9 de julho de 2012

6a Meia-Maratona das Cataratas - 2012

  Nossa equipe foi representada nesta prova em Foz do Iguaçu por mim, Isidoro e Saca. Ainda, o convidado corredor blogueiro Martins de Corumbá, mesmo depois de ter disputado e ganhado várias provas em pista no Brasileiro Master na semana anterior, aceitou o convite e foi com a gente.   Chegando em Foz, o frio nos avisava da pedreira que seria o clima da prova. Conseguimos ficar num hotel próximo à largada.
     Fomos pegar o kit, bela organização, tudo muito fácil e simples, deu de dez a zero na badalada Golden Four. Único inconveniente foi ter que pagar pelo jantar, pelo menos caíram na real e diminuíram o preço !!!

     À tarde conseguimos ir ao Parque das Cataratas; assim, conseguimos ver o percurso da prova que já muito nos assustou, pois quem correu no percurso anterior, este pareceu mais difícil, pois a volta não é brincadeira não, são três subidas pesadas, sendo a última de uns 800m forte. As Cataratas são uma coisa de outro mundo, é muito lindo aquilo !!! quem não viu, deve ir, vale a pena.
Solonei e Isidoro
     No jantar de massas, boa comida e ver parte da galera que irá correr no outro dia, é muito bom. Ainda, ver de perto alguns atletas da elite nacional. Aliás muitos, entre homens e mulheres, uns 30 atletas de ponta.
     Eu, como sempre, comi menos que os fominhas que me acompanhavam !!!
     Fomos para o hotel, o frio era de 10º e o pior era a promessa de fazer 6º graus no domingo.
     Dormimos muito bem, Isidoro ficou pilhado, pois era sua estreia na
distância. (clique em mais informações)

saindo do hotel a 4º
     5h20, acordamos, uns paezinhos de nossa apoiadora Pao & Tal Conveniências e era hora de entrar no clima da prova; clima frio por sinal, a neblina dava a certeza de que estava 4º, o frio da peste !!!

