24 de junho de 2013

Track Field Villa Lobos - 10k - SP

Foto: Dois recordes sub 41min nos 10k - SP - ufah , estava na hora
André  Bandera e eu
Fala galera, nossa equipe tinha programado correr em Três Lagoas nesse final de semana na etapa das seletivas da Volta das Nações; mas com o cancelamento da etapa, infelizmente, pois era a melhor prova de 10k do MS, eu e André Bandera saímos em busca de uma boa prova nesta distância para corrermos forte.

Achamos a Track Field SP no shopping Villa Lobos, muito comentada pelo bom percurso e bom clima nessa época do ano, ainda mais largando às 7h.

Vasculhamos passagens e achamos com bom horário (meio corrido), com preço baixo. Fomos no sábado cedo.

Ah, no voo conheci o Sidney, triatleta e treinador da equipe SMC aqui de CG, o cara é dos bons e ia para a etapa do brasileiro de triatlhon olímpico em São Paulo, correria para ganhar na categoria.

  Batemos papo e ele me passou umas dicas de corrida. (Depois vi o resultado e ficou em 3º com 1h22 (1,5k de natação; 40k de bike e 10k de corrida). Parabéns, ficar em 3º no brasileiro não é para qualquer um. Mas acho que ele não ficou contente, pois foi disputar o 1º lugar.

Ele me disse que já rodou para 33min nos 10k !!! hehehe, e na sua época com esse tempo não ganhava muita coisa aqui no Estado !!   

Em Guarulhos pegamos o busão da empresa para Congonhas, desejamos boa prova para Sidney e seu amigo, fomos direto para a entrega do kit; um macarrãozinho e era só aguardar a prova.

No domingo fomos pegar o trem para a largada, quase tudo certo se não fosse a nossa desantenção em não termos visto no dia anterior que a linha do trem estaria em manutenção no domingo ...

Quando vimos era 6h35 (horário limite de pegar o chip), saímos correndo da estação atrás de um táxi, após uns oito passarem, um nos observou e parou.

Ufah, 6:50 chegamos no local, coração a mil ... fomos correndo pegar o chip;  novamente correndo, fomos ao guarda-volume e em seguida alinhar para a largada !

Ficamos perto dos feras da prova, André reconheceu o Eduardo e Wanderlei seus conhecidos do twitter, cumprimentamo-nos e fomos para a prova.

Retiraram o cordão de isolamento, André avançou para frente, eu acabei preso no congestionamento; com isso larguei um pouco trás !!! Estávamos preparados e queríamos correr bem, o clima estava perfeito, uns 15º.

Dada a largada, após uns 300m o caminho limpou, achei que estivesse a 4min/km, mas vi no relógio que estava a 3:44, era só achar o ritmo e ir para batalha pessoal e também para tentar alcançar o ilustre recordista da nossa equipe nos 5k, 10k  e meia-maratona, o pangaré André Bandera !!!

Passo o km1 com 3:45, muito bom, foi pela ansiedade da largada que saiu isso. Sigo forte, nessa altura já avistava André à frente, uns 15m.

Passo o km2 com 3:57 e André na mesma batida. O clima frio é excelente para perfomance, pois a sensação de menor desgaste é gritante. Sigo forte e passo o km3 com 3:56, bom tempo acumulado e me sentindo inteiro. André estava uns 20m à frente.

Km4 uma leve subida fez o tempo ir p 4:07, nada de desespero, era só seguir forte. A essa altura não tinha muita gente, formava uma linha e só via quantos tinham quando iniciava a curva.

Km5, metade da prova, passo com 20:01, André ainda uns 20m à frente, era o começo da ponte, subidinha para tirar ritmo, uma variação na altitude não me assusta e trabalha com outros músculos, descansando os da reta. Mais uns 500m, havia o retorno, assim do outro lado a gente via os outros mais rápidos, estava muito concentrado e não olhei muito não, mas imaginei algo como uns 30 a frente.

No retorno, grito “vamos Bandera” e ele respondeu “bora” (ele nem sabia, mas fazia parte da estratégia, sentir se ele estava bem para responder !!!) kkk

Novamente a ponte, hora de fazer mais força, um cara que corria no meu ritmo foi mais forte, na descida dei o troco e o passei. Um corredor aparentemente de 50anos me passa e fui na cola ...   mas uns 30m vi que o ritmo dele era forte para mim. Km6, passo com 4:11 , o botão de alerta liga !?   será que meu ritmo subirá ?

