29 de agosto de 2012

2ª Maratona de Londrina 2012 - (prova de 5k) - excelente organização e boa participação de nossa equipe

Calçadão no centro
             Obrigado por seguir o blog Patrick Hernands, Paulo Oliveira e Miro Santos.
            Inicialmente, tive vontade de correr os 5k da maratona de londrina pela premiação na categoria, coisa que poucas organizadoras dão valor !!! Para mim é maior incentivo que pode ser dado, pois não só de elite se vive um esporte, mas sim de todos os apaixonados pela corrida que se dedicam para serem "bons", mesmo que o "bom" para um atleta amador seja muito distante dos atletas profissionais !!!
       Posteriormente, a viagem foi concretizada ao achar passagem aérea em promoção para Londrina.
      A inscrição da prova foi 25,00 reais !!! excelente !!! e novamente estão de parabéns os organizadores, pois o kit foi excelente, camiseta linda, toalha e a medalha, a mais bonita que já recebi (exceto a de meu pódio no circuito caixa) (depois coloco a foto do kit).
Nome do atleta e da equipe !!!

      A cidade de Londrina que não conhecia, é muito legal, o centro muito bacana, atravessamos (eu e Ivana) à pé !!! o calçadão é show !!!

     Aproveitamos para conhecer o local da largada (estádio Moringão) que é junto a um parque da cidade, muito bonito !!! e mto frequentado por diversas "tribos".
        A noite, comemos  um bom macarrão com molho de tomate e era só aguardar a prova. (clique em mais informações)

