26 de maio de 2013

28ª Tribuna FM Unilus - Santos 2013

     Quando comecei a olhar provas boas para fazer, essa prova em Santos me chamava a atenção; mas o tamanho da prova me assustava, pois como será que conseguirão cuidar de 16mil, 18mil atletas ???  ano passado, não fui, mas esse não perdi a oportunidade, juntamente com Ivana marcamos essa corrida.
      A prova é disputada, em uma semana esgotaram as 18mil inscrições !!!  Ao lado uma boa noção de como é agitada.

    A prova é conhecida por ser muito rápida, prova plana, sem subidinha !!! boa oportunidade para uma boa marca pessoal.

   Gosto de zoar com amigos de mais ou menos mesma perfomance, nesta prova, desafiei o amigo blogueiro Alessandro Guimarães de SP.  Disse que ganharia fácil dele e me devolveu que eu comeria poeira na baixada santista.



   No dia de pegar o kit, uma organização impecável, não pude olhar com calma todo o salão pois o Alessandro e seu cunhado, Guilherme, havia nos levado até lá e a hora do almoço já se passara.  Valeu Guilherme e Alessandro pela carona, facilitaram nossa chegada na cidade que não conhecíamos.

Abaixo, um histórico dos tempos dos campeões das edições. Uma  boa maneira agradecer aos que a fizeram grande e certamente tem tudo para continuar a maior prova da América do Sul nos 10k !!!!

 Foi mal, faltou o histórico do masculino, com o recorde do Marilson em 2011 27:59

    Ficamos num hotel bem perto da chegada da prova, a noite aproveitamos para passear e observar toda a estrutura já montada ...



    Fora ter comido a mais que o necessário, fiz tudo certo, era hora de ir para a prova.  Eu e Ivana fomos cedinho para prova para não ter maiores contratempos , sabe como é , prova grande, pode ser bagunçado ..
 Essa escadaria e a praça em frente, 1h depois dessa foto ficaram completamente lotada.
 Olha o nível de organização e grandiosidade da prova, cada baia tinha o acesso por rua diferente e o pessoal da organização era severo no controle, muito bom.
  Ficamos no segundo pelotão, o verde, que vem logo atrás da elite e da Elite B !!!   quase tudo perfeito né !!!
   Mas nesse pelotão, eram só uns 5000 participantes, pedi para Ivana para irmos logo para o início do pelotão. beleza !!!
    Contudo, sabia que ocorreria algo que é péssimo, largaria na frente, mas sem aquecimento !!! não sei para você mas para mim é muito ruim.
   O jeito foi sentar e aguardar ...  30min para largada, levantei e comecei me mexer para pelo menos movimentar o corpo e aquecer razoavelmente.
   A temperatura da prova na largada estava boa, 19, 20 graus.  O sol dava as caras, mas estávamos na sombra dos prédios.
   Dada a largada, eu sai com certa cautela, pois sabia que viria o túnel e antes dele não adianta acelerar muito não.
   Alessandro havia nos dito que chegaria mais tarde e certamente largou lá para trás.
   Assim, sem coelho ou ditador de ritmo, tive que me encontrar no GPS mesmo.
   Porém, no túnel o GPS se perdeu e ao término dele não estava bem e media uns 200m a menos. O jeito foi olhar só o relógio dele.
   Passei o 1º km para 4:04 e o segundo tbm em 4:04.
   Até aqui muita gente achando seu ritmo, não era hora de procurar um coelho.
   Corria forte e aguardava os km passarem; o público acompanhava a prova de perto, muito legal, muita gente incentivando os corredores, está certo que alguns ficaram presos no trânsito e foram lá só olhar a prova em vez de ficar nos carros ...  esse é para mim o grande incômodo da prova para os cidadãos que não aguardam a prova, o fato de trancar as ruas por muito tempo não os deixando transitar livremente.  Já vi isso perto de aeroportos e hospitais o que realmente causa muito transtorno.

     Bora lá, passei o 4º km bem e previa um bom tempo de conclusão. Mas, apesar da temperatura estar boa, uns 21º,  confesso que senti bastante o mormaço que surge pela alta umidade do litoral e o sol, pois a largada foi 08:20.

    Passei o 5k por volta de 20:30  ,  era hora de imaginar que estava bem aquecido e puxar ou manter o ritmo pelo menos.

   Mas não foi bem assim,  o cansaço surgia e estranhamente a musculatura parece que sofria com o percurso tão plano, batendo sempre no mesmo local e jeito.

