16 de julho de 2011

Meia Maratona do Rio 17.7.2011

                    Essa prova da Meia Maratona do Rio 2011, foi maravilhosa. Inicialmente, conheci pessoas de muito bom coração e muito legais, até me pareceu que os conhecia há muito tempo, obrigado Zilma, Sidnei, Sr. Sacadura e Célia. A corrida segue me mostrando pessoas boas.
                    Conheci bastantes coisas, quase já peguei o sotaque e a “malandragem” do carioca. he he he!!!. Mas no trânsito eles não estão bem não, pior cidade que já vi para se deslocar (logicamente, falando de onde não tem de metrô).
      Vamos para a prova, o clima é o principal desafio de se correr no Rio, pela alta umidade, se o sol aparecer forte, aí não espere bom tempo lá não. Por sorte foi um dia fresco, (frio para os cariocas !!!) a corrida largou da praia do Pepê, rumo ao Aterro do Flamengo,
  
        Aprendendo com o Tutta, comi mta massa no dia anterior (só no jantar) e na manhã acho que comi mto novamente e me fez correr de barriga cheia. Kkk,  (muito líquido). Fomos para largada, 7h da manhã, que maravilha de horário, (largada às 8h é muito tarde), e não é que avistamos um corredor do pantanal, fomos lá e era o Dalton de Cuiabá, nos apresentamos e já conversamos bastante sobre (duvido quem acerta !!!),
                
         Valeu Dalton pelas palavras e pela sua alegria em correr, isso mostra que todos nós somos felizes nesse modo de vida, "louco" ao olhos de não-corredores !!! . Nos veremos em outras provas. 
              
        Aí, veio o momento da largada. Saimos (eu e Sacadura) num plano audacioso, mas só plano, não forçaríamos exageradamente para obtê-lo. Queríamos um tempo de 1:36:59, ritmo de 4:35; na subida do Joá estávamos dentro do esperado, no 3 km, havíamos acumulado um saldo de 20seg, mto bom, pois já era um tempo recorde para os dois, mas aqui já vi que não seria fácil, vi-me cansado de Foz ainda, comentei que estava bem, mas no final seria pesado. Aos oito km, surgiu a subida da prova, na Av. Niemeyer, aqui perdemos os 20 seg acumulados, mas estávamos muito bem no nosso plano. Km 11, começamos a perder um pouco o rendimento.
         
        O engraçado é que tem tanta praia maravilhosa para a gente olhar, mas por corrermos concentrados em busca de tempo, nem olhamos, lembro de olhar uma vez só e, claro, foi para o morro Pão-de-açúcar.
Vista a partir do Pão-de-Açúcar
          Km 12, disse ao Sacadura que se ele estivesse bem, era para puxar mais, pois eu não faria o tempo. Mas, ele disse se sentir cansado e não forçaria.
Vista do Vidigal (Leblon-Ipanema)
         
  Acho que faltou seguirmos o conselho de um morador torcedor brincalhão, gozador, que gritava no vidigal “é só seguir o ritmo” !!!  he he he !!!  E não é que o cara entende de corrida, mas o duro é manter
               Ah, só para mostrar como é bom correr por lá, saindo do Vidigal, entramos nas praias Leblon-Ipanema, pontos badalados do Rio, uns 4km de praia, no final disso estávamos com os 12km, nos 13km, entramos em Copacabana, mais uns 4km de praia, só que aqui foi ruim de correr, pois o sol, que havíamos nos escondido dele até aqui, apareceu forte, derrubando qualquer ânimo para buscar "1 minuto" que estávamos acima do pretendido.
       
          No final de Copacabana, pensei que faltavam 3km e iria forçar nesses últimos em busca de recorde, quando fui falar para o Sacadura de minha vontade, apareceu uma placa bem grande, para não ter dúvida, km 17 , foi para desanimar, perdi na hora a vontade de forçar. Aqui estávamos sem forças para forçar e perdíamos segundos preciosos a cada km, mas o ritmo seguia bom.
         
           Passa o km 18 e 19, aqui já no Aterro do Flamengo, sem forçar, mas sem ceder muito também.
Chega o km 20 (para quem faz tiro, na hora vem à cabeça, seu tempo de 1km, e pensamos, caraca será que dá para forçar e fazer esse último quase no ritmo de tiro !!!)  A resposta é simples efácil, "Não dá para fazer !!!", apenas pelo simples fato que você já forçou em 20 km !!!
       