     A prova teve os 42k, a meia-maratona, os 5k, e a caminhada !!!   então, desde às 6h30 tiveram largadas, a prova de Ivana os 5k largou às 8h15, e a minha as 8h20.
      Quando chegamos no local da largada, a meia-masculina estava para ser largada, então parti para meu aquecimento, de uns 20min, muita corrida leve, algumas acelerações e muita ansiedade.
     Quando a prova feminina largou, corri mais um minuto e fui me posicionar, era a estreia de meu GPS em prova. O narrador gritou "dois minutos para largada", então, apertei o localizador de satélite, mas não demorou nem mais 10segundos e ele gritou "contagem regressiva 10..."  putz meu GPS não estava pronto.
     Larguei bem, uns 5metros da linha, saí forte,  uns na minha frente, saíram lentamente, tive que abrir caminho em calçada e assim vai. Com uns 400m acho meu ritmo de prova (já respirava ofegante) ...
     Um à parte, eu não me sentia mto confiante para bater meu recorde pois me sentia cansado dos treinos e "pesado" !!!
     Lá pelos 500m, um fato inédito para mim, na subida um atleta começou a ir mais lento, eu saí para a direita para ultrapassá-lo e ele me fechou, cortei para a esquerda para enfim ultrapassá-lo !!! mas não é que a "besta-atleta" me fechou novamente !!!  Aí não teve jeito, falei para o cara "se liga, estamos no começo da prova !!" forcei um pouco e o deixei para trás facilmente (um cara desse tem muito a aprender com o esporte ainda !!! se fosse no final de prova, poderia até entendê-lo, mas com 500m !!!).  Mas sigamos em frente, pois o esporte é muito prazeroso e não serão casos como esse que tirarão o seu brilho !!!
     Surge uma descida muito forte, daquelas que temos que segurar um pouco, pois senão, não conseguiremos controlar lá na frente !!! mas a corrida era "a valer" (lembrei de minhas partida de video-game "a valer") kkk, e fui forte na descida.
     Quando passo o 1ºkm, pergunto para um corredor quanto ele havia feito, pois eu estava sem tempo (no mesmo momento ligo meu GPS para gravar os últimos 4k), mas ele me responde que tbm não conseguiu marcar !!!
     Uma leve subidinha no lago, e vejo o ritmo acumulado a 4min06, falei p mim "ferrou, pois to morto e estou a 4min06", acelerei um pouquinho mais !!!!
      Para minha surpresa e infelicidade, olho p meu GPS ele escreve "2 segundos para poupar energia" e logo ele desliga o satélite !!!
      Assim fiquei sem nenhuma referência de tempo, o jeito foi correr forte na sensação do limite possível !!
      Logo passo o km2, surge o ponto mais importante da corrida !!! (lá na frente verão o porquê), na hora nem eu sabia da importância deste momento !!! assim foi :
      No km 2,5  surge o posto de água à direita, mas como estava congestionado pelas corredoras (ponto falho da prova, a largada muito perto do feminino e logo em seguida, 5min, o masculino), eu cortei pela esquerda, decidindo terminar a prova sem beber água !!! (tá bom, nada pareceu importante (mas peço que aguardem).
      Logo surge o km 3,  aqui eu já acompanhava uns 4 corredores que pareciam de minha faixa, o cansaço nos 5k é doloroso, a respiração sobe nas alturas, a perna começa a juntar lactato !!!
      O km 4 surge, estava eu e mais 3 (um havia ficado), prova curta, muitos acham bobas, mas tenho a convicção de que não se trata de prova fácil, pois saber controlar o limite do esforço por 5000m não é tarefa simples (se não dosar, ou o tempo sai alto, ou você quebra e sai infeliz das prova).
      A prova foi de retorno e assim aquela descida enorme do início, agora virou subida fenomenal !!! para não xingar !!! um dos 3 ficou na subida e consegui me aproximar dos dois da frente, quando achei que não tinha mais força e quase entregando a batalha, a subida acabou e a força juntamente com o ânimo de terminar bem a prova me ergueram e fui forte para acabar só uns infindáveis 500m !!! os 2 seguiam na minha frente, minha tática foi ficar próximos deles e nos 200m finais tentar uma ultrapassagem !!!
       Fácil né !!! nada disso, aqui as pernas pesavam muito e os 2 não colaboraram !! aumentaram o ritmo e eu apenas consegui manter a distância deles !!! Passo no pórtico com o dever cumprido de correr forte !!! mas com aqueles dois na minha frente, a tentativa de pódio parecia longe !!!
      Ao passar no pórtico, olhei para o relógio e vi 6 marcadores, o menor deles marcava 19min23  (pensei será que corri tão rápido assim?)  como corri sem relógio eu achei que tivesse corrido para 20min baixo. Pergunto a um dos colaboradores da prova se aquele marcador era o dos 5k masculino e ele não soube falar se era.  
       Perguntei para um atleta que chegou logo após, ele me disse que havia feito 19min38 !!! assim comecei a ficar animado, com a possibilidade de recorde pessoal (19min41 é meu RP) !!!
       Logo vi Ivana, toda animada, pois havia feito um excelente tempo, 25min55 !!! recorde absoluto, pois tinha em prova 27min04 !!!  Muito legal, correu bem e achei que daria pódio para ela na categoria.
          Ficamos descansando e vendo o povo chegar, logo depois chegaram os vencedores da meia e depois da maratona !!!

       Minha ansiedade crescia,  para mim para o recorde pessoal e para Ivana pensava no pódio !!!

       Enquanto comentávamos da prova, da subida forte e tudo mais, o narrador fala ao altofalante (pô perdoa aí, não olhei se com o novo acordo ortográfico se se escreve assim), "os tempos dos 5k já estão afixados !!!".
       Fomos correndo para ver, nós e a multidão, eram 1000 atletas só nos 5k !!!

       Ainda, demorou mais uns 20minutos para levarem os papeis para olharmos, consegui olhar meu nome inicialmente, (((  agora conseguir naquele empurra-empurra tracejar e ver minha colocação foi um sacrifício !!! )))  até que consegui por o dedo no papel e seguir a linha de meu nome até à colocação e vejo um "3", na hora fiquei meio bobo, e quis confirmar, pois havia pódio até o 3º, e assim olhei novamente e vejo um  "3"  e meu tempo um 19min19  RECORDE PESSOAL  !!!  