    Nos 8k  meu tempo estava acima do que esperava, a gente chega na orla e ali a presença do público é absurdamente grande todo mundo gritando e incentivando,  dá um gás danado !!!  os inúmeros prédios formam uma sombra contínua e o clima melhora bastante,  era hora de acelerar ....

   Nessa hora sabia que não daria recorde pessoal, apesar da excelente oportunidade, mas ainda tinha um desafio para vencer,  o Alessandro, pois comer poeira não é minha praia !!!

   Forcei o que dava, na verdade sofria muito, só queria ver o pórtico rapidamente !!!

   A tentativa era fazer um sub 42min para ficar bonito na foto. Imaginava o Alessandro me vendo e tentando me ultrapassar.

   Assim, corria forte, faltando uns 500m até olhei para trás para averiguar se o paulista estava por ali.

   Estava nada !!! era hora de acelerar para chegada. E faltando uns 200m acelerei e desgarrei da galera que estava no meu ritmo,  ufah !  cruzei o pórtico !!!  foi meu terceiro melhor tempo 42:11, mas esperava ir muito melhor !!!

Alessandro não demora a chegar, a única coisa que queria saber no momento era o seu tempo. E de cara ele deixar escapar que fez em 42:35  !!!  

rah !!!!

venci o paulista !!! hehehe,  a poeira ele comeu dessa vez !!!  agora temos que marcar outra.  A desculpa dele ficou em não conseguir deixar a sacola com a máquina fotográfica no guarda-volume e ter que correr com estes toda a prova.   hehehe !!!

Ivana sentiu o clima também, mas mais sentiu mesmo foi falar com a corredora profissional Noeme Pereira na noite anterior e esta lhe dizer que poderia tentar algo como 48min. hehehe, acho que isso tirou seu sono, saiu mto forte nos 2k e sentiu o esforço, fechou bem, mas bem acima de seu tempo nos 10k.

Valeu Alessandro uma disputa saudável é sempre bem-vinda e se quiser marcar outra, estamos aí !

no final ainda conseguimos tirar essa foto com Marilson !!!



Aproveitamos para perguntar como havia sido o desempenho dele e nos disse que devido a uma gripe desistiu da prova, lá pelo 7k.


 Parabéns ao Daniel Chaves 5º colocado e melhor brasileiro da prova.   Edwin Kpsang fez o recorde do percurso, 27:45,  6ª melhor marca do mundo no ano de 2013 !!!

Como disse aos meus amigos,  essa prova é fantástica e agora com o tempo obtido posso largar na elite B (larga bem atrás da elite da prova) no ano que vem, são uns 600 corredores apenas e com espaço para aquecer, a história do ano que vem será bem melhor !!!!


8 comentários:

Estivison disse...

Como o Marílson ficou bem ao lado de vcs na foto !!! parabéns pela corrida !!! prova boa é assim ...

Unknown disse...

Boa Rodrigo foi um final de semana corrido , o tempo ano que vem vai ser bem melhor pra voce , e eu conformado pela derrota, problema meu se atrasei ,perdi e pronto!!! Obrigado pela camiseta e ter representado a turma !!!

Bruno Eiji Guibu disse...

Rapaz não imaginava a grandiosidade do evento mas pela foto deu pra ter uma idéia.

Parabéns pelas suas marcas, vamos melhorar.

Abraços

Reginaldo Reis disse...

Parabéns pela corrida!!! Vou me planejar para participar desta prova ano que vem!!!

André Bandera disse...

Fala Rodrigo,

Valeu pelo relato da prova, correu bem, parabéns pelo desempenho.

Prova boa para desempenho e busca de tempo quero estar nela nos próximos anos.

Vamos treinar e conquistar nossos objetivos.

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Valeu Estivison, Marilson é o cara !!!

fala ALESSANDRO A GUIMARAES, na verdade a corrida não foi boa p nós. p mim a expectativa deve ter atrapalhado tbm, ano que vem vamos correr na elite B, vamos marcar essa nova disputa. Nós que agradecemos o uso da camiseta e ter representado a turma !!!

Bruno Eiji Guibu, é meu, lá não é brincadeira n, maior só a por mim n pretendida Sao Silvestre.

Reginaldo Reis, valeu, vamos lá ano que vem.

André Bandera, fala manolo, deveria ter ido, ano que vem vamos baixar lá.

Abraços,
Rodrigo Augusto

Unknown disse...

Olá, gostei da matéria sobre a corrida da Tribuna FM em Santos, tem muito a ver com esse blog.

Blog VaiCorrer

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá blog vai correr, desculpe-me em ver só agora. Passarei em seu blog. Valeu.

Agora os comentários ficam aguardando publicação e assim posso olhar todos.