Cansaço já tinha, mas pensei que tinha dizer à Ivana uma história meio diferente da já corriqueira: “vi o André na prova inteira, mas não tinha força para alcançá-lo !!!“  hehehe

Dessa forma, ainda me lembrei das frases “o cansaço depois termina, o sofrimento passa, mas a conquista fica”   oh, são lindas demais !!! né !?    Mas quem as escreveu certamente não foi durante a prova e sim bem depois (na cadeira ou no sofá !!)

Na hora você só quer correr forte e que termine !!!  A prova seguia, o km 7 passei com 4:05 e com isso já previa bom tempo de chegada e, com esses pensamento todos aí, e, ainda, seguindo quem me passava, fiquei mais perto do André, algo como 10m !!!

Certo, só chegar nele !!!   Vai que é mole, já estava bem cansado, era hora de continuar apenas ...

Lá pelo 8k, um moleque me passa meio forte !!! decidi pegar o vácuo, pois tinha um pouco de vento contra.  kkk, ele não gostou da ideia e desviou para eu não conseguir !! Ele acelerou, fui com ele mais uns 30m nessa arrancada, mas não consegui mais.

Mas olho para frente e vejo André Bandera bem perto agora !!! Era hora de recuperar o fôlego e tentar chegar !!!  o cara corre muito e não seria tarefa das mais fáceis. 

Minha expectativa era alcançá-lo (vocês podem não acreditar, mas nessa hora eu ficava pensando como escreveria aqui no blog esse feito !!! ) kkk

Assim, acelerei num pequeno sprint e fiquei lado a lado com ele, e disse “ Opa, só para ter o gostinho de te alcançar !!!”   

O André achou graça (ou não !!!) e começou a puxar o ritmo.  Agora que cheguei tenho que segurar as pontas ... Assim, fomos e passei o 9k com 4:05.

Km final, André seguia forte e eu me matando para seguir firme. Nos 300m finais, logo após uma curva, André puxou e disse “vamos” e saiu ... eu não tinha onde tirar mais ritmo, queria só ir até perto do final para fazer um sprint menor.

No GPS fecho os 10k , último km para 3:59, mas havia mais uns 150m de prova.

Nessa hora puxei forte e passei alguns; era só correr o mais forte que dava ...   uma pequena subida no final e o pórtico estava lá !!! acelero mais para aparecer bonito na foto !

Passo e começo a desacelerar ...   logo vejo o André tomando “ar” aí penso no relógio e o finalizo,  40:55, RECORDE PESSOAL, certamente, mas pelos segundinhos perdidos pela demora, não soube no momento exatamente o tempo líquido !!!

Falo com André e ele me diz que fechou com 40:51.  Eu disse que não sabia o meu exatamente, mas era algo como 40:53   (mas pensava que podia ser mais baixo pela demora em parar o cronômetro).

Era hora de comemorar, pois eram dois recordes pessoais !!!  e pela primeira vez rodamos na casa dos 40min nos 10k !!!  algo muito aguardado pela gente.

Comemorações pelo feito, aí vimos o Eduardo e fomos conversar e saber se ele havia se saído bem na prova, mas ele falou que bateu na trave e não correu bem. Tinha fechado para 41:40 e alguma coisa.

Fomos ver o pódio na geral, infelizmente essa prova não tinha nas faixas etárias. Os corredores na maioria estavam felizes pela prova, pois teve a junção de bom percurso com clima perfeito.

Como nossa volta estava marcada no meio da tarde, não tínhamos muito tempo. Fomos embora e tomamos um merecido café das 10:30 !!! e fizemos todo o trajeto até chegar em Guarulhos.

Lá, chega uma mensagem de meu tempo oficial na corrida !!!  vi 40:51 !!!   Opa, meu tempo será muito parecido com de André, pensei !!!

Perguntei para ele “daquele jeito meio sem querer nada !!!”  kkk

- “André chegou alguma mensagem no seu celular ?”  ele olhou e disse “é chegou!”, parece o tempo ! - Viu e me mostrou 40:52 !!!

- Eu fiquei leve, mostrei para ele meu tempo e nem lembro o que lhe disse e começamos a gargalhar !!!