     Complicado foi ficar só de short para deixar a roupa no guarda-volume !!! (um erro da organização que não deixou guarda-volume perto da largada). Fomos de busão para dentro do Parque, uns 2km para a largada.
     Não conseguimos aquecer, pois nem dava coragem de ficar afastado para correr, melhor era ficar apenas se movimentando, já na fila da largada.
     A ideia era eu acompanhar Martins por o máximo que conseguisse !!! mas a gente se perdeu. Saí perto do Saca, mas logo nossos ritmos se mostraram distintos, fechei o 1km com 4min24, bom para quem sentia o pé meio congelado e corpo frio !!!
     Km 2, o ritmo foi melhorando com o aquecimento do corpo, fechei com 4min19. Aqui, vi o Donato aqui de CG.
      O corpo se adaptou, fechei o 3km em 4min10, o mais rápido de minha prova; ainda muita gente passava que nem louco e logo caia seu ritmo, outros passavam devagar, mas iam embora para frente.
      km 5, até aqui tudo bem e forte !!!, fechei com incríveis 21min26 !!! a prova prometia !!!
      Ficava só imaginando a hora que Martins apareceria, fui forte, pois a ida é favorável, fechava os km, sempre abaixo de 4min30, mais próximo de 4min20.
      As quedas da Cataratam se fazem ser ouvidas, mas só ouvidas, pois a neblina tampou toda a visão. Chegamos ao ponto mais baixo, nos restaurantes, um tapete para conferir quem chegou até ali (quem deu de esperto se deu mal).  aqui o acumulado era de uns 9km.
    Aí a história começa a ficar pesada, a hora do retorno !!! Começa-se a ver todos os atletas que ainda descem.  De cara vi o Martins, ele estava a uns 50m atrás de mim, depois vi o Saca e, logo, o Isidoro, é legal darmos força aos companheiros, segui forte !!!
    As duas subidas do hotel são pedreira, ainda mais nessa longa distância dos 21k, superadas essas duas só faltava de difícil a subida do final.
    O percurso de volta é mais pesado, mesmo se não contarmos essas três subidas.
    Passei os 10km com 43min36 (tempo fodástico !!! né André Bandera !!!), ah, se eu conseguisse dobrar um tempo desse !.
    A musculatura me lembrou de sua existência, com dores das batidas da descida e pela força nas subidas.
    Meu ritmo seguia forte, comecei a rodar a 4min30.   No km 12, Martins me passa, subi meu ritmo para não perdê-lo de vista, km 13 passei com 57min31,  ( muito bom, pois já passei em muitas meias por aqui com 1h01).
   A meta era passar nos 15km com 1h05, mas sabia que pelo percurso não seria fácil.
   Passei os 15km avistando Martins, a uns 30m, com 1h06min52; não perfeito, mas mais do que 100% feliz pela marca !!!
   No km16 um imprevisto, vejo Martins caindo o ritmo, meio que se engasgando começou caminhar, o que me assustou, quando paro de seu lado, Martins engasgou com a barra de cereal que comeu; mas me disse que estava inteiro, aí fui embora.
   No km 17, começam as matemáticas de tempo, meu tempo estava muito bom e poderia sair um Recorde, pois meu recorde é 1h37min54.
   Se nada ocorresse de tão errado, poderia fechar a prova entre 1h32 a 1h35. Nada mal !!!
   Mas havia prova ainda, chão para ser percorrido, o cansaço era forte, mas a garra e vontade de sair com bom tempo era muito maior. Apenas tinha que ver se as pernas aguentariam.
   km 18, oba !,  cheguei inteiro aqui (bem diferente do ano passado ) o percurso nessa parte colaborou para acelerar um pco, seguia girando em torno de 4min30;  km 19 chegou, deu um gás danado, pois só faltavam 2km, n tenho certeza, mas acho que estava aqui com 1h25.
   Seguia forte, pensando se Martins viria para me passar novamente. Ainda, pensei será que o Saca está vindo com tudo para dar o bote, como no ano passado. Mas eu seguia forte, e se este viesse, a disputa seria forte !!!
   20k, começa-se aqui a termos certeza de que terminaremos a prova no ritmo que já impusemos até aqui, estava com 1h29min14.
   Recorde vem certo !!!  calma lá !!!, pensem vocês correr forte por 20km e ter que correr abaixo de 6min o últmo km, mas com uma subida nada agradável de 800m.
   Dito e feito, a subida castigou, nem tanto pela inclinação, mas certamente pelos 800m.
   Putz !!! não !!!  perder o recorde aqui depois de fazer 20km abaixo de 1h30, não foi nada legal pensar nisso !!!
   A respiração subia, a perna reclamava e o pórtico não aparecia ...   os minutos passavam, 1h31, 1h32, ....
   O som da chegada finalmente se aproxima, o tapete vermelho estava lá para nos receber.
   Passo o pórtico,  a tristeza começoou a tomar conta, pois a dureza da prova e toda aquela maravilha do Parque só passarei por elas no ano que vem.
   A prova desse ano ficará guardada com meu tempo de 1h34min07, recorde pessoal !!! muito bom, valeu todo o esforço e chegar no sub 1h35 é demais, os treinos continuam.
   Saca chegou logo depois com novo recorde pessoal, fechou a prova com 1h36min22 !!!  ufah !, voltar a viagem sem o Saca reclamando de não ter corrido bem, não tem preço !!!! kkk
   O Isidoro chegou com recorde, pois foi sua estreia, mas como treinou para fechar com 1h50, está de parabéns, por fechar com 1h43min29. Isidoro é um ótimo exemplo de como nossa equipe luta para correr bem e o fez com excelência,
   Martins, o melhor de nós quatro, fechou com 1h35, só não correu bem melhor porque veio de 8 medalhas no brasileiro master na semana passada e, ainda, não se alimentou adequadamente antes da prova e, por fim, o incidente no meio do caminho.
   Estamos todos de parabéns, ótima viagem, tudo correu bem e corremos muito bem !!! abraços a todos
(as fotos em breve)
   Um à parte, fechei em 10º na categoria, bom por ter 104 concorrentes.


   Ah, o percurso, achamos eu, Saca e Martins que ficou mais difícil deixando-o por volta de 1min mais lento que antigamente. O que torna nossas marcas melhores.


eu fazendo graça com 1h 34min


16 comentários:

André Bandera disse...

Ae Rodrigoooo !!!

Show de bola o relato da prova.

Parabéns pela ótima prova, é recorde dos recordes, correu muito forte abaixo de 4:30 todos os km mesmo com as subidas, parabéns.

Com certeza a temperatura no inicio da prova prejudica, pois até encaixar o ritmo é dureza. Depois essa baixa temperatura ajuda bastante.

Caraca hein, Saca correu muito bem, tanto você como ele bateram o recorde da equipe parabéns pela força e conquista.

Fodástico o tempo de vocês!

Esse tempo ae não dá para mim, esse recorde vai durar.

Queria ver se tivesse um percurso leve, sem tantas subidas dificeis, com certeza cairia um ou dois minutos esse tempo de vocês.

Isidoro, primeira meia maratona correndo forte assim, Rodrigo e Saca fala ae daqui a pouco não vai dar para nós.. Isidoro TOP 1.. risos risos..

Bom descanso galera e bons treinos..

Estão de parabéns equipe Corrida de Rua MS

sacadura disse...

