12 de agosto de 2012

Após 8 meia-maratonas, um até logo !!! especificação no treinamento


     Fala galera, depois de 2 anos e 11 meses de treinamento e 8 meia-maratonas, com recorde pessoal em 1h34min, resolvi dizer um até logo para meia-maratonas por alguns motivos:
       - Apesar de na meia de Foz bater meu recorde pessoal e conseguir uma marca boa  não fiquei feliz, pois o tempo obtido não compensou o esforço requisitado nessa distância;
       - Gosto de correr forte, isso traz um normal "sofrimento" "sangue nos olhos" nas provas, por serem deveras desgastante, ainda mais o tempo que ficamos na meia-maratona (nem entro no mérito da maratona, pois nessa mais da metade só a faz p terminar);
        -  Percebi que tenho mais força do que resistência e gosto mais de meus tempos em provas e em treinos de 5k do que os respectivos nas meias.
         - Gosto mais de fazer tiros curtos de 400m do que os longos longões a acima de 5min de ritmo;
(clique em mais informações)
           - Gosto mais de fazer treinos de tempo run em distâncias curtas;
           -  O maior tempo de recuperação que a meia exige pós-prova e de diminuição de treinamento para pré-prova tbm ;
            - Não poder fazer até duas provas por mês ( digo isso pois acho que quem faz uma meia demora uns 10 dias p descansar, necessitando pelo menos mais duas semanas para treinar, para aí diminuir o treino p outra prova);

            Assim resolvi treinar mais especificamente para os 5k e juntamente correr os 10k,  a ideia é chegar ao sub 19min nos 5k e sub 40min nos 10k e a longo prazo correr ainda melhor essas distâncias.
     
          Aceito as ideias de treinamento que quiserem me passar.  
          Inicialmente penso em fazer semanalmente : um treino de tiros, um treino de tempo run de 4k,  um treino corrida forte por volta dos 8k, 1h hora de areia (caminhada e movimentos funcionais) e um dia de bike.

        Para minha alegria e convicção de que é desse treinamento que gosto, consegui meu primeiro sub 20min nos 5k  !!!! uma marca muito aguardada !!!  assim meu novo recorde é de 19min41 !!!    segue o link  http://connect.garmin.com/player/209096020#.UCarHIaqCAs.facebook
         Abraços, bons treinos e para não dizer que não farei meias, penso em uma por ano, mas sem  expectativas, apenas ir e corrê-la (forte é claro !!!). 

12 comentários:

Ivana disse...

Olá Rodrigo!

É muito bom poder direcionar nossos treinamentos para objetivos específicos. O difícil é saber o que queremos REALMENTE e nada melhor do que experimentarmos as várias oportunidades para podermos esclarecer o que mais nos agrada!Sucesso pra você nesse novo treinamento!

Eu também prefiro as provas mais curtas. "Parece" que o desgaste é menor... mas ainda correrei uma meia. Quem sabe essa aí que fará no ano que vem, hehe.
De uma coisa eu sei: gosto de correr e do que vem acompanhado pela corrida: amigos, adrenalina, endorfina, superação, alegrias!!!
Beijo e tudo de bom!!

sacadura disse...

Olá Rodrigo,parabéns pelo novo recorde,em um percurso mais favorável tenho certeza que correrá mais rápido ainda.No seu texto está demonstrado que vc gosta de correr e treinar para distâncias curtas e devemos fazer aquilo que gostamos pois acima de tudo corremos para nos divertir.Senta a bota!!!Boa sorte nas próximas provas,torcemos por vc!!!!. Abç

Jacke Gense disse...

Acho que o negócio é sempre ter algum objetivo para não parar... seja ele qual for... 5k, 10k, Meia Maratona, Maratona... Se houve um horizonte para seguir a gente estará sempre caminhando... isso é o que realmente importa!!
Boa sorte!

Ah.. eu particularmente amo a distância de 21k!

bjs
Jacke Gense

Unknown disse...