        No 20,5km, percebi que o Sacadura não iria aumentar o ritmo para concluir e ele disse “vai que to no limite, não forçarei”. Assim, apenas com o propósito de forçar um pouco e fazer o sprint, corri anaerobicamente, por uns 500metros,
        
         Quando surgiu a placa do 21, achei que seria sub 1h39, mas logo percebi que não faltavam os 97m e sim os 195m, pois chegaríamos juntamente com a Maratona, logo, deu a aquela decepção de não ter sido válido o esforço, pois não tinha força para mais míseros 100metros, (para quem nunca forçou num final de prova, não entederá o que são esses 100m, depois que já gastou tudo).  Então, aqui o único erro da prova !!! não se pode ter a placa no mesmo lugar para medidas diferentes!!!  Assim, concluí com 1h39min11segundos. Bom tempo, apenas alguns segundos o Sacadura já chegou também.
         
          Para encerrar, estávamos descansando, eu sentia dores nas pernas, mas, ainda bem,  muito menores do que em Foz, quando o Sacadura disse "não é o Marilson"  (um nome simples, mas se você não sabe sobre ele, então te convido para entrar no mundo maravilhoso das corridas)
    
     Minhas pernas ficaram prontas, até para correr novamente, e fomos lá pedir uma foto, e o Marilson como um corredor qualquer,  como os outros, disse que sim  e aqui está !!! Essa será guardada para sempre !!!  

Números:
Fiquei na 312ª posição de 3495 concluintes
Fiquei na 28ª posição na faixa etária (25-29) de 272 concluintes

Conclusões:
-  Estamos de parabéns pelos bons tempos, ainda mais vindo de uma Meia forte há duas semanas em Foz;
-  O Rio é bom para correr, mas se tiver sol, é dureza pura, como aqui e em MT também;
-  O Rio é certamente uma cidade maravilhosa, de belezas naturais incríveis, e de pessoas hospitaleiras e prontas para conversar contigo;
- Agora, para conhecer os pontos por lá, é muito difícil o deslocamento e os preços são altamente altos (desculpem-me pelo pleonasmo) mas são !!!  (coisa de cidade mundialmente turística, alías, nunca vi tantos estrangeiros assim, aumentado pelos jogos mundiais militares que está ocorrendo no Rio);
-  Poder tirar uma foto com o nosso Marílson, campeão da Maratona de NY por duas vezes, recordistas Sulamericano em quase todas as distâncias, e um dos dois, únicos não-africanos que conseguem correr no ritmo dos melhores do mundo (os africanos)  (sub 2h09 na Maratona) !!! Marílson tem 2h06min34seg, e buscará em Chicago uma nova marca, vai lá Marílson !!!
-  Cada viagem, é difícil de pagar cada parcela no cartão (a viagem passa rápido, mas essas parcelas demoram !!!), mas é muito boa para conhecer um pouco mais do país e ter oportunidade de conhecer gente boa no nosso "pequeno país" !!!     (quem já havia comentado na postagem anterior, fique a vontade de escrever mais)
-  Ah, quando ao final da corrida, fui pegar uma praia, que tbm sou filho de Deus, vi a Marcia Balioni aqui de CG encarando a Maratona, ainda vi um Sr. acho que Nilo Arashiro, tbm daqui, incentivei-os, pois havia uns 6km ainda pela frente (e infelizmente um sol de rachar). Quem fez a maratona deve ter sofrido para caramba, pois largada foi as 7:30. O amigo Estivison também fez mas não o vi depois, naquela muvuca, e horários diferentes nas provas.
- A equipe Corrida de Rua MS foi bem representada por mim e o Sacadura, com a 312ª e 324ª posições com 3495 concluintes no masculino.
-  Seguidores do blog que sei que participaram, Dalton, Jorge Maratona, Estivison, Vicent Sobrinho, Colucci, Guilherme Rodrigues, Thiago Melo, (verei se tem mais)  a todos espero que tenham terminado bem e com saúde que é o mais importante.

23 comentários:

CÉLO!!!! disse...

