metragem exata do percurso para os atletas.

    Assim como no direito do consumidor você tem o direito de saber exatamente o peso/quantidade/volume do que está comprando ...

         Na corrida faz diferença, e muita, 100m numa prova de 5km. Imaginem, então na prova da integração de hoje que foi divulgado percurso de 10km e teve 8,5km  (ganhador com 26min e pouco)

      "Viajando um pouco" imaginemos um corredor que faça para 30min a prova de 10km (ritmo de 3:00min/km),  se ele não souber antecipadamente do real (8,5km) ele correrá de maneira "mais lenta"  para os 10km anunciados.  Para muitos "pangarés" como eu e, ainda mais, os mais lentos, podemos até não alterar o ritmo para uma prova mais curta, mas quanto mais treinado o atleta mais sentirá essa diferença, e para os que correm por grana, deve ser pior ainda.

        Assim, chega a desanimar um pouco pelo descuido dos organizadores :

Integração divulgado 10km  apresentou-se 8,5km;
Ciptran divulgado 6km  apresentou-se 5,6km;
GP MS 2009 divulgado 10km  apresentou-se 9,7km;
Tiradentes Aquidauana 2010 divulgado 10km  apresentou-se 10,4km;
CASSEMS divulgado 5km  apresentou-se 5,130km;
SESC 2010 divulgado 10km  apresentou-se 10,25km;

Obs: esses tempos "apresentados" são alguns conferidos de carro e por troca de informações (inclusive com GPS e google).

         Para os "contrários de plantão" não estou reclamando por nada, apenas pedindo atenção, é muito bom saber se eu corri para 4:20 o km ou 4:27 e se para vc não faz diferença, certamente não se importa com metragem mal medida.

 O que acham?  

       Assim, cada vez mais, penso em procurar as provas mais organizadas e aguardadas do nosso Estado, em que o corredor, que é o alvo da corrida, seja tratado como consumidor e estrela da festa, sendo o respeito necessário e bem-vindo.

13 comentários:

CÉLO!!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sacadura disse...

Olá,estamos apenas pedindo mais cuidado na medição dos percursos pois quem corre buscando melhorar seu tempo gosta de saber sua performance em 5km,10km e meia maratona e não em distâncias intermediárias.Pode parecer preciosismo mas 200m de medição errada acarretam quase 1 min de diferença no tempo de conclusão o que para nós faz diferença.abç

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marcelo, blz. A divulgação da prova é bem-vinda, mas o percurso divulgado deve ser coerente, medido. As placas no meio do percurso de km é uma blz, mas entendo que há a parte financeira em colocá-las, mas a medição pode ser feita de modo barato, ex. moto, carro ...

Nesse ponto, a inexatidão da metragem parece n ser preocupante para algumas organizações.


e aí sacadura, como disse, estamos pedindo mais atenção, e 200m é mta coisa mesmo p 5km.

P quem já treina há mais de um ano e já corre legal, sabe que para melhorar um min é mto treino, e perder isso numa corrida com marcação errada não é nada legal.

Valeu, galera.

Estivison disse...

e ainda não teve medalha ...

lamentável.

estivison@blogspot.com

Alex Melo disse...

e aew Rodrigo, blz irmão...

sinceridade, achei sacanagem a prova, como disse para nós pangarés que não sabiamos que o percurso não tinha os 10 km, perdemos juito tempo ao manter um ritmo mais baixo...

camiseta, naum tinha nem para a metade dos inscritos, medalha, só sexta feita na planeta esportes, agua, só tinha no primeiro ponto, e nem para todos, vi relatos de pessoas que ficaram sem agua ainda no primeiro ponto, e na chegada, nenhum controle no kit final, teve gente que saiu com um cacho de bananas, enquanto outros não pegaram nenhuma...

mas não posso fazer nada a não ser reclamar, os visuais, não receberam premiação, apenas um pequeno troféu, isso pq a corrida da integração é pra promover a inclusão de todas as raças e pessoas com deficiencia...

agiora é esperar que terça seja bem melhor...


abraços irmão, depois coloco o relato da prova...

Anônimo disse...

-------------------------
GP MS 2009 divulgado 10km apresentou-se 9,7km;
-------------------------

isso era olhando o MAPA da corrida que eles entregaro, mas durante a corrida uma coisa que ninguem esperava era aquela ultima curva perto da linha de chegada, tivemos que correr mais 4 quadras, se vc medir de novo pelo Google MAPS da na verdade 10,6 km.... 600 metros adicional é muita coisa

Anônimo disse...

------------------------
http://www.corridasderua.com
------------------------

usei esse site para medir, bem legal, uso la tb para registrar meus treinos;

RODRIGO AUGUSTO disse...

Galera, blz.

