1 de outubro de 2013

Circuito Caixa etapa Curitiba

Eu, Ivana e Renan
           Fala galera,  aproveitando uma passagem que havia comprado em abril, fui com Ivana a Curitiba para correr o Circuito Caixa, nesse ano nos 10k, ela foi para os 5k. Sabia que a prova seria dura, pois muitos falam da altimetria cruel dessa prova.









(clique em mais informações)

              No embarque aqui em CG, encontramos o Vilmar Roberto Dias, atualmente o melhor atleta do Estado, não hesitei e fui falar com ele para saber onde iria correr.  E não é que iria para Curitiba, foi correr largando na Elite !!!
     
              Sorte dele, pois se largasse na geral eu daria trabalho para ele, assim como disputo com seu irmão o Valmir Dias. hehehe.

              Na retirada do kit tudo certo, foi na centauro de um shopping, nunca vi loja tão grande !!! até achei um tênis baratinho para eu treinar off road (agora Corazza que se cuide !!! ).

              Infelizmente não consegui correr com Vilmar os 20min para relaxar para prova, ainda mais que chovia lá ...  A previsão marcava chuva para o domingo, mas por sorte estava só nublado e frio de uns 13 graus.

eu e Vilmar
             Minha prova seria para correr forte mas sem almejar muita coisa, pois havia só uma semana que eu disputava uma meia-maratona.

           A prova ... não falarei as parciais, pois o gps colocarei abaixo,  saí leve e logo começaram as subidas ... e quantas ...

           Só sei que quando cheguei nos 5k já tinha passado por três subidas fortes, a última nem se fala, violenta como a da Antonio Maria Coelho, foram 35m em 650m de distância.

            Na prova encontrei o Julio Cesar do blog Running News, dessa vez passei por ele e não o vi mais, nem depois da prova.

         Lá pelo 5,5k encontro a Luciana Claassen de Curitiba que estava na segunda posição na geral naquele momento. A cumprimentei e tentar abrir, pois ela corre mto bem, então eu já estava bem na prova.

           Ainda, passei a líder da prova em seguida,  mas depois de outra subida quando descia lá pelo 7k, percebo que Luciana havia me alcançado e liderava a prova (isso sabia pois tinha um pacer com ela e um batedor de moto, interessante, pois parece que não tinha muitos batedores nem para a Elite).

         Corremos juntos por mais 1k, quando venço a última subida da prova, resolvi gastar minhas energias, acelerei e saí em busca de uns mais para frente. 
Meu excelente sprint !! hehehe

            Os dois últimos kms foram bons, 4:04 e 3:58, disputei a chegada com um corredor de verde (na verdade viemos juntos por uns 500m, ele "sprintou" primeiro, mas consegui alcançá-lo antes do pórtico).

             Saí feliz da prova por ter vencido os 150m de subida !!! não é brincadeira não !!! (nem os 10k da Volta das Nações sobe tanto, acho que dá uns 125m).

          Meu tempo foi de 42:15 (oficial 42:18 perdi uns seg na largada, por causa de uns corredores novatos que fazem questão de largar lá na frente e quando passam o pórtico e ainda não sabem que já podem acelerar). Acho que esse ponto de largada deveria ser melhor controlado, mas sei que é difícil !!! Fiquei em 15º na categoria, muito disputada.

            A questão é cultural para respeitar quem corre mais e de consciência de que em prova com chip não é necessário largar tão na frente pois os tempos serão os líquidos.

           Aos leitores que correm bem, ajudem nosso esporte informando seus conhecidos que começaram correr a pouco tempo ou mesmo os que não correm com perfomance razoável !!! Indique que se largar dois minutos depois não serão prejudicados em nada !!!

         Ainda, se nós fôssemos mais abertos e tívessemos mais respeito mesmo um com o outro seria só perguntar para quanto o cara vai correr e só se posicionar a frente deste se você for melhor !!!

        Eu tenho costume de largar após uns 5m da largada, pois sei que todo mundo que está ali deve ser melhor do que eu e disputam algo.  Outra coisa é que quando vejo um cara que corre bem melhor do que eu, PARA QUE VOU LARGAR NA FRENTE DELE ???

        Vamos lá, Ivana mandou muito bem nos 5.3k, fechou com 27:18 melhoranndo quase dois minutos do ano passado. Pensamos que pegaria pódio, mas ficou em 4º lugar , muito bom !!!!