Com essa rara vitória, conquistei o recorde da equipe nos 10k !!!   algo muito bom e que logo logo devo perder, ou para o André mesmo ou para o Manoel que corre facilmente para 40min baixo !!! (mas ele ainda não teve oportunidade de correr com nossa equipe para oficializar seu tempo).

Assim, consegui esse feito e tirei a hegemonia de André. Agora é hora de continuar nos 5k e meia para entrar na briga !!! 

Veja abaixo o link do percurso no GPS

Para quem se interessar seguem o link dos resultdos abaixo  - com isso vi o nome do colega, é Sidney Menezes Carneiro e seu amigo deve ser o Daniel (pelo que vi nos resultados)
Resultados - 3a Etapa 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
10k
André Bandera  40:52 RP  2º categoria25a29 e 50º/1360  geral
Rodrigo Augusto 40:51 RP 11º categoria30a34 e 49º/1360 geral
Eduardo  41:46

11 comentários:

sacadura disse...

Parabéns aos recordistas!!

ivana. disse...

Parabéns por esta prova ! Show de bola !!

Brandão disse...

Parabéns Rodrigo pelo recorde. Vocês dois mandaram muito bem.

Bruno Eiji Guibu disse...

Parabéns ai Rodrigo pelo Recorde dos Recordes. hehehehee

Fiquei muito entusiasmado lendo esse relato, que coisa boa alcançar essas marcas.

Parabéns aos 2 pelo tempaço.

Abraços!

Ivana disse...

PARABÉNS Rodrigo e André!!!

Finalmente vieram os recordes pessoais que tanto esperavam...treinaram muito forte pra isso, sou testemunha!!

Parabéns pelo relato Rodrigo. Me emocionei e ri muito... me diverti!!

Agora, é só continuar com os treinos e curtir bastante esse recorde!

Bjs

Unknown disse...

André e Rodrigo parabéns pela conquista , mas conhecendo bem o Rodrigo ele tá tirando a maior onda com vc, assim como ele também tirou comigo!!! é o semestre dele o ano ainda não !! Ma svaleu disputa saudável, espero logo dar o troco kkk

isidoro Andrade disse...

Parabéns Rodrigo e Bandera por mais esse recorde.. Estão correndo muito!! Foram premiados pela dedicação e por serem determinados. abço

Eduardo Barbosa disse...

Parabéns! Foi uma surpresa ser reconhecido por você e o André. Muito bom correr atrás de feras como Tu.Fiquei muito feliz pelo seu recorde e voltem sempre a São Paulo, o que precisar estarei a disposição!

Abraços

Reginaldo Reis disse...

É isso aí André e Rodrigo, fazendo parte do mundo Sub41, hehehe. Vamos agora para o Sub40!!! Ah, resolvi o problema de postar comentários no meu Blog.

Abraços!!!

André Bandera disse...

Ae pessoal,


Repito as impressões do Rodrigo, corrida muito bacana, com ótimo e organização, assusta bastante o valor da inscrição.

Clima ajudou bastante e conquistamos nossos melhores tempos nos 10k.

Eu cansei bastante na segunda parte da prova.

Felizão com a ótima prova que fizemos.

Parabéns ao Rodrigo melhor marca 10k atualmente da equipe.

To na sua cola Rodrigo, treina bem e continue evoluindo, estarei busca esse 40:51.

Valeu pelo relato da prova, espero correr ela novamente.

Bora treinar galera !!!

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Valeu Saca e Ivana.

Brandão, valeu, recorde por curto tempo. hehehe

Valeu Bruno, o Manoel está chegando p tirar a graça da gente.

Ivana, valeu, novos treinos, e curtindo ainda (até hoje !!!) hehehe

ALESSANDRO, que isso quase nem zoei o André, kkk. Treinarei p ter um bom 2º semestre tbm. valeu.

Eduardo Barbosa, seja bem vindo, valeu por nossa prova, dureza esse sub 40min. Uma hora vem p nós todos. Até outra hora p gente tentar de novo. bons treinos.

E aí Reginaldo, esse sub 41min já estva entalado faz tempo. Mas o objetivo é treinar p os 5 e 10k, vamos nessa.

André Bandera, Valeu pela corrida, sem saber (acho) vc me ajudou mto, pois sempre o tive no campo de visão e fazia força para alcança-lo ...

Nossa disputa ainda está forte, mas sei que logo logo me deixa p trás. ( mas estarei na cola ... hehehe)

Bora treinar galera !!!