13 de abril de 2011

A frieza do "pace" versus o sonho dos tempos cravados !!!!

         A gente que corre além da simples emoção de "correr por correr" fazemos objetivos as vezes ousadíssimos e as vezes nem tanto. Prudência na corrida nos faz muito bem, contudo uma pitada de ousadia é o que dá vontade de seguir firme nos treinos.
         Assim, por vezes me acho pensando que quero cravar os 10km nos 42 min, depois 40min ;  nos 5km cravar 20min, depois cravar 19min e por fim na meia quero cravar 1h38, depois 1h35   ... e vou viajando no pensamento visando ser um bom atleta  !!!!!
        Mas os números são frios e exatos, proporciona-nos o nossso ritmo, pace,  ele não vê diferença em 5:01, 5:00, 4:59, entretanto para nós faz, porque há grande diferença em ser ou não  sub 5min/km nos 10 km, por exemplo, para quem corre para 51min nos 10km, certamente quer entrar para casa dos 40min. (assim seu "pace meta" é de 4:59)
        Nessa ideia, voltei-me a esses numeros e passarei a fazer meus planejamentos de acordo com esses "paces metas". Então vamos lá:
       
        Minhas melhores marcas:
        5 km   21:19    pace de 4:15
        10 km  44:56   pace  de 4:29
         meia     1:42:06  pace  de 4:50

         off topic:  acho que meus paces de 10km e meia já estão defasados, mas a tão sonhada "boa prova" ainda não veio.
         Minha ideia é simples planejar melhorar meus pace  em  10 seg na de 5km e 5 seg nas demais, tornando meus tempos mais claros e fáceis de serem atingidos

         Destarte, meus tempos almejados para próximos recordes são:
         5 km   pace de 4:05     fechando em 20:25
         10 km pace de 4:24     fechando em 44:06
          meia  pace de 4:45     fechando em 1:40:00

        Sendo metas mais próximas animarei em conquistá-las rapidamente, e seguindo... vou melhorando meus "paces metas", até chegar a ser sub 40min nos 10 km !!!!   opsss !, desculpem-me,  ter pace de 3:59 nos 10 km .   he he he !!!! 
        E vocês quais são seus paces e suas metas próximas ?   bons treinos

8 comentários:

Estivison disse...

Tive uma fase que eu realmente corria contra o relógio ... agora corro contra os Km ... quero passar os 42 e depois ver o tempo. Na próxima, eu tento ir baixando.
Continue assim. só quem tem metas continua treinando.
um abração e bons treinos.

Thiago Melo disse...

Tá com metas ousadas heim...hehehe...o importante é encontrar um jeito de se manter sempre motivado.
Abraços,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

Estivison disse...

Amigão !!! to na equipe dos amigos da base aérea de campo grande para a corrida de revezamento da VO2. Temos uma vaga para corredora na equipe de 6 atletas. Pode me indicar alguém ?
sei que vc é conhecidão no meio esportivo ... ajuda o seu amigo.
muito obrigado !!!!!!!!!!

email: estivison@r7.com

Dalton Ferreira disse...

Caro Rodrigo, com 55 anos o que eu tenho como meta é poder treinar e participar das corridas, definir metas é importante pois nos ajuda a treinar e a quebrar desafios, porem temos que ser consciente nas nossas metas para nao termos lesoes que nos impessam de contiunar treinando. bons treinos e ate o Rio.
dalton

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Estivison, realmente chegar é ótimo e o mais importante, depois ver o tempo que se chega. Eu gosto de desafiar meus tempos. Quanto a participação na Maratona VO2, ano passado deixei de fazer equipe por não achar uma atleta para compor a equipe. Esse ano deve ser a mesma dificuldade. No momento não me lembro de alguém para te ajudar, mas se souber o avisarei. E também a todos interessados, podem usar o blog para fechar equipe. Valeu, boa maratona, devo apenas ir assistir.

E aí Thiago, realmente uso as metas para ser mais prazeroso o treino. Mas minhas metas não estão tão ousadas não (só se for a de sub 40) he he he. Abraços .

E aí Dalton, você tem toda razão, treinar e participar de corridas e principalmente a saúde conquistada é o que vale. Apenas uso as metas "ambiciosas" para ser desafio (isso é bom p mim) e qto maior o esforço e a principalmente a pressa podem nos trazer lesões. Abraços.

tutta disse...

Estarei na torcida para que estes seus paces metas sejam atingigos o quanto antes.
Já em relação aos meus paces metas.
Seriam um sub 34 nos 10 (pace de 3:23) e novamente sub 2h48 na maratona (pace de 3:59). Quanto a meia maratona ainda não tenho idéia de um pace idéal. No entanto, no ano passado terminei a Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu com 1h15min04, pace de 3:33. Pra este ano queria fechar pelo menos com 1h14min59. hehe

Abraço.



tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

sacadura disse...

Considero as metas importantes para manter a motivação.Mesmo que tenhamos como meta completar uma prova, com a evolução dos treinos acabamos buscando sempre melhorar o nosso desempenho.As minhas metas

(longo prazo) : 10 km sub 40 min
meia maratona sub 1h 30 m
maratona sub 3h 25 min

(em 2011):10km pace 4:24(manter este mesmo pace em diferentes provas)
meia maratona pace 4:44


(meus "paces" atuais):
10 km pace 4:25
meia maratona pace 4:54(emtreinos)
abçs

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, blz. Valeu pela torcida, seus paces metas estão bons, e pouca diferença dos 10 para a meia, já tem gás p manter o ritmo. Vamos melhorar nossos tempos na meia de Foz, inclusive o Sacadura. Abraços

E aí Sacadura, a longo prazo qro 36/37 nos 10km e sub 1:20 na meia e sub 58min nos 15km.
Você certamente abaixará os 44min q já tem nos 10km e estamos parecidos na meia tbm. Vamos treinar p baixar. Valeu, abcs