      Alegria total, consegui mais um pódio !!!  Foi bom ver o MS buscar um pódio no PR, pois os atletas de lá vêm muito para cá levar vários pódios !!!
      Fui confirmar a colocação da Ivana, mas na hora vi um 6 e assim não deu pódio, apesar de não subir no pódio, correu muito e melhorou bastante sua marca. Parabéns !!!
     Nós representamos muito bem a equipe, pois eu fiquei em 31º de 531 atletas e Ivana em 42º de 469.

Nós, equipe Maira Brum e Dario( de azul)
     Na hora de pegar o pódio vimos o pessoal da equipe Maira Brum Assessoria, de Dourados, que foi em peso para lá, uns 8 atletas, e representaram muito bem nosso Estado com 2 pódios. Parabéns !!! Tiramos fotos, valeu galera da Maíra Brum Assessoria !!!

     Ainda conheci o campo-grandense Dario que participou da maratona e fechou com 4h06, muito bom, pois o percurso de Londrina na maratona é pedreira mesmo !!!
    Caso se lembrem do momento que disse lá no posto de hidratação que seria o ponto mais importante da prova !!!! 
 e o foi !!! 

     Pois o 4º colocado na minha categoria fez também 19min19, ((deve ter sido diferença de 1 passada)) !!!   Assim, a decisão de não tomar água foi o ponto crucial para eu conseguir meu pódio !!!!  (certamente correr forte me levou ao bom tempo, mas decidir por não tomar água, mesmo querendo tomar um "gole",  foi responsável para eu não perder uns 3 segundos no mínimo e lá na frente faria a diferença !!!
    Assim, a organização da prova da Maratona de Londrina está de parabéns pelo excelente evento !!!  tentarei repetir no ano que vem.
   E ganhar um pódio, com uma disputa acirrada assim "não tem preço" !!!
    A maratona de Londrina só não levou uma nota dez maiúscula por a grande fila na entrega dos kits e a largada muito próxima na prova de 5k o que ocasionou congestionamento. Fora isso, perfeita e atenciosa em todos os detalhes

13 comentários:

Dalton Ferreira disse...

Parabens garoto, grande tempo, mais um prova para o curriculun.
Bons treinos. MS muito bem representado em Londrina
dalton

Estivison disse...

parabéns !!!! que venham muitos pódios para cá !!! showwwww !!!!

isidoro Andrade disse...

Grande evolução Rodrigo... Mostrando a seriedade do teu trabalho. Parabéns pelo recorde e pelo pódio... Parabéns à Ivana tbem pelo otimo tempo e recorde pessoal.
Abço

André Bandera disse...

Fala Rodrigo.

Ficou muito bacana o relato do 5k Londrina que você e Ivana participaram.

Parabéns para os dois pelo tempo conquista, os dois tempos foram de gente grande galera.

Parabéns mesmo, é isso ae os treinos dão resultado, falta pouco para sub19 e se lembrar a pouco tempo estava lutando para ser 20 baixo. Ivana outro exemplo, quebrou bem quebrado o recorde anterior, mais de um minuto nos 5k é muita coisa.

Conclusão: Vocês são fenômenos.. rs rs

Abração, bom descanso e bons treinos.

sacadura disse...

Parabéns pelos recordes e pelo pódio!!Continuem treinando e evoluindo.Abç

Prof. André Rocha disse...

Que legal... deve ser uma emoção indescritível subir ao pódium... parabéns pelo recorde pessoal e empenho nos 5KM. Valeu

Brandão disse...

Parabéns Rodrigo, que estes pódios tornem-se constantes pra você. Ivana está de parabéns também, o pódio vai vir pra vc logo, logo. Abs.

Douglas Cardoso disse...

Parabéns Rodrigo pelo pódium e o ótimo tempo. Parabéns tambám à Ivana pelo tempo e a colocação. Nosso estado é carente de bons atletas.
Abraço.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Valérie Roberto disse...

Parabens! Record pessoal com a Subidona do Iate (é assim que eu apelidei aquela coisa em forma de morro) é muito bom!

