1 de outubro de 2012

Circuito Caixa 2012 - 5k - Etapa Curitiba !!!


Fala galera, nossa equipe participou dessa prova representada por mim e Ivana. 


Inicialmente, sejam bem-vindos Daiana, Henri e Mazzini.
Fui para a disputa sabendo que não seria brincadeira, pois por leituras na net, sabia que o percurso era maior do que 5k e tinha “subidas”.
     
     Mas a intenção era correr forte não para marca boa, mas para disputar na categoria.

    No site do evento foi anunciado que seriam 3500 atletas, ou seja, muita gente para largar !!!!
   
     O jeito foi aquecer cedo e quando vi que o povo estava formando fila, faltando 15min para largada ainda, fui para lá buscar um lugar ao sol.   (clique em mais informações)


           Fiquei aproximadamente a uns 20m do pórtico (não muito bem, mas pensei que na larga pista eu conseguiria recuperar uma boa posição (livrar-me do congestionamento).

            Dada a largada, saída muito lenta !!!  acho que por total inocência qto à função do chip que entrega um tempo líquido e que a disputa na faixa tbm é por tempo líquido, as pessoas menos preparadas vão lá para frente e com 100m estão diminuindo seu ritmo já ofegantes !!!
      O aprendizado deve vir de leitura de blogs, conversa com os corredores mais experientes e também das organizadoras que devem indicar baias de largada em ritmo de sub 4min, 4min30, 5min, 5min30 e 6min.  Assim todos saem bem e ninguém será atropelado nem atrapalhará o rendimento dos mais apressados.

    Vamos lá, a largada foi em descida, assim muitos foram forte por uns 400m, quando viramos para outra rua, a corrida começou para valer. Ainda estávamos no plano, corríamos fácil.

       Passo o 1km em ritmo de 3min48, bom, mas confesso que queria mais !!! A prova estava disputada, muita gente correndo por aqui, pista cheia, mesmo com 1km sub 4min muitas mulheres correndo ali.

      Não lembro exatamente, mas a primeira subida começou com 1,5k, a terminei com bom ritmo acumulado no GPS, algo como 4min15.

      Meu ritmo estava acima do que queria, mas imaginei que o percurso seria bom para frente e conseguiria acelerar posteriormente. Mas, na metade da prova veio a subida para desanimar, com 600m e de elevação 25m ! (dificuldade semelhante à subida da Ant. Maria Coelho).

      Apesar do ritmo ter caído bem, sabia que a dureza era para todos. Aqui, a pista já estava menos ocupada.

      O cansaço das provas de 5k é alto e posso dizer que não é agradável, mas se corrermos no conforto certamente o tempo subirá !!!!  Uma última subida, menor, mas pelo acumulado e sobe e desce da prova, tornou-se desgastante.

       Na hora da prova não é incomum a vontade de diminuir o ritmo e abandonar a disputa por boas posições e tempos.  Mas prova não é momento para relaxar “é incrível como, mesmo na dureza da corrida,  a gente fica pensando no pós-prova e refletindo se a batalha terá valido a pena”, vamos que vamos, falta pouco e o descanso desejado será revigorante !!!

       Todo corredor tem que achar um foco na hora do cansaço para forçar, pois se falhar nisso, o sofrimento se agigantará e certamente desistirá da peleja e diminuirá seu ritmo. (como ocorreu comigo na prova da CASSEMS).   

      No km 3,5 retornamos e assim, ficamos só os corredores de 5k e não éramos muitos. O ritmo se mantinha acima dos 4min10 o que não me agradava, mas meu foco foi seguir um bloco de 3 corredores,  tinha até disputa de posição para fazer as curvas ...

     Um "sem-graça" começou a fazer curvas pela calçada, mas isso dava força para os outros corredores seguirmos forte.

