4 de janeiro de 2013

Valorização do amadorismo com a premiação na faixa etária



          2013 será meu quarto ano nas corridas, completarei em setembro, dia 26. Dessa forma, já não me considero um novato nas provas de pedestrianismo.

             Não sou corredor com excelentes tempos nem chegarei a ganhar provas, mas treino ordinariamente e com certa qualidade.

           Acho que devemos fazer algo pelo esporte que praticamos e de que gostamos muito. Assim,  porei em prática o que penso sobre a valorização dos atletas amadores que são os que dão vida e número para o esporte e que são o alvo das organizadoras de eventos.

            Para mim, a maior valorização possível ao amador competitivo é a premiação na faixa etária ou qualquer premiação além da normalmente premiação apenas da geral para os primeiros da prova.

           Aqui no Estado tem algumas boas como a GP MS, a corrida da Cassems, a Mini-maratona do SESC, a Maratona VO2, MAratona do Fogo, o Circuito de corrida em Corumbá, a meia-maratona da Volta das Nações, a etapa do Circuito Caixa e outras provas que não me lembro agora (quem quiser pode colaborar com os nomes das provas) que possuem maior respeito ao atleta e fazem o evento pensando em todos os níveis de atletas.

          Meu treinamento é justamente para ser competitivo na faixa etária, em que a disputa fica mais próxima da justa, concorrendo com colegas de mesma idade.

           A corrida para ser justa mesmo deveria ser por peso e idade, num mix, dando um percentual de dificuldade para cada atleta.  Pois sei que um atleta pesado sofre muito mais que aquele atleta perfil “palito”.

          Assim, em minhas escolhas sempre pesarão a regra de premiação na faixa etária.  Faça o mesmo você para que as organizadoras sintam essa importância !!!

        Certamente participarei de provas que não tenham premiação na faixa etária, mas sua escolha só ocorrerá se não tiver outra opção melhor. Ás vezes, ocorre de estarmos de férias e surge aquela prova na data ou mesmo um percurso que não há igual, relevando o fato de não ter essa premiação.  Mas estou certo que se houver a opção por provas que tenham premiação na faixa etária, a escolha será por essa.

           Também, não basta ter premiação na faixa e ser desorganizada, como sei que foi em Terenos, a premiação na faixa tem que ser uma atenção a mais aos atletas.

            Venham as provas de 2013  !!!  Começando por a Corrida de Reis em Cuiabá !!!  e seja bem-vinda a minha nova faixa-etária 30 a 34 anos (caraca !, estou ficando velho !!!  (mas com saúde e sem exageros)).

Abraços, feliz 2013 a todos

6 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Rodrigo, parabens pela nova faixa etaria,rs, esperamos que possam ter um boa prova aqui em Cuiaba, com a resalva sempre da dificuldade da saida da prova que sempre é tumultuada, assim como a grande maioria das provas no Brasil, pois nao temos divisão por bais e qdo tem as pessoas nao respeitam, mas mesmo assim vamos levando e nos divertindo,
Um abraço e um otimo ano que se inicia e que venham novos desafios.
Dalton

Jorge Cerqueira disse...

Rodrigo esta valorizacao dos atletas nas faixas só vai acontecer o dia em que todos os corredores se unirem e começarem a reinvidicarem os seus direitos ai sim...Somos nõs que fazemos a festas nas corridas e não os corredores de elite, eles não pagam inscricoes e nós pagamos, acordamos cedo para chegar na na largada antecipada, enfretamos so e chuva enquanto eles, chegam na hora e tem lugar preferencial...Nao interessa par o organizador premiar os correodres nas faixas etarias alem de demorar muito, muitos corredores demoram a ser encontrados é fogo meu amigo...Mas devemos brigar sim...Parabéns pelos treinos continue focado que vc obterá muitas vitórias.
Feliz Ano Novo e cheio de realizações.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Jorge Cerqueira disse...

Ahhh Detalhe Rodrigo só não vale correr mais do que eu...kkk...
Jorge Cerqueira

Bruno Eiji Guibu disse...

Boa a valorização dos atletas amadores do estado...é um incentivo a mais aos treinos!

O que você disse é certo, seria muito bom se tivessem todas corridas a classificação por faixa etária e aqui para o MS, tivessem início mais cedo (antes das 8:00).

Feliz 2013 a todos!

CÉLO!!!! disse...

PARABÉNS "PINDÓIA", ESSA VALORIZAÇÃO REALMENTE É MUITO IMPORTANTE!!!
É UMA PENA QUE FALTA MUITO ISTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, NÃO É MESMO??
PORÉM QUANDO ENCONTRADA EM ALGUÉM É MUITO LINDO E VC É UM DELES FERA!!!!
UM ABRAÇÃO MEU QUERIDO IRMÃO.

Unknown disse...

Grande Rodrigo.

Parabéns pelo blog, está irado.

Participei de algumas corridas com premiação na faixa etária, e é visível a felicidade dos amigos que não tem condição de chegar no geral, mais garantem um pódio na categoria. Isso valoriza e estimula ainda mais o atleta.

Forte abraço

Rafael
marroneocorredor.blogspot.com.br