8 de maio de 2011

Treino realizado dentro do esperado

        Olá galera, hoje fiz um treino de olho na maratona, fiz o percurso parecido com o da prova, fiz 3435m (  três voltas no lago) a ritmo de 4:12, terminando em 14:29.
         Foi bom porque não senti dor no joelho (mas lesão está  lá) e não foi um treino exaustivo, o ritmo foi um pouco acima de que pretendia (4min/km) mas deve ser um pouco pelos 10 dias que estou pegando leve, segurei o ritmo pois na prova serão três voltas, ou seja corre uma de 3.5km, descansa... corre 3.5km, descansa ...
       Para os que estão começando, o treinamento exige muito planejamento e não só forçar ao máximo o que conseguimos. Assim quem pretende treinar para desempenho cada vez melhor deve estruturar seu treino em sessão de velocidade ( com tiros de velocidade, com alta intensidade e percurso pequeno) outra sessão de resistência ( longões, corrida leve e de longa duração, a km depende de seu histórico e pretensão, ex. 18km é para meia-maratona, para quem está começando, 5 km é um longão) e última sessão a de treino de ritmo em que você deve misturar as duas primeiras, um ritmo de velocidade intensa mas que você suporte por percursos maiores.  Por exemplo, meu treino de hj foi de ritmo, meu tiro de 1km geralmente está para 3:30 e meu tempo na meia é de 1h42 (ritmo de  4:50), então 3.5km a ritmo de 4:12 é forte, mas não extenuante. Esse treino faz o corpo se acostumar "resistência em alta velocidade".  O ritmo a gente vai conhecendo e melhorando um pouco com o tempo. O Marilson, simplesmente faz seu regenerativo (trote) a 4min/km. e sua maratona (42.1km) está p ritmo de 3:03min/km. Encontre seus paces e treine seriamente !!!

       O Sacadura apareceu no final a toda, aí tentei acompanhá-lo, disse-me que estava no final do longão de 18km, ritmo mto forte no km final. Aguentei não !!! Deixei ele terminar seu treino e voltei a caminhar p não forçar. ( ele está treinando para me deixar p trás nas meia-maratonas, e o pior é que ele deve conseguir !!!  he he he).
       Agora, repetir esse treino terça e quinta e domingo partir p prova .

        Ao dia das Mães, parabéns a todas mulheres guerreiras !!! Pois cuidar de filho deve ser uma batalha cada dia.  E infelizmente vários filhos não reconhecem esse amor e dedicação de suas mães !!!
        Aos filhos !!!  Cuidem bem de suas mães, digam sempre que as amam !!! e evitem ofendê-las !!!  Pois um dia pode ocorrer de perdê-la, aí só restará analisar e lembrar dos momentos que passaram juntos !!!
      Abraços !!! Bons treinos e boas corridas a todos.

7 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Que bom que correu tudo bem, agora cuidado esta semana e boa prova

Alessandro S Silva disse...

Foi um excelente treino!

De fato é importante a variação dos treinos, com diferentes estímulos. Vejo muita gente em academia fazendo a mesma corrida todo dia. Isso ajuda a evoluir no começo, mas estabiliza logo.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, blz. Valeu, foi mto bom mesmo n sentir nada. Mas sei q tenho q cuidar ainda sem exageros.

E aí Alessandro. É, para quem quer melhorar na corrida, não há outro caminho senão essa variação. Valeu,

bons treinos p nós !!!!

sacadura disse...

E aí td tranquilo...Os corredores que quiserem melhorar o desempenho devem variar os treinos e descobrir seus paces assim como vc relatou.Passei rápido no km final do meu longão de 18 Km de hoje pois estava treinando forte e "perseguindo"um determinado pace no treinamento para meia maratona.Consegui atingir meu objetivo.Meu amigo Rodrigo......tô longe de chegar perto dos seus tempos na meia,na última que corremos,cheguei mais de 6 minutos atrás de vc.Desde então sua evolução nos treinos tem sido bastante rápida (basta ver seus recordes nos 4,1 km 5 km e tiros de 1km)com tempos que estão bem distantes dos meus .Vc éh bem veloz!!!!Atéh o João já comentou ,(com sua experiência), que vc éh veloz .A meia é uma prova que além da resistência há a necessidade de um "ritmo com velocidade".Um abração

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Sacadura, blz. realmente é mto bom correr tentando alcançar metas e parabéns pela sua, pace de 4:45 na meia não é p qualquer um não.
Qto nossas comparações e disputas, é na base de estimulo para ganharmos mais vontade de treinar, e se melhorarmos nossos tempos melhor ainda. Mas assim como nos 10km da caixa 2009 que ganhei de vc por uns 7seg, qro q mantenhamos sempre assim !!! he he he !!! abraço. To meio desfocado da meia, faz um tempinho q n faço 18km, mas fare pelo menos um p correr as meias do segundo semestre.

Thiago Melo disse...

Grande Rodrigo,
Que bom que está melhorando da lesão...boas também as dicas sobre variar o treinamento...preciso estruturar melhor os meus!!!
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Thiago, blz. é bom poder treinar forte. Tbm tenho que aprender a comemorar como vc no pós prova . he he he ! Isso aí organize um treino que certamente verá evolução.