Sinceridade, corra o que se sentir bem, encare a corrida com prazer ,competitividade é gostoso mas o mais importante busque a saúde,quebro em maratonas e na hora falo que não quero correr mais esta porcaria de distancia, dá uma semana ja fico procurando outra, chega uma hora que correr 5km e 10 km fica rotineiro ai partimos pra outros desafios , ja me adaptei muito bem as meias e vou nela sempre que tem uma corrida

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera,

faltou dizer o principal na postagem, meu direcionamento é porque posso competir na faixa etária em algumas oportunidades e isso é para mim o mais prazeroso nas corridas. Não me importo de ficar atrás, mas gosto de disputar e em provas curtas acho o caminho mais natural no momento.

Olá Ivana, valeu, realmente direcionar é a chave. Vc se dá mto bem em provas curtas, mas tbm está ganhando resistência em distância maiores. Vamos sim fazer sua "reestreia" em meia-maratona. bjs

E aí, Saca, valeu pela torcida, é como treinamos forte é bom escolhermos treinos de que gostamos. Estou doido para fazer um teste em pista. Abcs

Olá, Jacke Gense, objetivos nos animam para treinar mais forte. Valeu. Os 21k são mto bons tbm. bjs

E aí Alessandro, temos que encontrar o treino e prova que mais nos agradam. Correr a meia é mto bom, mas meu foco por hora será melhorar nas menores dist. depois volto p meia. Abraços, valeu.

Estivison disse...

quem dera que todos os corredores fossem donos da sua sensatez e autoconhecimento. Seriam muito mais felizes. um abração e até breve.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala Estivison, blz, a corrida é mto boa e mto abrangente, quem não está habituado pode achar que é só sair correndo ... e não é assim.
valeu, nem sei se sei tanto assim. kkk, mas certamente tenho vontade e mais prazer de correr provas e distancias curtas.
Os longões sem compromisso n sao minha praia.
Mas é isso cada um tem que se achar nas corridas, mesmo que seja para correr todas as distâncias, ou no meu caso restringir um pco para melhor treinar e tentar resultados mais expressivos.
Grande abraço.

André Bandera disse...

Fala Rodrigo,

Bacana por acompanhar sua evolução na corrida de rua, achei legal o foco nas provas de 5k e 10k, os treinos serão diferentes e acredito que irá gostar e evoluir rapidamente com tempos acima da média e conquistar vários pódios nas corridas do estado.

Logo a Equipe Corrida de Rua MS estará bem representada.

Força nos treinos.

Sub 19 minutos - 5k daqui a pouco já sai.

Ai é correr bem 10k.

Espero poder ajudar a conquistar esses objetivos. Vou ser seu coelho e ganhar de você no final.. risos risos..

Bora Saca, ser coelho dele ? risos risos

Abração.

Prof. André Rocha disse...

Olá Rodrigo.... de fato precisamos ser condinzentes com nossos melhores momentos... é notória sua capacidade de explosão decorrente de sua seriedade nos treinamentos logo terás maiores resultados em provas curtas. Aproveite esse momento e seja feliz nesse ideal.

Bruno Eiji Guibu disse...

Boa sorte na sua empreitada Rodrigo..muito bom ver sua evolução nessa distância! Estaremos torcendo por otimos resultados nas próximas provas.

tutta disse...

É por isso que eu nunca melhoro muito Rodrigo. Pois em um dia estou treinando para uma prova de 5km e no dia seguinte para uma maratona. Acredito que você fez a escolha certa e estou na torcida para que dê tudo certo. E na internet você encontrará inúmeras planilhas específicas para todo tipo de prova. Se bem que você "já definiu" basicamente o que irá fazer né? Porém, eu acho pouco. Acredito que você deveria fazer uns 30kms na semana. Isso, logicamente, dividido entre tiros, rodagens, tempo run e uma corrida mais forte. Mas, de qualquer forma, não deixo de te desejar sucesso pra você.
Grande abraço e bons treinos.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

tutta disse...

E parabéns pelo sub-20 nos 5km.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com