22 de maio de 2014

29ª Tribuna FM UNILUS - 10k Santos

      
Fala galera, esse final de semana eu e Ivana fomos correr novamente essa prova que considero ser a melhor 10km do país tanto em tamanho, organização, como em bom percurso. E Saca, André Milani, Brandão e Isidoro foram para a Maratona de Porto Alegre, pelos mesmos bons motivos.


    A prova de Santos tem algo diferenciado que são as ondas de largada para não tumultuar e para quem quiser largar lá na frente, Elite B, deve preencher um requisito simples, conseguir o tempo na própria prova na edição anterior, para os homens sub 46min e para as mulheres sub 55min. (nada de outro mundo, mas a muvuca pode sim atrapalhar).

   Eu consegui preencher esse requisito no ano passado, veja aqui a postagem da nossa participação em 2013, então larguei com espaço para aquecer e lá na frente, logo após a Elite da prova. (isso faz muita diferença).  Ivana precisou largar no 1º pelotão.

    Essa prova é totalmente plana, sendo boa oportunidade para tentativa de Recorde Pessoal, fomos com essa intenção.

   
 Na entrega do kit no sábado um pequeno detalhe desagradou, a estrutura diminuiu e tiraram as placas com a história de todas as edições, ruim para uma prova que cresce para 20.000 atletas e desponta como uma das maiores do país e com foco nos participantes.

   

  A boa notícia ficou por eu reconhecer um amigo virtual, o blogueiro Nilo Resende de Goiânia, www.companheirosdecorrida.com.br, batemos um papo curto e tiramos uma foto. Ele participou da edição de 2012 e atento, também, percebeu a diminuição dos detalhes das provas anteriores.

       Ele me disse que iria tentar algo perto de 40min, já disse que estaríamos na mesma tentativa. Mas como ele não fez a edição passada precisou largar no 1º pelotão (uma pena, pois poderíamos ritmar nossa prova). (o índice que comentei ele fez na edição 2012, mas para esse ano só valia de 2013 !!!).

       Vamos para a prova, aqueci e era hora da largada. (8:20, se fosse mais cedo seria melhor). 
       Saí sem tumulto, o ritmo de quase todos já é muito bom, facilitando desde a largada o planejamento. O sol colaborou com sua ausência, dia nublado e temperatura de 22º (esse é o único inconveniente de Santos, difícil a temperatura baixa por lá), mas 22º já é bom, é só correr ...

     Para quem vai de GPS, passar no túnel de uns 400m faz com que a medição seja comprometida, a gente acaba olhando o cronômetro durante a prova.

     Sentia-me bem, mas as parciais dos kms completados estavam um pouco acima do planejado. 3º km passei com 12:12 e fazia força para diminuir, no km5 passei com 20:36.

      Fui para a prova para tentar o sub 40min, mas aqui já estava claro para mim e para você aí que não dará né !!!   Até a tentativa de bater meu tempo 40:51 estava ficando difícil.

      Corri forte sempre e achava realmente que o próximo km faria mais baixo para melhorar as contas, mas sempre vinha acima de 4:05, nada tão bom.

     Diferentemente de outras tentativas não desanimei e queria correr forte nessa prova que pelo bom percurso proporciona constância nas parciais; seguia e esperava fechar o km para avaliar o que poderia ser feito.

     Passei o 8km com 33:07,  humm ... !!! , ritmo de 4:08, isso daria prova em 41:20, bem acima do que pensei em fazer (a gente acostuma pensar em tempo enquanto no conforto, no descanso total e até avaliamos por que não baixar mais um pouco do que tal objetivo ?); mas na hora da prova, o corpo avisa " esse é seu ritmo, gostando ou não dele, é o que tem para hoje").

   Caiu a ficha que o recorde pessoal não viria, nem um sub 41min.  Nessa altura da prova já estávamos na orla, onde a torcida fica grande e todo mundo incentiva os corredores. Trata-se de uma reta de 2km para a chegada ... não tem como você não se empolgar, se tiver energia para isso.

   Disse para mim mesmo: "não é hora de só concluir, aperte o que der e termine essa prova de uma forma positiva, pois 41min para hoje não vai te deixar bem".

   Falar é fácil, executar nem tanto; mas fui lá atrás de melhorar o ritmo de minha prova ...  aumentei o passo e o coração começou a bater mais; era hora de cansar mesmo em uns 8min ...

  Quando passei o 9º km em 3:53 vi que consegui melhorar o ritmo e que se forçasse mais poderia vir tempo bom ...

  Mas o cansaço dos 1000m chegaram e manter o ritmo abaixo de 4min/km estava bem desconfortável ... mas era hora de sofrer mais um bocado e ao ouvir o som da chegada ...  e logo depois visualizar o pórtico faz a gente acelerar mais ainda para chegar forte; e vi que o sub 41min tinha conquistado e faltava saber se conseguiria correr para baixo de 40:51 ...