E aí, Estivison, que ruim a prova n ter medalha, é o que guardamos da prova. Outro ponto que falta atenção. Nem sempre precisa ser "a medalha', mas é necessário uma !!! Valeu, pela contribuição.

E aí Alex, blz,
poxa, sem camiseta, medalha, n ter agua p todos e n entregar o kit
"lanche" adequadamente, faz da prova um ruim evento. E ainda não dar atençao merecida aos atletas visuais. a prova ficou devendo mesmo.

Qto à camiseta, eu entendo em parte a organização de um evento, pois se fizer de material de baixa qualidade n agradará aos atletas e se fizerem de boa qualidade sairá mais de 25,00 por atleta. O q n pode de maneira nenhuma é obrigar os atletas usarem a do evento, pois desrespeitam a livre vontade de usar o que quiser e ainda mais quem tem patrocínio !!!! Valeu.


E aí, Rafael Mattos, blz

GP MS 2009 divulgado 10km apresentou-se 9,7km;
-------------------------
Só fiquei na dúvida se vc está falando da q teve esse ano, q n participei, mas pelos tempos acho q teve percurso maior do que o divulgado mesmo.

Ou se vc está falando da edição 2009 lá no Pq Ayrton Senna, esse n teve 10km, pois eu nem tinha um mês de treino e nao conseguia na época correr abaixo de 50min, e fiz em 47 lá.
E com certeza, 600m é mto chao, estragando qqr tentativa de avaliação para os 10km (exatos).

qto ao site http://www.corridasderua.com, valeu pela dica, parece q lá marca a altimetria tbm, mto bom

Valeu pela contribuição de vcs.

André Bandera disse...

Fala Rodrigo,

Realmente ótimo post para que os atletas do estado selecionem melhor as provas que irão participar. Com isso os organizadores vão procurar cumprir com o evento anunciado, corrida de 5k para corrida de 4.8k desagrada os corredores.

Ao iniciar a participação em corridas, qualquer corrida é bem vinda, com o passar do tempo começamos a selecionar melhor as provas a participar.

Valeu pelo post.

Abraços corredores..

Anônimo disse...

desculpa tava falando do GP MS 2011, no trajeto q entregaro, tb não dava 10 km, dava 9 km e alguma coisa. mas para surpresa quando chegou tinha uma curva q não tinha no mapa..., sem falar q vi varias pessoas quando chegou na ultima rua deu o Gás final chegando la mas uma curva, que levava a mais 4 quadras, vi muita gente começar a andar pq desanimaram.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí André, blz.

concordo contgio q no começo queremos fazer todas, aí com algum tempo ficamos mais exigentes. Tbm acho q deve ser dificil organizar uma prova, mas já que se propuseram, detalhes importantes n podem ser esquecidos !!!! e como disse 200m em 5km é bastante diferença. Valeu


E aí, Rafael Mattos, blz.

nada de pedir desculpa, vc está colaborando com o blog.

e nas suas palavras, o GP MS 2011, " mais 4 quadras, vi muita gente começar a andar pq desanimaram. " PUTZ, DEVE SER HORRÍVEL MESMO. eu numa meia maratona me frustei com a marcação errada onde marcaram faltar 97m, mas na verdade faltava 195m( a mesma chegada da maratona) aí ja foi suficiente p incomodar, imagina dar o gás e surgir do nada 4 quadras !!!!!!!!! (péssimo, e n estava no mapa !!!) valeu !!! abraços, boas corridas

Elton Xamã disse...

hola, corredores!

Eu também sempre percebo erros nas distâncias dos percursos e isto realmente atrapalha quem treina e monta sua "estratégia" em cima da distância a qual tem treinado. Rapidamente lembro de duas provas, uma delas na Coophatrabalho, onde se divulgou "5km" e tinha aproximadamente 4,5km.
Outra no GP MS no Parque Airton Senna - 10km - que em 2008 e 2009 o percurso foi o mesmo mas em 2009 os homens largaram aproximadamente 300m depois da largada do ano anterior.
Porém quando se fala em aferição, temos que lembrar aos corredores que usam GPS, que esta não é a maneira mais segura para aferir distâncias pois o erro pode ser de até 10% (para mais ou para menos) mas em média a diferença é de 4 a 6%, dependendo do modelo do aparelho.
abraços
Elton Xamã

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Elton, bem-vindo ao blog.
Mto bem lembrado essa prova do SESC Coophatrabalho, eu fiz meu recorde lá, mas vi q n tinha a metragem correta.
Atrapalha mto mesmo, se for pco desanima pois n valerá e se for mto o tempo fica alto ... he he he
P quem corre disputando podio na faixa etaria n tem tanto problema, pois eles disputam entre eles, mas p gente q qer só saber o tempo, fica ruim.
Valeu, e já vi seu blog de corrrida e bike.