QUE LEGAL MANO!!!!!!
NESTE SEU COMENTÁRIO ANTERIOR À PROVA ESTAVA NOS SOLICITANDO PENSAMENTOS POSITIVOS P/ ELA.

E AGORA LIGOU AVISANDO-ME QUE FOI MUITO BOM, E QUE VCS FECHARAM COM 1h39m ; QUE MASSA!!!

ISTO QUER DIZER QUE TIVERAM MUITOS PENSAMENTOS POSITIVOS...

VALEU RODRIGO E SACADURA, PARABÉNS AOS DOIS!!!!!!

Alessandro S Silva disse...

Dia aí, como foi a prova?

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

Ivana disse...

Oi Rodrigo
PARABÉNS!!!!!
Pelo visto, a torcida foi grande e
pensamentos positivos não faltaram!!
E o melhor, SEM lesões, SEM grande stress muscular... E tudo isso SEM treinos adequados em tempo hábil...(ficou chic esse "hábil"). Imagina agora com treinos direcionados para seus objetivos... Marilson que se cuide. Tô até vendo ele "correndo" atrás de você para conseguir um autógrafo... e uma foto, hehe!!

Bjos

CÉLO!!!! disse...

QUE BOM QUE ELE NÃO TEVE SENTIMENTO ALGUM DE LESÃO E PRINCIPALMENTE DE CANSAÇO, COMO ESTAVA PREOCUPADO; NÃO É MESMO CARA IVANA???
PARABÉNS MESMO RODRIGÃO!!!!!!!
TUDO DE BOM MANO...
(CÉLO)




E-mail: Marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com

Unknown disse...

E ai guerreiro , o RIO é casca muito calor mesmo , os preços são caros e as comidas uma porcaria... só como em shopping e no SPOLLETO (massas) , as me diz uma coisa passeou muito ? isto compromete a prova...

Estivison disse...

eu já sabia que o meu treinamento foi prejudicado pela porta que voou no meu joelho e pela canelite do tenis asisc que comprei.
então só queria completar.
fiz trotando ... e passei das 5 horas.
fui meditando e conversando.
vomitei no km 25 e fui até o final.
ano que vem agente volta ?
eu volto.

Dalton Ferreira disse...

Rodrigo, parabens a vc e o Sacadura pelos tempos obtidos e principalmente pela oportunidade de enfim nos conhecermos pessoalmente e estarmos representando MS e MT na prova.
Realmente a prova é muito gostosa, fui para la com o desejo de fazer em 1h50 e com isso baixar meu tempo dai de CG que foi 1h53, mas o dia estava otimo e tudo correu bem e acabei em 1h46, o que para mim foi um premio.
Bons treinos e ate a proxima

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá, galera, obrigado pelas visitas.

Marcelão, que bom que pode comentar meu resultado. Foi mto boa a prova, e sem lesão nem fadiga extrema. Valeu, tudo de bom.

Alessandro, então, gostei da prova, pena que eu não estava inteiro para prova, mas não tenho do que reclamar, pois só de fazer duas meias fortes e não sentir nada, agora é voltar a treinar forte para os 10km . Valeu , bons treinos.

Ivana, acredito que houve muitos pensamtos positivos, agradeço, foi bom né não sentir dor nem nada. agora vamos treinar forte !!! Que chique, acho que terei tempo hábil para caixa 7.8 ! Vamos lá, MArilson ficará para tras, pelo menos na vontade de correr ! he he he ! bjs

tutta disse...

Parabéns por mais um meia maratona pro currículo Rodrigo.
Você e o Scadura estão se especializando na distância heim? hehe
Logo logo estarão fazendo sub 1h30.
Abraço e bosn treinos pra vocês.


PS: não sei se você leu o email que te mandei, mas nele agradeci pelo presnte que você e o Sacadura me mandaram. Nem sei como retribuir tamanha gentileza de vocês.

Muito obrigado por tudo e muito sucesso pra vocês.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Alessandro Guimaraes, não comi mtas vezes fora não, mas nos restaurantes self-service estava legal. MAs os passeios e transporte acabam ficando caro. Mas, o turismo que faz isso.