Parabéns Rodrigo e Isidoro pelo novo recorde!!!!Vou me estender no comentário sobre a prova...
1)Muito frio..temperatura por volta dos 4ºC na largada.
2)Muito bonito o percurso,corremos no meio de uma floresta!!!
3)Altimetria complicada com muitas subidas e descidas o que força bastante a musculatura.O novo percurso ficou mais difícil do que o anterior o que valoriza ainda mais nossos tempos!!!
4)O novo percurso deste ano ficou mais difícil devido à altimetria.
5)Muito boa a organização da prova.
6)Corri dentro do meu planejamento (até com sobras) até o km 13 quando senti estiramento na panturrilha e tive que correr os últimos 8 km sentindo bastante dor.Se não tivesse tido a lesão teria dado trabalho para vc Rodrigo(iria disputar contigo!!!!) kkkk. Estava até então inteiro na prova e me sentindo bem.....Terminei em 1h36min23seg, foi o que deu para fazer.
7)Para visualizar a prova acessem o link http://connect.garmin.com/activity/197431623
e depois de acessar cliquem em LEITOR e vejam como a altimetria é complicada.
8)Gostei do meu tempo,considerando as condições em que me encontrava devido a lesão.
9)A equipe voltou com três recordes pessoais na bagagem.Muito bom.Abçs a todos e ao corredor Martins pelas dicas repassadas durante a viagens.

Unknown disse...

Que Prova em, parabéns pelos recordes vcs estão correndo muiito.

olha o Isidoro ai cada prova ta fazendo record.

Rodrigo nem se fala ta voando baixo.

Saca arrebentou tb, todos de parabéns.

martins disse...

Rodrigo foi um ótimo rsultado, vejo que voce a cda dia estar melhorando e na certeza que poderia de ajuda aceite seu convite, entretanto fiquei receioso em fazer ritmo para voce, isso porque nunca treinamos juntos e isso poderia lhe trazer prejuizo devido eu ter uma idade superior a sua mais se não acontece o imprevisto comigo acho que voce alcançava 1:30, isso porque também sair muito atráz onde tive que dar muito tiro de 100 metros para vencer a multidão. Mais seu grupo estar de parabéns.
Muito obrigado pela hospedagens na casa de seus familares. E que voce continue sempre recordista.

Brandão disse...

É muito bom saber que vocês se superaram novamente parabéns Rodrigo pelo tempo e recorde, Saca por mesmo sentindo a lesão ter conseguido recorde pessoal e Isidoro por ser a primeira meia maratona e já com um tempo de veterano. Parabéns Equipe Corrida de Rua MS.

Dalton Ferreira disse...

Parabens Rodrigo,Saca e toda a Equipe, os tempos foram otimos, o frio ajuda mas pode para nos que nao estamos tao acostumados dificulta um pouco, senti isso em Urubici, acho que para previsao de tempos assim o uso de calça legging de corrida e camisa de manga longa ajuda, eu em urubici usei duas camisetas o que foi otimo.
bons treinos e novamente parabens pelo sub 1h35
dalton

Bruno Eiji Guibu disse...

Rodrigo, parabéns pelo Recorde...bem que você havia avisado, tempo respeitável, siga evoluindo!!

Saca, parabéns por ter conseguido superar a sina de leão dos treinos, hahahaha. Grande atleta. Espero seguir esse exemplo!

Isidoro, surpreendendo novamente, grande evolução. Mostrando que treina sério e com muita dedicação.

Congratulações a todos!

isidoro Andrade disse...

Muito legal essa viagem e prova.. Tenho muito a agradecer a Rodrigo e Saca que a alguns meses atrás me convidaram para esse "Desafio". Tudo muito perfeito,passeio nas Cataratas foi incrivel, é coisa divina mesmo. Sobre a prova,fiquei feliz com o resultado, acreditei nos feras da equipe e corri bem. Agradeço tbem a todos que aqui ficaram, e torceram por nós da Equipe.
Valeu Pessoal, abraços.

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Oi, Rodrigo.
A Corrida de Foz está entre uma das provas que pretendo correr. Adorei o relato no blog. Parabéns!!
Helena
@correndodebem
correndodebemcomavida.blogspot.com

Robson Corredor disse...

Nossa, parabéns pelos recordes pessoais da galera!

Deve ter sido mais festiva a volta para casa, hehehe

verdade, tinha muita gente, nunca tinha visto tantos numa corrida, até os amigos e conhecidos de Foz foi difícil encontrar... mas numa próxima oportunidade em corridas, combinamos sim.

E pra maratona de Foz em 30/09 vcs vão encarar?

