21 de agosto de 2012

Como escolher um tênis de corrida ? Eles nos ajudam mesmo?

           Galera,  ouvimos sempre que em time que está ganhando, não se mexe.  Assim a proposta é dar continuidade na página mais visitada deste blog  (caso queiram ver).
            Valeu por seguirem o blog o Harry  (blogdoharry) e José Silva .          
        Da postagem anterior reafirmo que acho que não há muita regra para tênis, apenas há gostos individuais por modelos e/ou marcas, mais ou menos proteção (altura), flexibilidade e preços e boniteza segundo o André Bandera,  he he he !!!
       Se pudéssemos correr pelo menos uns 5k com cada modelo de tênis, certamente gostaríamos de novos pisantes. Vamos fazer uma campanha de "test-run"   kkk
           Quanto mais corro, menos acho que o tênis faz diferença na performance. Estou sinceramente achando que tênis bom é aquele que me atrapalha menos !!! (clique em mais informações)
           Os que me atrapalham muito são os muito fechados que não ventilam, os duros que até fazem barulho quando no chão batem e os muito alto que tiram qualquer sensação de contato com o solo. 
           Alguns tênis altos como mizuno inspire e adidas tempo não me caíram bem, inclusive alterando a pisada fazendo o pé esquentar na altura do tornozelo (aquela sensação que fica depois da corrida de travamento na articulação).
          Esses dias li num site de corrida se não me engano era sobre um novo tênis, mas o que me chamou atenção foi o comentário de uma corredora que disse que corre há aproximadamente 25 anos e que já correu com muitos tênis e o que melhor lhe calçou foi o "conga", e que posteriormente tentou correr com um cheio de proteção o que lhe causou o retorno de lesões. (Só sei que o conga é muito baixo).
           Não prego uso de minimalistas, pelo menos dos que não protegem nada, pois corremos em asfalto e um mínimo de proteção é necessário (ainda mais se o atleta pesar mais de 60kg). ( à parte, vi um minimalista com uma sola de quase um cm o que já me tirou a ideia de que não tinham nada de amortecimento). 
        Nesse sentido, discordo de quem corre descalço em asfalto, seu joelho uma hora pode cobrar o excessivo impacto, além de encontrar pedras os qqr coisa pontiaguada para tirar seu bom humor. ( Um trote descalço é outro papo !!! e até faço)
           Agora, cada vez mais acho que tênis flexível e baixo favorece a pisada mais eficiente para melhor tração. (quando corro com tênis alto e duro, parece que to correndo com um pé-de-pato ( não sei nem explicar, mas a sensação de não sentir o solo é bem estranha).
        
   Tirei essa foto dos dois tênis de que mais gosto no momento. Por acaso (ou não) são adidas.
      O laranjado é fera, muito baixo, só uso em provas ou treinos rápidos (meu pódio e recorde nos 5k (19min41) foi com ele). (ah, ele é caro, só o tenho porque foi presente).
      O diferencial deste é a qualidade de sua borracha e a ventilação perfeita.
      O Azul comprei por 137,00 (é comum vê-lo por até 199,00), borracha menos densa, mas dele gosto pela flexibilidade e boa sensação na pisada.
      O preto comprei por 150,00 mas o achei duro e o utilizo para passeio, pois detém boniteza (kkk). 
        Minha dica é se estiver começando, opte pelo meio termo entre baixo e alto e vá encontrando seu gosto. ( Se tiver pouca musculatura e muito peso, deve ir de tênis com maior proteção).
      E aí quais são os seus tênis ?  e no seu caso há limite de preço para futura compra ? qual o seu tênis sonho de consumo ? tenho vontade de comprar o aero 9 da mizuno (falta só achar por menos de 200,00 para eu usar o cartão) !!!

14 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Rodrigo, com certeza escolha de tenis é um dos maiores desafios para o corredor. Eu apos anos usando nike, nos ultimos 3 anos usei o vomero que era o que me adaptava mais, nos ultimos 2 anos por ter uma pisada supinada a direita e neutra a esq usei palmilhas, porem desde o final de 2011 estou usando o SAUCONY KINVARA, que é um tenis baixo, muito leve e me adaptei muito bem com ele, inclusive estou sem usar palmilha.
Um abraço
dalton

Antonio C R Colucci disse...

Legal, mas tá faltando listras aí ou é impressão minha?
Abraço
Colucci
www.webrun.com.br/colucci

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, é só com mtas tentativas que a gente acha uns que dão certo. Essa marca saucony tem bons tênis, fico de olho, só qro que fiquem mais em conta um pco.

Abraços,

E aí Colucci, valeu pela visita. Ah, não repare não, faço acabamento próprio nos meus tênis !!! kkk

simplifique disse...

