15 de outubro de 2013

Volta das Nações 2013 - marcadores de ritmo 1:45 - Parte 2

 Fala Galera, cá estamos novamente  para segunda parte ...

           Quem não leu a primeira parte leia aqui e volte depois .

            Na foto ao lado o Estivison mostrando o cartaz de pacer que Brandão e Saca colocaram no verso.  Eu coloquei um cartaz maior escrito em vermelho.

           Prosseguindo,  quando passamos o km 1, começou a prova, de cara seriam três km subindo forte ...


         Aqui o mundo de corredores já lotava a subida do Sóter, mas muitos esqueceram que descer era fácil mas subir a história seria outra.

Vista da nossa posição na largada
              Eu e Saca fomos abrindo caminho na tentativa de angariar novos adeptos de nossa empreitada.

              Creio que Bruno, Rafael e seu amigo diminuíram o ritmo. Ficando o Estivison e Brandão com a gente.

               Subimos os 3km em ritmo almejado, deixando o tempo acumulado sempre entre 4:56 e 4:58.

           Conforme passávamos os corredores, alguns olhavam e tentavam acompanhar ...



            Vencida a subida do sóter, já eram 4km percorridos, nós 4 estávamos inteiros ...

              Brandão avisou que ganharia tempo na descida e acelerou um pouco, eu e Saca tivemos que quase frear para não ganharmos velocidade.

               Logo passamos um cara que perguntou se a gente realmente correria para 1:45 e se a gente já havia feito nesse tempo alguma vez ....

              Tive que demonstrar confiança para ele e disse que nós dois já corremos para 1h33 ...   e emendei para ele acompanhar a gente,  percebi que nos seguiu, por um bom tempo ...


      Na descida encontramos o João Oswaldo, desafiante, acompanhando a Olga Pasqualoto nos 10k, (Olga nossos parabéns pelo 3h56 na estreia da maratona !!! (há duas semanas)).


      O ritmo deles estava igual ao nosso e fomos assim até a subida da Afonso Pena.  Aqui, houve a separação de quem iria para os 10k e os que seguiriam para os 21k.

       Quando separou, avistamos um grande bloco a frente, lembro de dizer ao Saca "olha aí o bloco 1h45 !!!".

        Eu e Saca estávamos tranquilos, mas subir a Afonso Pena é difícil para todos nós.

      Aqui, o desafiante Lucas, amigo de Bruno, chegou na gente só para dizer "ufah !!! cheguei, mas já reduzirei meu ritmo !!!

        Aqui ao lado o comentário do amigo Alexandre Montello sobre nossa tentativa antes da largada de mostrar um cartaz a quem quisesse nos seguir durante a prova. Dureza, mas sabia que isso ocorreria, por isso deixei a missão para o Saca !!!


        Voltando à prova, nessa altura o Brandão estava uns 50m a nossa frente e Estivison seguia firme com a gente. Era hora difícil da prova, pois a subida atrapalhou bem os corredores ....

       Chegamos lentamente no grupo da frente, aqui lembro de ver Zoraida Fernandes que tbm era uma do grupo desafiante sub 1h45. Desejamos boa prova a ela, pois o nosso ritmo estava um pouco mais forte.

     
         No fim da Afonso Pena, percebi que Estivison tinha ficado um pouco, ficando eu e Saca no ritmo acumulado entre 4:56 e 4:58 ...  uma hora um dava puxão de orelha por correr mais forte e outra hora outro por segurar demais ... hehehe.

         Na curva dos Bombeiros, eu tinha uma surpresa,  comprei 20 refris, que muito se assemelham com os isotônicos tradicionais. Acelerei um pouco e saí do percurso, fui até a outra pista onde havia deixado o carro estacionado. Mas como o grupo de 20 não estava com a gente e para facilitar minha vida, peguei apenas duas sacolas ...