Abco

Elton Xamã disse...

hola, chamigos!
Parabéns pelos tempos de vocês!
como eu corri 'segurando', não me atrapalhou o sobe-e-desce da prova, mas certamente quem tenta fazer tempo, sofre!
Mesmos sobrendo com o frio na largada, temos certeza que a baixa temperatura ajuda muito a baixar tempo, é só comparar com o nosso calor aqui de Campo Grande, na meia do ano passado...
só para comparar, ano passado aqui, além de toda a água ingerida, usei 4 géis e cheguei 'mole' no final...em Foz, só usei UM gel e mesmo assim pq estava incomodando no bolso, pois não precisei...
lembrando que eu estou voltando de uma lesão e corri acompanhando minha esposa, no ritmo dela, e fechamos em 2h 3min. Meu objetivo primeiro era melhorar meu tempo a 3ª Volta das Nações ano passado, quando fiz em 1h 48min.
Fica prá próxima.
Abraços

Unknown disse...

Parabens galera , correr com frio é tremenda roubada, o nariz e os dedos sofrem demais , realmente estou muito afim de correr esta meia , ano que vem vou junto com voces (se optarem pela prova) , estão na pegada queniana o grupo , tá um na cola do outro !!!! , depois me falem a próxima viagem quem sabe vou junto...
Abraços meus amigos

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera,

André Bandera, vc viu, o tempo bom saiu !!! he he he. Ih, agora vc está com o terceiro tempo, quero ver neste domingo vc melhorando tbm. Valeu, boa prova ! se n tivesse a subida final, tvz mais uns 30seg daria p tirar.

Valeu, Saca. belos tempos esse nossos, dos três.

Rafael Mattos, valeu. todos da equipe estão melhorando, uma pena alguns n poderem viajar com a gente. Voando baixo, só nos 5k. he he he.

Grande Martins, estamos melhorando devagar e sempre, tenho sim vontade de ir melhorando até chegar no seu ritmo. Valeu pela força, no ano que vem vamos juntos de novo.

Brandão , valeu, e parabéns por sua estreia na maratona !!! primeiro doido do time a completar os 42k !!! he he he , eu sou veloz entre a galera do time, mas n tenho pique para maratona.

Dalton Ferreira, valeu, lá estava muito frio, atrapalhou !!! se fosse uns 13 graus, seria ótimo.

Bruno Eiji Guibu disse...
Rodrigo, parabéns, valeu, viu como eu já estava convicto da façanha, he he he.

Isidoro Andrade, viagem tranquila, vc foi mto feliz em estrear lá, e treinou sério para cravar seu 1h43min29 !!!! ótimo.

Olá Helena, valeu pela visita, vale a pena correr lá.

Robson Corredor, valeu, uma pena a gente nem se ver aí. ano que vem vamos combinar melhor. parabéns pelo seu tempo de estreia. A maratona ainda n, pelo menos p mim.

elton, valeu, são mto diferentes mesmo, aqui em cg 30º e lá 3º, no ano passado n forçamos, em 2010 fiz 1h42 aqui. Mas certamente em Foz sai tempo melhor. valeu, outra vez, manda ver p conferir o tempo. Abraços

Alessandro, a disputa está grande por aqui, por pquissimo tempo estou liderando. MAs a galera vem forte. O frio castiga, senti minha mao congelando, faltou circulação. Vamos combinar viagens sim. Abraços

Daniel X. disse...

Depois de ler seu relato sobre este evento, com certeza adicionarei ele em meu calendário!
Golden 4 eu não participo mais!

Parabéns pelo seu recorde pessoal e colocação.
No último fim de semana vi que o frio não é meu ambiente para correr...
Adicionei seu blog nas minhas referências em corridas de rua.
Confira!!!
http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/07/maratona-da-caixa-da-cidade-do-rio-de.html

tutta disse...

E eu achava que a largada seria de de baixo pra cima e foi o contrário. Desse jeito não dá mais pra passear na Trilha das Cataratas no final da prova! #muitoruim

Mas, vocês fizeram uma excelente prova. Parabéns a todos pelos recordes e a você Rodrigo, por ter sido o primeiro da equipe a cruzar a linha de chegada.

E como tava frio aí né? Mais do que no ano passado.
Ainda bem que no Rio estava em torno de 17 graus. hehe

Grande abraço e ano que vem espero estar lá novamente. Se eu tivesse ido este ano, daria pódio na certa. hehe


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Ivana disse...

Olá Rodrigo!!!

Sempre muito bom ler seus relatos de provas e os comentários no blog!!!
Parabéns pelo novo recorde pessoal!!

Foi muito bom poder estar perto de você nesse momento de alegria !! É RECOOORDE!!! E é muito legal.

Aproveito para deixar aqui os meus PARABÉNS ao Saca e Isidoro também!!!
Os atletas do C.R.MS estão representado muito bem a equipe, nosso estado e a Pão, hehe!!

Valeu galera!!!!