Quanto a passear e rendimento, você tem toda razão, a gente ficar andando pela cidade, acaba desgastando !!! Mas é um desgaste que não tem como não ocorrer, pois seria mto ruim ir a uma cidade que n conheço, ainda mais no Rio, e não andar por lá. Esse é um preço que se paga calculadamente, mas creio ser melhor. Agora vc tem razão, se ficarmos só de molho, certamente vc estará uns 15% mais descansado. É uma balança que deve ser pesada de um lado performance e do outro passeio/turismo , vou tentando conciliar, evito exageros, como caminhar mto ou fazer força, esportes na véspera. Valeu

E aí Estivison, vc conseguiu seu objetivo de terminar a prova, parabéns, mesmo com lesão e aqle acidente.
Para a próx. Maratona, faça mais longões para tentar uma prova mais tranquila. Valeu, vamos nessa, treinando e correndo, tenho vontade de correr de novo por lá. vamos ver !!! (Eu não aguentaria correr naquele sol, por mto tempo)

E aí Dalton, valeu, o prazer foi nosso de conhecê-lo pessoalmente, mais um amigo nas corridas. Você está de Parabéns por seu tempo, vc melhorou 7min de seu plano. Bom, a prova foi mto boa, percurso mais tranquilo que os nossos, o sol pegou apenas no km 13 p frente. Valeu, vamos treinando e representando o MT e MS. Valeu, 1h46min é mto bom.

Thiago Melo disse...

Parabéns Rodrigo,
Eu também corri essa Meia, mas num ritmo muito mais modesto...hehehehe
Abraços,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

sacadura disse...

Grande prova!!!! Assim como a Meia das Cataratas a prova do Rio deve ser considerada como uma das corridas IMPERDÍVEIS!!!!Todo corredor deve participar pelo menos uma vez destas duas corridas.A Prova do Rio teve organização muito boa.
Você está de parabéns, cumprimos nossa missão veja só:

1)Corremos duas meias maratonas com intervalo de somente 14 dias (coisa de maluco pois além de tudo corremos as duas buscando
tempo!!!!)
2)Não tivemos lesão(o mais importante!!!!)
3)Fizemos as duas em SUB-1h40min
4)Batemos nossos recordes pessoais

Podemos considerar um sucesso total !!!!!
Temos que analisar as duas provas em conjunto já que foram realizadas com um intervalo muito curto, o que não permitiu uma recuperação total para a segunda prova.
A nossa queda de rendimento no final foi devido ao cansaço da prova de Foz.
Interessante que as provas de Foz e do Rio se opõem nos quesitos clima e percurso. Foz tem um percurso difícil(muitas subidas) e clima favorável ,já o Rio tem percurso favorável(plano)e clima complicado (sol e alta umidade).Essas variações de características das provas vão nos dando mais experiência,isso é muito bom pois aumenta a nossa"bagagem" como corredores para enfrentar as "pedreiras" que encontraremos pela frente.

abç

CÉLO!!!! disse...

É ISSO AI SACADURA!!!
FALOU E DISSE FERA, TOMARA QUE ISTO OCORRA REALMENTE COM VCS.

TORCIDA NÃO IRÁ FALTAR, COMO SEMPRE CAMARADA.
PARABÉNS PELA PROVA DO RJ, À VCS DOIS É CLARO.

E QUE CONTINUEM COM ESSA FORÇA DE VONTADE EM TODOS OS TREINOS/CORRIDAS QUE VIEREM À VCS.
TUDO DE BOM!!!!!!





( MARCELO.AUG.RODRIGUES74@HOTMAIL.COM )

Ivana disse...

Isso mesmo Marcelo!!!

A gente continua na torcida por bons resultados, boas condiçoes de corrida e SEM lesões!!!!!

A torcida é nossa! O treino forte é todo deles, hehe!

PARABÉNS Sacadura!!
PARABÉNS Rodrigo!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Thiago Melo, obrigado e parabéns para vc tbm, postarei seu nome como participante dos seguidores do blog. Ah, disse que foi mais lento, se for desejo seu irá ficando mais rápido com o tempo, mas inicialmente terminar bem uma meia é o melhor presente, não é mesmo. Abraços

E aí Sacadura, faço de suas, minhas palavras, a organização foi quase impecável, e faltou uma feira mais decente, com mais produtos, uma marca só para um evento tão grande, não pega bem.
Qto nossa missão, a cumprimos com eficiência e dentro do que podemos por hora, certamente vc me ajudou a ser sub 1h40 nessa, e se te ajudei também, fico grato.
Nossos recordes e sem lesão é o melhor de tudo.
Qto ao percurso, estamos acostumados com subidas e descidas, até chegamos a achar monótona a prova, né. Mas em condições ideias de temperatura, dá para fazer recorde ali com certeza.
Valeu, meu amigo, vamos continuar a treinar forte, já ficamos entre os 10% mais rápidos da prova, vamos atrás de ficarmos entre os 5% agora. he he he.