Fala Rodrigo, blza?
Cara, eu sou fã dos tenis baixos. Me adaptei melhor ao Hyper Speed da Asics e só corro com eles.

VAleu a visita!

André Bandera disse...

Ae Rodrigo,

Bacana a postagem sobre tênis que podemos utilizar para corrida. Realmente a dúvida na hora da escolha do tênis é dureza.
Então vou pela boniteza.. rs rs rs

Uso tênis Asics Gel Blur33 para treinos e para as provas.

Outro modelo que usei bastante tempo e gostava era o Vomero 4 e 5.

__

Daqui uns tempos, Rodrigo lança marca de tênis.
Nome da marca: Sem marca

Motivo do lançamento: Descaracterizar tênis de outra marca. rs rs

Dá certo né Rodrigo, vem correndo forte e evoluindo nos treinos.

Vlw pelo post.

Abraços e bons treinos pessoal.

sacadura disse...

Esta questão do tênis é polêmica....Na minha opinião:
1)O melhor tênis é aquele com o qual o corredor mais se adapta para correr.O que é bom para um corredor pode não ser bom para outro.
2)No meu caso, como peso 70kg e tenho procurado direcionar meus treinos para as longas distâncias sinto-me melhor com um tênis que tenha algum amortecimento mas que seja razoavelmente leve(até 280 g).
3)Tenho usado tênis arejados,que tenham solado mais "horizontal" com pouco drop para produzir uma passada mais natural com o antepé.
4)Não pago mais de R$ 199,99 em um tênis (nenhum tênis é tão bom que valha mais que isso)
5)Atualmente uso o adizero tempo(que apesar de meio alto me dá uma boa sensação de "horizontalidade")e comprei um asics gel blur 33 para testar.
6)Devemos lembrar que somos corredores amadores,portanto não devemos inspirar-nos em atletas profissionais na escolha do tênis.Este tênis alaranjado que o Rodrigo usa nas provas e treinos de 10km e 5km é usado por muitos maratonistas profissionais.Na minha opinião, profissionais podem fazer isso,eu como sou amador não arriscaria correr uma maratona com este tênis, mas como disse no início a escolha é individual.
7)Quanto a correr descalço....tô fora....não me parece algo razoável correr descalço no asfalto...Abçs

Robson Corredor disse...

Qual é a descrição destes modelos que vc usa da Adidas?

Eu uso o Mizuno Musha 3 que na minha opinião é bom de correr provas curtas, pois pesa 220g. Paguei R$199,90 e este é meu limite para pagar num tênis, assim como o Sacadura não vejo tênis que valha mais que 200 reais.

abco

CORRIDADERUAFOZ.BLOGSPOT.COM

Leo Mesquita disse...

Não compro tênis que custa mais de 300 reais e nem compro lançamento. Tenho usado o Nike Lunarglide em treinos longos. Acho que longão deve ser feito com tênis mais pesado. E tenho usado principalmente o Asics Hyper Speed em treinos de velocidade e provas. Já usei o Sprint e recomendo este tênis a todos! Abcs.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Er aí Xampa, valeu pela visita. tbm me adaptei bem aos tenis baixos. da asics n tive nemhum baixo ainda. valeu.

E aí, André Bandera, tm mtos tenis ficamos perdidos na escolha. Uso a tática de aguardar ficarem baratos. falow manolo.

tentarei umas parcerias p lançar um tênis super, sem detalhes , sem um monte de coisa. kkk

e aí Saca, falou tudo, e concordo com vc.

abraços.

E aí, Robson, blz os modelos são duramo 4 .e pró 4, tbm pago até 200 em tenis, mais n. E consigo comprar bons tenis.

querem ver como dá certo. hj na anitaonline tem o adidas zdizero feather por 199 ( o preço dele inicialmente era 399 (as outras lojas vendem por 299)). a Anita venderá rapidao, não percam.

O musha é mto bom tbm, mas acho q ele machuca mais que o adizero pro. mas p provas curtas ta beleza.

abcos

E aí, Leo Mesquita, valeu pela visita, 300 ainda vai, mas ainda só pago mais barato. esse hyper speed mta gente fala dele. abraços

Douglas Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Cardoso disse...

Fala Rodrigo, tudo em paz?
Parabéns pelo Post, muito bom.
Eu tenho um Mizuno wave e, recentemente, comprei um Asics Gel Blur 33. Estou satisfeito com ambos.
Depois de tanto ler blogs de corredores resolvi criar o meu próprio. Quando der dê uma passadinha por lá.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Douglas Cardoso disse...

Valeu Rodrigo, obrigado pela visita e por já estar seguindo.
Quando eu estiver mais preparado vamos fazer uns treinos juntos.
Abraço.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Estivison disse...

excelente texto !!! concordo com tudo !!! e como falaram nos comentários : não pago mais de 200 reais em um tenis , kkkkk