Sprintei o que deu ... e passei no pórtico de braços para o alto como deve ser e depois parei o relógio ... 40:55, RP não deu !!! mas saí feliz de em 2km descer de um virtual 41:20 para 40:53 (tempo oficial),  foi bom e era o que tinha para o dia.

Logo depois chega o Nilo ... já pensei ... esse cara correu mais do que eu !  ... ele muito educado disse " acho que corri para 40 alto";  o tempo oficial dele foi 40:20, muito bom !!!

Ivana, tem recorde pessoal de 53:28 e no ano passado não tinha acertado essa prova; agora correria mais ritmada tentando correr bem e se possível melhorar sua marca.

A vejo chegando com 53min no relógio e como ela largou lá atrás ... certamente havia feito ótimo tempo. Toda feliz disse que correu para 51min alto ... muito bom  !!!! não; ótimo !!! o tempo oficial ficou 51:34, que melhora, parabéns !!!  agora sim, garantiu largar na elite B do ano que vem.



Conclusão: prova muito bacana, e quem gosta de se desafiar nos 10km deveria fazê-la. Já nos programaremos para voltarmos à edição de 2015, já  marcada para 17 de maio !!! (isso é organização).  E certamente tentarei acompanhar o Nilo na prova.







Vídeo abaixo só para terem uma noção do tamanho do evento !!!
video

Segue o vídeo que o Nilo postou em seu site, www.companheirosdecorrida.com.br, que é muito bom por sinal, o cara é profissa no site.   (quanto a minha pequena participação no vídeo lá no finalzinho, o cara me achou ainda recuperando fôlego e me pega de surpresa para eu mandar um alô ... kkk, fiquei perdido e até disse que a prova é difícil .... (percurso plano) ... mas quis dizer sem conseguir na hora ... que a seriedade e empenho em fazer boas marcas a tornam difícil/tensa).




Segue a foto dos 4 integrantes da nossa equipe que correram a Maratona de Porto Alegre,  só tempaços desses caras, amanhã sai a postagem deles, retornem.

7 comentários:

Inez Oliveira disse...

uito bom Rodrigo! Descreveu muito bem a luta que a cabeça trava com o corpo! Parabéns pela prova! Principalmente por não desistir de buscar mesmo sabendo que não teria o RP. E no fim deu para melhorar do tempo previsto. :)
Ivana, sou sua fã! Recordes batidos, excelente estreia em meia...enfim, cada dia mais forte! Parabéns pela bela conquista de tempo nos 10! Agora é só manter! rsss....por enquanto neh? Bora para os 50 e sub 50. Pq? Pq é muito possível! bjus

ivana. disse...

Parabéns, és craque ! Meu carinho.

Dionisio Silvestre disse...

Rodrigo, que luta bacana contra o relógio. É isso aí guerreiro, desistir jamais!!! Parabéns aos integrantes da Equipe. A propósito, muito legal o encontro dos amigos virtuais (Nilo e Rodrigo). Forte abraço e bons treinos!!!

sacadura disse...

Olá Rodrigo,foi muito bom seu resultado. Voltou a correr na casa dos 40 min.Seu sub 40 tá próximo.Parabéns Ivana pelo recorde. Detonou seu tempo anterior. Abçs a todos.

Isidoro Andrade disse...

Parabéns Rodrigo pela prova.. A dureza de correr no limite não é facil, mas o caminho é este mesmo..persistir e tentar numa proxima.. corre muito!!! Parabéns Ivana pelo RP, outra grande força da Equipe C.R.MS. Abç.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Inez Oliveira, corrida sempre travamos essa briga, quem não trava é porque na verdade não competiu nem com ele mesmo. Realmente a Ivana correu muito !

Ivana., hehehe, valeu, agradeço o carinho, sou esforçado mas ainda um pouco longe de craque, mas está valendo !

Dionisio Silvestre, valeu, corri mto perto do RP mas não era dia, foi bem legal reconhecer um blogueiro corredor, os blogs ajudando os corredores a se unir.

Saca, correr na casa dos 40 min novamente foi bom, aliás, meu melhor tempo da temporada, então foi bom.

Isidoro Andrade, valeu, correr no gás não é fácil mesmo, mas escolhemos isso né !!! Parabéns à toda Equipe C.R.MS.

Nilo Resende disse...

Olá Rodrigo, Ivana e toda galera de Campo Grande!
Parabéns a todos pelo engajamento na prática desta atividade física completa e tão prazerosa, quanto é a corrida!
Fiquei muito feliz por ter conhecido pessoalmente os nossos companheiros Rodrigo e Ivana! No meio de 20.000 pessoas inscritas foi um presente poder encontra-los!
Quero combinar de uma hora dessas aparecer por aí para uma corrida!
Fica aqui registrado, o meu convite para que venham correr em Goiânia, quando puder!
Mais uma vez, um grande abraço e sucesso a todos vocês!
Nilo Resende