Marcelo e Ivana, conto com a torcida de vocês, obrigado !!!, e Ivana, não pense em escapar, os treinos em breve para vc serão mais puxados. he he he

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala Tutta, blz, valeu, acho que chegaremos sim num sub 1h30, mais um ano de bons treinos. Mas agora quero sub 40min nos 10km. Quanto a lembrança que lhe mandamos, é apenas para incentivá-lo. ok. nem pense em retribuir, deixa que um dia precisarei pousar aí para correr uma prova pela região, aí já ficarei grato. ok

18/7/11

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
É meu amigo Rodrigo tanto a Meia como a Maratona do Rio é showww de se correr e tem um belo visual que bom que gostou de correr no Rio, volte mais vezes, agora só foi uma pena que não nos encontramos...
Agora espero que ano que vem vc volte e corra a maratona.
Quanto a que vc citou sobre o que é caro alguns pontos é pq o Rio é uma cidade turística também aí MS tem alguns lugares turísticos que também devem cobrar caro não é mesmo, nào que eu estou defendendo o Rio, nós aqui se quisermos visitar alguns pontos turisticos pagamos o mesmo preço também é hot...mais valeu...
Bons treinos,

Jorge Ultramaratonista
www.jmaratona.com

Unknown disse...

Parabens amigo... se soubesse que vc viria ia te pedir pra trazer um terere.... hahaha... abraços...

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Jorge, mto bom mesmo de correr aí no Rio, esse percurso é lindo, o sol judia um pouco, mas para meia não chega a comprometer o desempenho. Uma pena, mas não deu para nos encontrarmos. Quero correr novamente aí, mas a Maratona ainda está longe de meus planos. Valeu, bons treinos...

E aí Claudio Vieira, legal de comentar por aqui, um tereré nesse calor do Rio é mto bom. Pô se tivesse avisado, levaria sim. he he he he. abraços

Sergio disse...

Rodrigo,
muito bacana o relato! vc é "gente grande" nas corridas! que bom que gostou da prova e da cidade. Só uma coisa, a placa da maratona, durante a prova, estava sempre aparecendo 97 metros antes da meia, como manda o figurino. Não reparei na última, pode ser que estivesse errada. Mas será que você não viu a de 42k e, com o cansaço se confundiu?
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Sergio, cara sou gente grande não só nas corridas !!! he he he.

falando séio, ainda n sou gente grande nas corridas não, mas quem sabe um dia consiga !!! treinar para isso eu vou !!!!
ok, as placas sempre se distanciavam por uns 100m como deve ser, mas qdo vi a de 21 era p faltar só 100 e isso não ocorreu, eu creio que o cansaço n me atrapalhou para isso, pois até fiz bom sprint, mas quem sabe.
Valeu, abraço

CÉLO!!!! disse...

AINDA BEM QUE VC "REPARA", NÃO É MESMO RODRIGÃO???

COMO VC DISSE HOUVE ENTÃO COM CERTEZA UM ERRO PARA O ATLETA ESSA POSIÇÃO DA PLACA DOS 21. (SACANAGEM!!!)

TOMARA QUE ISTO NÃO OCORRA MAIS FUTURAMENTE CONTIGO; POIS QUANDO SABEMOS QUE ESTAMOS PRÓXIMOS DO FINAL DA PROVA FICA SUPER DIFERENTE O NOSSO PSICOLÓGIGO REALMENTE.

UM ABRAÇÃO FÉRA!!!!



( marcelo.aug.rodrigues74@hotmail.com )

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Marcelo. blz. É ruim a gente planejar aumentar o ritmo para certa distancia, então, forçamos o máximo para logo em seguida caminhar. aí qdo não ocorre, como disse, o psicológico desaba, assim temos que reduzir para a velocidade normal. Como disse o Sergio, posso ter errado, mas acho q não. Valeu