         Por fim, o Circuito Caixa está de parabéns pela premiação nas faixas etárias nas duas distâncias, incentivando os amadores a treinarem seriamente em busca de perfomance. A prova de Curitiba é muito bonita, mas o percurso é pedreira !!!

         Vilmar representou bem nosso Estado, ficou em 14º enfrentando corredores que figuram entre os melhores do país. Ainda, o campeão que tem o sexto melhor tempo do mundo nos 10k nesse ano. Mas posso dizer que Vilmar sofreu com o percurso, pois não gostou de seu tempo 33min.  
 

10 comentários:

Dionisio Silvestre disse...

Rodrigo,
Parabéns pelo bom resultado na prova de Curitiba. No que se refere aos corredores que se arriscam a largar na frente (mesmo não tendo performance para tal), a sua leitura é perfeita. Penso que devemos divulgar mais informações para aqueles que estão iniciando, uma vez que eles correm o risco de lesão diante de eventual choque. Ultra abraço,

Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

ivana. disse...

Uauu, um excelente tempo, hein ? Parabéns, amigo !!! Opa, tem Ivana correndo por aí, também ? rsrs ... Beijo, bons treinos.

Unknown disse...

Parabens e o relato exelente,,Parabens pra ivana tbm pelo bom resulta

Unknown disse...

Rodrigo, gostei do sprint hem?!! Parabéns!! A pequena Ivana...rs é uma gigante nas provas! Parabéns, muito merecido, uma querida!!

luizz disse...

Olá Rodrigo.
Muito obrigado por sua visita à minha cidade e ao meu blog.Parabéns pela corrida e por suas condições, vejo que é um excelente corredor.
Quem sabe não nos encontramos numa próxima.

Corridas do Luizz

sacadura disse...

Parabéns Ivana e Rodrigo pelos bons redultados. abç

JULIAN RUNNER disse...

Olá Rodrigo,

Passo aqui para retribuir a visita ao meu blog e agradecer a determinação de vir a Curitiba, minha cidade, para correr aqui.
Bacana o teu relato. Bem humorado. Com bastante detalhes.
Concordo contigo em relação ao respeito aos atletas com melhor desempenho. E você escreveu m muito bem que muitos largam lá na frente e logo que passam a linha de largada esquecem que a partir daí devem, realmente, correr. Vejo bem isso quando estou fotografando. É uma questão cultural.
Parabéns pelo resultado e pelo tempo de prova.

ET: tem prêmios lá no meu blog, esperando a todos. Participem e ganhem!!

Valeu!

Julian
www.julianrunner.com.br

JULIAN RUNNER disse...

Rodrigo,

Estou seguindo o teu blog e adicionei nos meus favoritos.

Abraços,

Julian
www.julianrunner.com.br

Julio Cesar disse...

Fala Rodrigo ! Demorei um pouco pra sacar que era você quando me passou, afinal não esperava te ver por ali.. rsrs.. Eu fui pra fazer um treino de ritmado, sabia que a prova tem um percurso duríssimo e aproveitei pra fazer um treino forte, fazer um treino dentro de uma prova é muito diferente de treinar sozinho num domingo de manhã. Fechei com 43´30". Em Curitiba nunca dá pra correr visando tempo, pois não existem provas planas naquela cidade. Um abraço.

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

E aí Dionisio Silvestre, obrigado, a questão da largada é de cultura, vamos trabalhando nessa tecla que melhora. Valeu.


Olá Ivana, tempo bom ainda mais pelo percurso ! Valeu, tem sim Ivana aqui, minha companheira de corrida !!! bjo, bons treinos

E aí, Dario Miranda, Valeu . abcs disse...

Olá, Inez Oliveira, hehehe viu que sprint !!! faço minhas as suas palavras quanto à Ivana. Valeu

E aí Luiz Souza, valeu a visita, uma hora a gente corre uma prova. Valeu!!

Valeu Saca !

E aí Julian Divino, os corredores blogueiros devagarinho vao se encontrando. As largadas devem ser melhor planejadas pelos organizadores e a conscientização dos corredores melhorará tbm. Já te sigo lá tbm, assim como já sou seguidor do blog do Luizz
Valeu !

E aí Julio Cesar, então te vi aquecendo mas eu já estava posicionada para largada. Procurei vc depois, mas não achei. Bons treinos e boa prova no mundial. A gente se fala em alguma prova por esse Brasil ... Abraço

Ah, verdade, dureza o percurso lá !


Valeu galera !!
Rodrigo Augusto