        No km 4 vi o acumulado de 16min20 o que não era ruim, mas eu cansei legal e não conseguia manter a velocidade. (acho que o fato de querer passar aqui com 16min e não conseguir me deu um certo desânimo).

Apesar de as subidas já terem passado, não consegui melhorar o ritmo, fui assim até o 5k.
Na última vez que vi o GPS estava com 5.1k, era hora de acelerar, tanto que um dos que disputavam comigo acelerou e respondi, pelo que vi depois, corri os 200m finais com ritmo de 3min40, muito bom, mas confesso que fui ajudado pela descida.

        Passei o pórtico com 21min47, não foi o tempo que imaginei nem que queria. Na hora sabia que não teria pódio, mas fiquei curioso para saber os tempos dos corredores da faixa. O 3º colocado falou que fez em 20min alto (o que me deixou menos cabisbaixo).

        Agora com os resultados e altimetria em mãos,  acho que fiz uma boa prova e dentro de meu desempenho esperado. Fiquei em quinto na categoria 1min20 atrás do 3º e 16seg do 4º  e em 24º no geral, com 480 atletas. Não está mal, agora é treinar e treinar .... (até tinha mandado sms para alguns dizendo que estava desanimado, mas agora não estou).


       Ivana tbm sentiu a dificuldade da prova e a fechou com 29min06 ficando em sétimo na categoria.    Mas a foto ao lado mostra o seu ótimo desempenho disputando com Damião Ancelmo palmo a palmo para ver quem chega primeiro !!! hehehe

         O Estado foi muito bem representado pela atleta Maira Brum da equipe que leva seu nome, de Dourados, que ganhou a prova no feminino (caso eu não tenha olhado erradamente), e carimbou o primeiro lugar na faixa etária com tempo de 23min08.  Parabéns Maira,  uma pena não ter premiação na geral. Ficamos felizes de rever a galera da equipe Maira Brum: Maira, Ana Maria e o Clediz (www.mairabrum.com.br), pois já havíamos os vistos em Londrina - PR

       Conhecemos o atleta João Ferreira aqui de Campo Grande MS, da equipe Pica-Pau, ficou em 3º na sua faixa 65-69 com o tempo de 28min. Parabéns !!!

Segue o percurso e tempo pelo GPS  http://connect.garmin.com/splits/228744027
       Essa prova se eu voltar, farei os 10k que tem percurso aferido pela Cbat.

14 comentários:

Brandão disse...

Parabéns Rodrigo e Ivana por mais essa conquista, percurso desafiador pelo seu relato valorizando os tempos obtidos por vocês. Sentimos falta de vocês no treino de domingo no longão off road. Abração.

Julio Cesar disse...

Olá Rodrigo. Admiro seu espírito competitivo, e correr provas de 5 km é dureza mesmo. Não é como passear numa prova de 10 km ,meia ou maratona. O que mais temos hoje são pessoas passeando nas provas e achando que são corredores. Um abraço e nos encontraremos em alguma prova de 5 km por aí.

isidoro Andrade disse...

Parabéns Rodrigo..Sempre correndo forte!! não há mesmo motivos para desanimar..levando em conta as dificuldades de percurso, você foi muito bem. É continuar os treinamentos e partir para a próxima..

Parabéns à Ivana por vencer mais este desafio.. abços

Dalton Ferreira disse...

Parabens Rodrigo, mais uma prova para o Curriculun. Neste domingo passado fiz uma prova de 5km aqui em Cuiaba, fiz 22:45.
No proximo sabado vou para Curitiba para a fila nightrun tentar o meu sub 50 oficial, vamos ver o que da, tomara que nao chova.Depois conto como foi.
Um abraço e bons treinos

sacadura disse...

Parabéns Rodrigo e Ivana!!!!Seus resultados foram bons.O percurso para uma prova de velocidade como os 5km com subidas dificulta a obtenção de recordes pessoais.Como dizem os corredores mais experientes "cada prova tem a sua própria história". Abçs e bons treinos.