Este é um tempo inimaginável para mim

Abçs!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Galera,

Dalton Ferreira, boa prova, vale a experiência Abraços, boa prova dia 9

Estivison, é vamos que vamos, tentar trazer mais pódios para nosso MS, valeu

Isidoro Andrade, boa evoução né. 1min em 3meses !!! foco e treinamento forte !!! seguiremos treinando. Ivana está feliz da vida com o tempo. Abço

André Bandera, de gente grande !!! kkk. opa sub 19min é a meta p até o final do ano !!! acho que chego sim. "fenômenos.." risos risos treinos.

Saca, valeu, seguem os treinos.

Andrezao, mto emocionante mesmo, certamente vale o esforço dos treinos. Faltou toda a turma da equipe.

Brandão, opa pódios constantes. mto dez !!! he he he

Douglas Cardoso, valeu, tempo já considerável, mas tem mto tempo p tirar ainda. tenho que discordar de vc em "Nosso estado é carente de bons atletas". temos mto atletas bons, certamente pouquissimos profissionais, mas sempre quando os atletas viajam para correr p fora, trazem pódios. Exemplos mtos, atletas da Acorp, Runners, de Corumbá (Martins, Baianinho), Geosimar de Cassilândia, o Flavio Bezerra e Vilmar Dias, o Juvenil, a MArilis, Rosinha, Simeia, Marleyde, o Manoel que está voltando, Marcio de Mundo Novo, acho que Pablo de Amambai. Enfim, uns 50 atletas que correm bem em qualquer prova que for. Apenas falta um incentivo do Estado e dos municípios para maior participação desses atletas em provas fora do Estado.

Quer uma prova que temos ótimos atletas. o pessoal da ACORP fez um timaço só de atletas do Estado e venceu os militares que são em parte vindo de outros Estado apenas para correr a prova do facho.

Falta incentivo !!! Eneias ficou em 66 na sao Silvestre de 2010 e isso não é pouco, sendo que vem uns 20 atletas estrangeiros da elite para a prova !!!

Mas vamos treinando, pois quero ficar bom também (nos 5k) !!!
Abraços, sucesso nas corridas e no blog.

Valérie Roberto, valeu pela visita, poxa que subida é aquela !!! aqui tem uma tao forte quanto a da prova, a subida da antonio maria coelho, é forte !!! esse tempo já não é moleza, tem que focar o treinamento !!

Abçs!

Bruno Eiji Guibu disse...

Parabénsss Rodrigo e Ivana!!!

Vocês merecem todas as conquistas...vamos treinar!!!

Abraços!

tutta disse...

Primeiramente quero pedir desculpas por não ter vindo aqui antes Rodrigo. Resolvi dar um tempo nos treinos e acabei por deixar o blog meio de lado também.
Em segundo lugar quero dizer: SENSACIONAL sua performance nos 5k na Maratona de Londrina.
Apesar de morar a 300km de distância, nunca fui à Londrina, mas pelos relatos e comentários que li na prova do ano passado, sei que lá é pedreira tanto na maratona, na meia e nos 5km também e você foi lá e fez seu recorde pessoal. Parabéns.
Ótima sua "estratégia" de não tomar água né? kkkkkkk
Foi isso que sem dúvida nenhuma lhe deu o tão merecido pódio.
Este ano quando venci uma prova de 5k na cidade de Marechal Cândido Rondon-PR eu também não tomei água. Achei uma prova muito curta para "perder tempo" tomando um gole apenas do precioso líquido. Apesar de que pra mim não foi isso que fez a diferença, pois cheguei quase um minuto na frente do segundo colocado, mas com certeza me deu alguns segundos a mais, ou melhor, a menos, no tempo final da prova.
Mais uma vez parabéns e muita sorte e sucesso pra você aí em MS, aqui no Pr e em todas as partes do Brasil e do mundo.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Daniel X. disse...

Parabéns pelo pódio! Em corridas com menos de 10 km já não faço uso de hidratação, se estiver visando tempo. Ainda mais que na maioria dos eventos que participo os postos de hidratação são mal elaborados.

Agora, qto ao "bestatleta" te barrar, não concordo c isso. Nem se estivesse n sprint final. Como Vc disse, deve ser alguém sem experiência (ou sem espírito esportivo...).