         Na intenção de ajudar, distribuí os refris para a galera que seguia na mesma posição da gente, uns aceitaram, uns ficaram desconfiados e outros optaram por não receber (aqui inclui quem realmente não queria e os que estranharam !!! hehehe).. Passei uma para o Saca e fiquei com uma,   a ideia era dividir com Brandão, mas ele estava um pouco a frente ainda.

        Ainda, Saca falou que não queria tudo !!!  e resolvi ficar com as duas garrafas.  Na hora me veio a ideia de oferecer "gole" a cada um que a gente passava ...   hehehe ofereci para uns 30, acho.

         Lá pelo 10k, encontramos o Ronaldo Borges, desafiante, ele foi com a gente acho que 1km.

         Lá pelo km 11, chegamos num corredor e ele perguntou se a gente estava no ritmo que falávamos no cartaz. respondemos que sim e ele disse "quero sub 1h50, mas vou com vocês"   Ainda gritou depois num retorno para uns amigos dele "ow, eles são marcadores de ritmo para 1h45".

          Ele foi firme com a gente,  por aqui alcançamos o Juscelino Ribeiro e logo o Milton, desafiante ...

          Lá pelo km 12, alcançamos o Brandão e formamos um quarteto novamente.



        A prova é de retornos, assim vimos o Dario bastante a frente da gente, esse mesmo, o maratonista que faz Recorde Pessoal de 3h11 na maratona de São Paulo, sendo que já tinha feito RP nos 10k na semana anterior de 39:55.   Ninguém segura o Dario ...  

        Ainda vimos o Gilmar, desafiante, um pouco a frente da gente,  certamente ele não deixaria a gente colar nele, pois como largou cedo se a gente o alcançasse, ele não faria o tempo desejado.

      
      Fomos nós 4, eu , Saca, Brandão e o corredor que infelizmente esqueci de perguntar o nome (ow aparece aí !!! para comentar  !! hehehe),  fomos perguntando se todos estavam bem e se iriam até o final. Respondiam que sim

       Seguimos em frente, lá pelo km 16, percebi que Brandão ficou um pouco,  ficando só nós três.

      Por volta dos 17k, avistamos e chegamos no Isidoro do nosso time, que tbm era desafiante,  chamamos para terminar com a gente, mas Isidoro estava com um ritmo um pouco menor e avisou que não daria para ele nos acompanhar.


        A parte de subida do MPE, por volta dos 18k, virou a nova via crucis ...   quanta gente sofreu para subir ali, aqui e um pouco antes vimos gente treinada ficando para trás ... inclusive corredores que ganham de min nos 10k !!!

     Ufah, vencemos a última subida da prova, mas ela nos cobrou o parceiro na tentativa sub 1h45,   ficando só eu e Saca,  como já estávamos por volta dos 19k e meio eu comecei a olhar para trás para identificar alguém querendo chegar na gente,  mas não vi ... infelizmente ...

    Chegando na hiroshima, passamos por Paulo Donato, que até comentou que estávamos exatos para fechar em 1h45 ...

       
        Nessa altura já começamos a olhar no relógio para sabermos o tempo final ... nos 20k lembro do Saca falar vai dar 1h44min55seg   (que precisão !!! hehehe)

        Na descida da hiroshima era hora de curtir o descanso e aguardar se alguém teria força para ganhar terreno ... 

      Quando entramos na Mato Grosso, era uns 500m para acabar a prova ... última subidinha chata,  e avistamos o pórtico ...   Saca me disse que chegaríamos com 1h44 baixo.  Eu falei segura aí Saca, vamos fechar perto de 1h45 ...

 
        Seguramos um pouco e era hora de correr para chegada ...  passamos com 1h44h40 !!!  dentro do programado, caminhar para fechar em 1h45 não faria sentido ...


       Chegamos !!!  os proponentes do desafio chegaram sós, mas com muita alegria de ter certeza que ajudamos um pouquinho alguns corredores !!!   

      Vocês não imaginam, mas é uma sensação muito boa tentar ajudar,  perceber o esforço de muitos, e também de sentir angustia quando alguns ficam pelo caminho !!!    Para quem nunca fez,  façam pois vale muito a pena !!!!