Unknown disse...

onde encontro o resultado final com os tempos de todos e a colocaçao por faixa etaria queria saber que colocçao fiquei

Unknown disse...

meu email e vbuzzatto@gmail.com

Robson Corredor disse...

Parabéns ao pessoal!

corridaderuafoz.blogspot.com

André Bandera disse...

Fala Rodrigo,

Ficou muito bacana a postagem, descreve bem a dureza e relata como foi a prova.

Conclusão: Você não corre nada.. risos risos

Ficar entre os 5 primeiros da categoria, pode parar de correr, você é lento demais. risos risos..

______

Brincadeira Rodrigo e Ivana, parabéns pelo resultado, mesmo que no início tivesse a sensação de mal resultado.
Pura impressão, os dois correram bem, no relato você comenta a dureza do percurso.

Fala ae para a gente, percurso mais dificil que os 5k da caixa que você tinha recorde?

Nós corredores procuramos melhorar em todas as provas ou obter resultados expressivos, temos que ter paciência e aguardar os treinos darem resultado na hora certa. Você vai ver quando menos esperar sai outro tempão.

Show de bola o relato da prova..

Parabéns Ivana e Rodrigo..

Abraços

Estivison disse...

parabéns !!! que venham mais provas !!!

Prof. André Rocha disse...

Valeu Rodrigo. Parabéns pelo resultado. Considerando percurso, uma subida semelhante a da rua Antonio Maria Coelho, meu Deus, vc foi bem demais. Parabéns mais uma vez.

Ivana disse...

Valeu pela força pessoal...

Confesso que fiquei decepcionada e desmotivada depois dessa prova...
Cheguei até a comentar com o Rodrigo que, como os outros esportes, a corrida também precisa de talento e que eu não tinha, hehe. Mas logo após fui a uma palestra na qual o cara falou que talento é igual a: 1% inspiração e 99% TRANSPIRAÇÃO, kkkk . Daí já viram né? Dá-lhe TREINAR MUITO!!! Mais um desafio aí...!!! Sem acomodação!!

luizz disse...

Olá Rodrigo.
Prabens pela prova e muito obrigado por sua participação no Corridas Do Luizz.

Bem, mesmonão "realizado" o seu desempenho o coloca na minha lista do "correndo com os feras".
Felicidades e volte sempre!

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera, desculpem-me pela demora:


Brandão, valeu, percurso desafiador mesmo, abraços

Julio Cesar, valeu, para mim a graça está em competir, mesmo perdendo ! kkk, concordo contigo, não acho legal "passear" em distâncias como maratona. Vamos sim nos encontrar num 5k por aí.

Isidoro, valeu, tentando correr forte ! kkk, partir para a próxima é o segredo para chegar ao objetivo ! abraços

Dalton Ferreira, valeu, parabéns pelo 5k e pelo 49min em curitibba

Saca, valeu, é esse percurso n é bom p tempo, apenas p disputar pódio !

vanderlei buzzatto, resolvido já, abraços.

Robson Corredor, valeu !

André Bandera, valeu, não corro nada mesmo !!! mas hj conseguimos um recorde na volta do Parque (17min56) vamos melhorar mais ! Não corro nada mas to na sua cola !!!!risos risos
Com certeza p percurso é mais difícil que o nosso de CG, sem comparação, o nosso tem uma grande subida, mas é uma !!! Abraços

Estivison, valeu !!

Andrezão, valeu, hehehe, percurso chato p bom tempo !!! a gente sobe, mas perde o ritmo perto de 4min00

Ivana, valeu, n vamos n nos acomodar e vamos transpirar em treinos p melhoarar nossa marca, com o calor que foi nessas semanas, ta mole mole p transpirar !!! kkk, bjus !

Luiz Souza, valeu pela presença, "correndo com os feras", hehehe , valeu, voltarei a seu blog p ler mais !!!