   
           Certos de fazermos o próximo desafio,  largaremos um pouco mais para frente e um cartaz maior e mais explicativo na largada ajudará a um melhor entendimento dos corredores e aumentará os adeptos ao desafio.

          
              O percurso da Volta das Nações é difícil, mas confesso que achei legal (talvez por correr mais leve)  e o fato de ter retorno, ajuda a gente ver os corredores mais rápidos a nossa frente ...

          A largada as 7h30min  ajudou, mas se tivesse sol muita gente quebraria feio nessa prova.  A ausência de sol é fato raro e contribuiu para tentativa de bons tempos ...  mas no geral, creio que não vieram aos corredores, pois o percurso continua       PEDREIRA    !!!

          A ausência de pódio nas faixas etárias deixa a prova meio sem graça para os corredores competitivos, vencer e pegar o troféu escondido do público não é bacana.   Repito que se o carro fosse para os melhores atletas do MS seria um baita incentivo para a melhora do nosso esporte !! Assim,   Gabriela Letícia de Dourados que mandou 1h30  e Vilmar Dias que mandou 1h13  saíriam  felizes da vida e recompensados pela dedicação ao esporte.

     
         A prova foi muito bem organizada, parabéns SESI pela organização,  alguns pontos podem ser facilmente melhorados, mas está muito boa !!!!

 
          Aqui, com grande satisfação nossa equipe põe a foto do Manoel Olavo, corredor bem no centro,  corredro da nossa equipe que mandou 1h30min17 e ficou em primeiro na sua faixa etária !!!  Passem lá na banca dele na feira central para verem o troféu !!!  isso aí Manoel   (uma pena a organização exigir o uso da camiseta oficial do evento, além de má qualidade atrapalha as equipes que duramente pelejam para usar uniforme com patrocínios ....)

            Ivana correu com Renata, fiquei sabendo que o ritmo estava confortável e ela brincou na subida da Antônio Maria Coelho !!!  hehehe !!! corre mto, parabéns !!!

          Parabéns a todos que correram,  a todos os desafiantes, quem conseguiu um parabéns, quem não, ano que vem a gente vai de novo !!!

quem correu veja fotos no www.midiasport.com.br;  no face do Ronaldo Reis e no www.clicknofoco.com.br

4 comentários:

sacadura disse...

Beleza de relato Rodrigo,foi muito bom correr como marcador de ritmo podendo ajudar outros corredores.Infelizmente parece que não fomos compreendidos por algumas pessoas que desconhecem para que serve um marcador de ritmo( ou pacer), mas tá valendo....foi muito legal !!! Abç

Elton Xamã disse...

Parabéns pela iniciativa.
Era tudo que eu queria, sub 1h45min! Mas não estou treinando mais de 10k este ano. O serviço está me impedindo de treinar para Meia...estava nublado? temperatura melhor q anos anteriores? Acho que se eu estivesse aí teria conseguido baixar meu tempo de 1h48min de 2010.
Parabéns a vcs, abraços
Elton Xamã

Estivison disse...

A descrição da prova foi fantástica. Mas eu corri com o grupo até bem depois do refrigerante, kkkk , muito obrigado pelo apoio. Nunca me esquecerei dessa força. Essa não foi o meu melhor tempo, mas foi a mais marcante. Excelente idéia !!! vamos aperfeiçoar.

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Valeu Saca, foi muito bom mesmo correr como marcador de ritmo podendo ajudar outros corredores. A incompreensão é por mtos nunca terem visto isso, mas numa próx vez será melhor.

E aí, Elton Xamã, Valeu, uma pena não estar aqui p tentar com a gente. O clima estava nublado sim, mas abafado, clima melhor sim, creio que uns 24 graus

E aí, Estivison, kkk n i vi mais, mas nem olhei p trás. Foi bacana p todos nós, vamos sim aperfeiçoar.

Valeu galera
Rodrigo Augusto